sexta-feira, 18 de maio de 2007

Imagem revela estrelas brotando em Órion

A região fotografada é chamada de Barnard 30, ao norte da grande estrela Lambda Orionis. (Foto: NASA/JPL-Caltech/ Laboratorio de Astrofísica Espacial y Física Fundamental)

Fotografia da constelação foi feita com o Telescópio Espacial Spitzer.
Nascimento estelar ocorreu após explosão de supernova.


A mais nova imagem do Telescópio Espacial Spitzer, divulgada pela Nasa nesta quinta-feira (17), revela estrelas recém-nascidas brotando no que corresponde à cabeça da constelação de Órion, que representa um caçador, a 1,3 mil anos-luz da Terra.


Os astrônomos supõem que esse nascimento de estrelas pode ter sido iniciado pelas ondas de choque causadas pela explosão de uma supernova na região.

A cor esverdeada da fotografia vêm de moléculas orgânicas formadas sempre que materiais a base de carbono são queimados de forma incompleta. Os detalhes vermelhos e laranjas são partículas de poeira. Os rosas são estrelas muito jovens, que ainda estão envoltas em um casulo de gás e poeira. Por fim, os pontos azuis são estrelas da Via Láctea, visíveis ao fundo.

Fonte - G1

"Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto. Vi que as potestades da Terra estão sendo abaladas agora, e que os acontecimentos ocorrem em ordem. Guerras e rumores de guerra, espada, fome e pestilência devem primeiramente abalar as potestades da Terra, e então a voz de Deus abalará o Sol, a Lua e as estrelas, e também a Terra. Vi que a agitação das potências na Europa não é, como alguns ensinam, o abalo das potestades do céu, mas sim o abalo das nações iradas." (Primeiros Escritos - Ellen G. White - Pág. 41)

Nota DDP:

Algumas considerações:

1) A Nebulosa de Órion é a "
mais próxima fábrica de estrelas conhecida".
2) Estudos recentes demonstram que ela está em expansão, como atesta matéria da Space.com.
3) A matéria ora em foco chamou-me a atenção por força de um sermão do Pr. Otimar Gonçalves no IAP, onde ele comenta sobre fatos relacionados ao tema, vale a pena baixar e ouvir.
4) O texto da Sra. White supra transcrito consta da obra "Primeiros Escritos", publicado inicialmente em 1851, 1854 e 1858.
5) Não havia "Hubble" ou "Spitzer" quando o texto supra da pena inspirada foi escrito. O primeiro é de 1990 e o segundo de 2003.
6) Maranata!
Related Posts with Thumbnails