sábado, 27 de dezembro de 2008

"Como folhas de outono..."


Outra Semana de Oração no IAP, desta feita dirigida pelo Pastor Otimar Gonçalves, líder do Ministério Jovem na América do Sul, recebendo como tema "Predestinados para o céu" e, sendo esta também de especial importância aos jovens, dados os desafios que enfrentam neste mundo em que vivemos.

1) Provado e Aprovado 16032007
2) Agentes Celestiais 17032007
3) Um Livro no Céu 18032007
4) O Meu Nome Definitivo 19032007
5) Eles já estão no Céu 20032007
6) A Nossa Última Cidade 21032007
7) Os Prêmios Celestiais 22032007
8) A Penúltima Entrada Triunfal 23032007
9) O que fal ta para chegarmos no Céu 24032007

Mais uma vez espero que seja útil aos irmãos, principalmente aos jovens.

Não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor. Feliz Sábado.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

FAQ

Aquecimento global pode estar acelerando

Um novo relatório do U. S. Geological Survey indica que a velocidade das mudanças climáticas está aumentando e que secas prolongadas deverão acontecer.

A pesquisa, que foi encomendada pelo Programa Americano da Ciência da Mudança Climática, expande os achados do Painel Intergovernamental da ONU de 2007. Analisando fatores como o derretimento do gelo do Ártico e as secas no sudoeste dos EUA e no México, o estudo deduz que as mudanças durante o século XXI podem ser maiores do que se previa até agora.

O aumento do nível dos oceanos e a intensificação de áreas de seca, por exemplo, podem ser maiores do se pensava. O nível das águas do mar poderia subir até 1,20m.

Fonte - Opinião e Notícia

Aumenta a desnutrição infantil no país

De acordo com a ONG britânica Save the Children, a desnutrição infantil em partes do Zimbábue aumentou em mais de 60% em comparação ao ano passado.

O Save the Children disse que são necessárias 18 mil toneladas de alimentos para o mês de janeiro, e pediu que os países doadores aumentem a ajuda que concedem.

A organização disse que cerca de 5 milhões de pessoas no Zimbábue - ou cerca de 50% da população do país - necessitam agora de ajuda alimentar.

Fonte - Opinião e Notícia

Impacto da crise mundial se faz sentir em toda a China

O ministro da CNRD (Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento), órgão responsável pelo planejamento econômico, Zhang Ping, afirmou nesta quarta-feira que a crise financeira mundial já tem repercussões negativas em toda a China, informou a agência oficial Nova China.

Ping, chefe da Comissão Nacional para a Reforma e o Desenvolvimento, indicou que desde o terceiro trimestre a crise se estendeu das zonas costeiras às regiões do interior do país, das indústrias exportadoras a outros setores, das pequenas às grandes empresas.

"Nós nos vemos confrontados com grandes desafios. Se não conduzirmos bem as dificuldades poderemos nos ver confrontados com graves riscos no plano econômico e social", enfatizou ante o comitê permanente da Assembléia Nacional Popular.

No último dia 15, a Cass (Academia de Ciências Sociais da China, na sigla em inglês) divulgou um relatório no qual prevê um cenário difícil para a economia da China em 2009. O levantamento aponta para o risco de um colapso no mercado imobiliário, aumento no desemprego e um crescente desequilíbrio entre ricos e pobres, o que poderia causar inquietação social no país.

Hoje o governo chinês advertiu para o risco de instabilidade de preços devido ao desaquecimento no ritmo do crescimento econômico do país, que foi de 9,9% entre janeiro e setembro --2,3 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado e, pela primeira vez em cinco anos, um resultado abaixo dos dois dígitos.

Fonte Folha Online

[Pesquisa - Resta uma Esperança]

Terremoto de magnitude incomum atinge o norte da Itália

ROMA - Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu o norte da Itália nesta terça-feira, perto da cidade de Parma, informou a agência de proteção civil do país. A magnitude do tremor é incomum para a região e foi sentida da capital financeira do país, Milão, até Florença e Trieste.

Assustados, os italianos congestionaram as linhas telefônicas depois do tremor, e as ferrovias foram interrompidas brevemente em alguma linhas, segundo a mídia local.

- Há angústia, muito medo... Na prefeitura da cidade, houve muito pânico - disse Alberto Pazzoni, prefeito de Traversetolo, cidade próxima a Parma e muito perto do epicentro do terremoto.

- Mas as informações que temos da polícia e dos serviços locais de saúde são muito reconfortantes. Não houve ligações para os serviços de emergência - disse.
Os terremotos podem ser particularmente perigosos em algumas partes da Itália, onde prédios construídos há centenas de anos são mantidos sem reparos. Em 2002, um terromoto de magnitude 5,4 derrubou uma escola na região de Molise, no sul do país, matando 27 crianças e um professor.

