O equipamento foi lançado pela polícia da região de Merseyside, que compreende a área de Liverpool, e vai monitorar situações em que suspeitos apresentem comportamentos anti-sociais ou façam baderna.
Segundo a polícia de Merseyside, o emprego dessa nova tecnologia vai permitir que mais policiais sejam usados no patrulhamento das ruas.
"Tentamos constantemente ter mais homens nas ruas e maximizar a tecnologia é um meio poderoso de conseguirmos isso", disse subchefe da polícia de Merseyside, Simon Byrne.
O robô-aéreo é silencioso, tem um metro de comprimento, pesa menos de um quilo e pode gravar imagens nítidas a 500 metros de altura. Ele também pode ser equipado com câmeras que filmam no escuro.
Fase de testes
Os primeiros testes do mini-helicóptero, que foi desenvolvido pelo Exército, vão acontecer em junho. A fase de experiência vai durar três meses.
A polícia também pretende usar o objeto voador no monitoramento do tráfego e talvez até como apoio em operações com armas de fogo – já que só poucas unidades da polícia britânica podem usar este tipo de armamento.
Os mini-helicópteros podem ser controlados remotamente ou usar sistemas de navegação pré-programados via GPS (satélite de navegação).
As imagens registradas pelos robôs são captadas em veículos de apoio da polícia ou na sala de comando central.
"Para nós, essa é uma forma de capturar criminosos com boa relação custo-benefício e pode utilizar tecnologias que nós já usamos atualmente em nossos veículos e helicóptero", acrescentou Byrne.Fonte - BBC