Juntos pela Europa
Na segunda-feira, dia 12 de maio, na cidade alemã de Stutgard ocorrerá o encontro de 250 igrejas e seus movimentos e comunidades da Europa. O lema do encontro é: “Juntos pela Europa”. Este será o encontro ecumênico mais importantes de 2007, diz o cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. “Pretende oferecer uma contribuição à superação de preconceitos, nacionalismos, feridas históricas, conflitos sociais, do medo ao futuro e à perda de identidade, como resposta à busca de sentido e de valores. Juntos», 250 Movimentos e Comunidades de toda a Europa, para lançar pontes entre culturas e povos diversos, entre cidadãos e instituições, e imprimir um novo impulso à construção do continente.”
O encontro irá gerar uma declaração de compromisso dos Movimentos e Comunidades das várias Igrejas cristãs propondo envolver os políticos e a sociedade civil. O evento “Juntos pela Europa”deverá ser um caminho de comunhão inédito, um laboratório pela unidade da Europa em forma de uma família religiosa.
Em 2004 foram 170 movimentos a se reunir, já neste ano são 250. É um esforço pela União Européia. Os temas e debates focarão os seguintes assuntos, por meio de mais de 20 Foros e 16 mesas redondas: evangelização, ecumenismo, matrimônio e família, defesa da vida, compromisso político, imigração, economia, ambiente, meios de comunicação, paz e justiça.
Esse evento tem dois objetivos distintos. Um, é unir as igrejas, lideradas pelo Vaticano. Outro, decorrente do primeiro, é unir a Europa política num só país. Há ainda a busca de um efeito colateral, digamos assim, que é a tentativa de recolocação da Igreja Católica como soberana sobre as demais, e possivelmente até tornando-se a igreja oficial da Europa unida.
Mas, nos dias destes reis...
Para saber mais: www.europ2007.org e http://www.zenit.org/portuguese/ - 2007-05-08