Enzo Boschi, chefe do Instituto Nacional de Geofísica, disse que este terremoto não pareceu ser 'nada catastrófico'. Mesmo assim, ele avisou que pode haver mais tremores de magnitude menor nas próximas horas.

- A área (perto do epicentro do terremoto) é bem construída, então não deve haver problemas sérios - disse Boschi à TV Sky Italia.

O Centro Geológico dos Estados Unidos, que estimou a magnitude do tremor em 5,3 graus, disse que ele começou a uma profundidade de 28,9km. O centro classifica tremores neste estágio como moderados.

A agência de proteção civil da Itália disse que a profundidade do terremoto era de 26km.

- Muitas pessoas ficaram assustadas - disse Giordano Bricoli, prefeito da pequena cidade de Neviano degli Arduini, também próxima ao epicentro do terremoto.
Ele estimou que o tremor durou cerca de 20 segundos e afirmou que as autoridades estão verificando se algum prédio desabou

Fonte JB Online

[Pesquisa - Resta uma Esperança]

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Série Eventos Finais

Trata-se de uma série promovida no Unasp II - Engenheiro Coelho/SP, onde se está tratando, em síntese, de conceitos importantes das doutrinas bíblicas pertinentes ao tempo do fim. Pela sua relevância, a necessidade de termos estes conceitos muito claros e, a possibilidade de ser mais uma ferramenta para identificação do tempo em que vivemos, esta disponibilização será republicada neste blog todas às quartas feiras.

Os arquivos estão em mp3 e podem ser baixados ou ouvidos diretamente em um site de armazenamento.

080815 - Pr. José Miranda Rocha - Sinais da volta de Jesus
080829 - Pr. Rodrigo Silva - O juízo investigativo
080905 - Pr. Berndt Wolter - A sacudidura
080912 - Pr. Emilson dos Reis - O selamento
080919 - Pr. Roberto Pereyra - A chuva serôdia
081017 - Pr. Reinaldo Siqueira - O fechamento da porta da graça
081107 - Pr. Ruben Aguilar - A angústia de Jacó
081024 - Pr. Amim Rodor - As 7 pragas e os 4 ventos

Oséias 4:6
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Obama jurará o cargo sobre a Bíblia de Lincoln

Washington, 23 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, jurará seu cargo em 20 de janeiro sobre a Bíblia que Abraham Lincoln usou para sua primeira posse, em 1861.

O diretor-executivo do Comitê Presidencial de Posse (PIC, em inglês), Emmett Beliveau, informou hoje que, desde então, é a primeira vez que um presidente jura o cargo sobre essa Bíblia.

Embora a Constituição dos EUA deixa livre a escolha aos presidentes sobre o volume que querem usar para a posse, tradicionalmente, cada novo líder jurou sobre a Bíblia e escolheu para isso uma de especiais conotações pessoais ou históricas.

Segundo Beliveau, Obama "se sente muito honrado que a Biblioteca do Congresso tenha permitido o uso da Bíblia de Lincoln em sua cerimônia".

"O presidente eleito está decidido a ter uma cerimônia de posse que celebre a unidade dos EUA e o uso desta Bíblia histórica oferecerá uma conexão poderosa com nosso passado e nossa herança comuns", disse.

A Bíblia de Lincoln, um dos tesouros mais prezados na Biblioteca do Congresso, foi adquirida inicialmente para a posse de Lincoln em 4 de março de 1861.

A Bíblia pessoal de Lincoln não podia ser usada naquela cerimônia porque, como os outros objetos e utensílios presidenciais, tinha sido empacotada e estava indo de Springfield, em Illinois, de onde procedia o líder, para Washington.

O volume que Obama usará mede 15 centímetros de altura por 10 centímetros de largura e 4,5 de profundidade, é encadernado em veludo púrpura e suas bordas são reforçadas com um metal banhado em ouro.

No centro da capa, está uma placa metálica, também banhada em ouro, na qual foi gravado o título "Bíblia Sagrada".

O juramento sobre a Bíblia de Lincoln é o mais recente "flerte" de Obama ao mandato republicano desde o começo de sua campanha eleitoral.

Obama, que se declara um firme admirador do presidente que colocou fim à Guerra de Secessão, lançou sua campanha em Springfield, em Illinois.

Como Lincoln, que criou um dos Governos mais admirados da história dos EUA com alguns de seus antigos adversários, Obama busca estabelecer um Gabinete que seja uma "equipe de rivais".

Além disso, também como Lincoln, o presidente eleito chegará a Washington de trem, após parar na Filadélfia e em Baltimore.

Fonte - G1

Nota DDP: Diante de todo este "paralelismo" buscado em torno dos dois presidentes, transcrevo um comentário já publicado neste espaço de lavra do Prof. Azenilto Brito, por ocasião da visita de BXVI aos EUA neste ano:

Por que será que há esse interesse todo do Vaticano na terra do Tio Sam, considerado o "baluarte do protestantismo"?

Acho que dá para saber, principalmente quem ler o livro do ex-sacerdote católico por 25 anos, 50 Years in the "Church" of Rome--The Conversion of a Priest, Charles Chiniquy, que dizia que a ICAR não sossegaria enquanto não dominasse a grande nação americana. Ele viveu no século XIX e era amigo particular de Lincoln, e garante que o assassinato de Lincoln foi tramado pela Igreja Católica e que John Booth, o seu assassino, era ligado a uma organização católica secreta.


Sem contar que falar em nação laica quando na posse o juramento é realizado sobre a Bíblia, é tão despropositado quanto ao se fazer a mesma afirmação em relação ao Brasil quando no preâmbulo da constituição consta o nome de Deus. Estado e religião podem se confundir, como de fato se confundem, muito facilmente.

A ONU e a ameaça aos direitos humanos

SÃO PAULO, quinta-feira, 25 de dezembro de 2008 (ZENIT.org). - Quando se celebram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a maior ameaça ao documento e aos princípios ali proclamados vem da própria entidade que deu vida ao texto: a ONU.

Neste mês de aniversário da Declaração de 1948, Zenit entrevistou mons. Michel Schooyans, renomado especialista em filosofia política e demografia.

Mons. Schooyans é membro da Pontifícia Academia para a Vida, da Pontifícia Academia das Ciências Sociais e professor emérito da Universidade de Lovaina (Bélgica).
...
O positivismo jurídico abriu e abre o caminho para todas as formas de ditadura. Como o próprio Kelsen dizia, na União Soviética de Stalin havia estado de direito, já que havia leis. Era um ditador, mas ele fazia a lei. Mas que lei? A lei que era a expressão da vontade dele, da brutalidade dele. Não tinha referência a direitos que seriam naturais, que seriam objeto de uma verdade à qual a gente adere e que se impõe pelo seu fulgor. A lei no tempo de Stalin era reflexo da vontade do mais forte. Hoje em dia, a lei que permite o aborto, que permite a eutanásia, não é outra coisa. É uma lei que permite que vença a força do mais forte, que diz: já que tal é a minha vontade, nós vamos decidir quem pode ser admitido à existência e quem não pode.

Essa mentalidade entrou em várias agências da ONU. E a ONU hoje em dia está se comportando como uma superpotência global, transnacional, na linha exata de Kelsen. Ele mesmo diz que as leis nacionais, as que conhecemos nos nossos Códigos nacionais, devem ser submetidas à aprovação, validação, de um centro de poder piramidal. A validez das leis nacionais depende da validade outorgada, concedida pelo poder supranacional aos códigos nacionais, particulares. Isso significa que as nações ficam totalmente alienadas da sua soberania e os seres humanos de sua autonomia. A gente observa isso todos os dias, nas discussões parlamentares. Muitos parlamentos são simplesmente teatros de marionetes que executam determinações vindo de fora, cumprem a vontade de quem impõe suas decisões, eventualmente comprando os votos, através da corrupção.

Isso tudo se passa sob o simulacro da globalização, que merece muito a nossa vigilância. É que, na mentalidade de quem adere a essa concepção puramente positivista do direito, a lei não está a serviço dos homens e da comunidade humana; está apenas a serviço deste ou daquele centro de poder. Este pode ser uma nação como os Estados Unidos, mas pode ser sobretudo a trama das vontades que se aglomeram nas Nações Unidas, apoiadas por numerosas ONGs, e também por algumas sociedades secretas, como a maçonaria. Isso mostra que hoje em dia o direito internacional tende a prevalecer sobre os direitos nacionais, a esmagá-los, pois estão sendo aos poucos desativados. É uma coisa terrível! Estamos assistindo à emergência de um direito internacional tirânico porque puramente positivista, ignorando os direitos humanos inalienáveis proclamados em1948. E a gente não percebe...

...daqui em diante a soberania das nações é pura fachada.
...
É uma coisa pavorosa o que está quase acontecendo. E vai mais longe. A Corte Penal Internacional, que foi instituída há alguns anos, vai ter como área de competência julgar as nações ou as entidades que se recusarem a reconhecer esses “novos direitos” inventados ou a serem inventados.
...
É doutrinação ideológica em grande escala, a ponto de quem não subscrever a essa ideologia ser passível de punição por uma corte internacional.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: O interessante do comentário é colocá-lo em paralelo com as declarações do próprio BXVI que por mais de uma vez já pediu que os direitos naturais devam ser tutelados por Lei assim, todas as demais considerações acerca da tirania que envolve o positivismo jurídico, acabariam por servir às próprias intenções da cúria romana.

Crise pode fechar até 25 milhões de empregos no mundo, diz OCDE

Dado reitera alerta feito pela OIT no fim de outubro.
Segundo a organização, recessão pode se estender até 2010.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) prevê, em relatório, que o número de desempregados no mundo deve aumentar em 20 a 25 milhões de pessoas até 2010 por conta da crise econômica. A OCDE é um grupo de 30 países industrializados do qual o Brasil não faz parte.

Segundo a organização, a maioria dos países vai enfrentar uma recessão severa e prolongada, que pode se estender até 2010. A OCDE recomendou às nações o uso de um "coquetel" de redução das taxas de juros e injeções de dinheiro governamental na economia para combater os efeitos da desaceleração.

No fim de outubro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estimou que a crise aumentará o número de desempregados no mundo em 20 milhões, e considerou que o desemprego pode alcançar um recorde histórico de 210 milhões de pessoas no fim de 2009.

Fonte - G1

[Pesquisa - Resta uma esperança]

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Série Santificação

Irmãos,

Segue material disponibilizado no Blog do Gilberto Theiss, tratando-se de uma Semana de Oração conduzida pelo Pr. Judson Henrique Lino, Departamental da AMSUL. O enfoque se situa na questão da Reforma de Saúde e, da influência desta para a manutenção da mente em seu melhor estado, para que sejamos melhor impressionados pelas diretrizes do Criador.

Esse material será disponibilizado neste espaço todas as terças-feiras (excepcionalmente hoje).

1) - Seminário Santificação 24122006
2) - Seminário Santificação 25122006
3) - Seminário Santificação 26122006
4) - Seminário Santificação 27122006
5) - Seminário Santificação 28122006
6) - Seminário Santificação 29122006
7) - Seminário Santificação 30122006

Não se esqueçam do usual apelo à duplicação da boa informação que Deus tem graciosamente nos concedido, afim de que nos preparemos para enfrentar ao Seu lado os eventos que se descortinam no horizonte dos adventistas do sétimo dia.

Soli Deo Gloria.

Incentivo às leis dominicais no site de Obama

Vejam que interessante relato consta do site de campanha de Barack Obama. Ressalvo desde logo que não se trata de nenhuma diretiva ou manifestação oficial do novo governante americano, ou de seu staff, mas de como as idéias podem ser facilmente aceitas, especialmente amparadas na questão ecológica/crise econômica, como temos tratado de considerar neste espaço:

Conservação de energia & América Globalizada

Houveram muitas mudanças nos últimos 100 anos. Não temos visto apenas as atividades das gangues crescerem juntamente com os crimes, mas também o temos no consumo de energia. A outra alteração que eu percebi foi a revogação das "Leis Dominicais" em todo os Estados Unidos.

Originalmente, as leis dominicais foram instauradas para se certificar de que as pessoas não tivessem de escolher entre o trabalho e a igreja. Muitas vezes, a nobreza se utilizaria de atrativos financeiros para os religiosos chefes de famílias, afim de obrigá-los a trabalhar, para assim aumentar seus próprios ganhos financeiros. Isso foi injusto para com aqueles que precisavam de dinheiro, que temiam perder os seus próprios meios de apoio, e que sem uma lei proibindo as pessoas de trabalhar (embora não creio que se aplicava a você trabalhar para o seu próprio negócio), seriam mais sobrecarregadas.

Eu tenho que perguntar se não haviam mais benefícios com isso. Em primeiro lugar, em as empresas não sendo abertas, os seus filhos não teriam para onde ir para entretenimento. Pais teriam pelo menos 1 dia que poderiam passar com a família e amigos sem ter de alinhar trabalho horários. Diminuição do uso do gás em toda o quadro. Menos crime (uma vez que os pais estão em casa aos domingos, não há nenhuma razão para não manter os olhos neles.) Menos pessoas sem teto implorando na rua (Uma vez que não existem pessoas para pedir). Menos Polícia seria necessária (em todo caso... Eles poderiam trabalhar na base do "Chame se necessário" para que eles também pudesse ser capazes de passar algum tempo com a família). Vizinhos teriam tempo para se conhecerem uns aos outros. Quão bem você conhece seus vizinhos agora? Vocês tiveram alguns churrascos? Agora, eu suponho que a maioria das pessoas que podem ter churrascos, saem apenas com pessoas de "colarinho branco", independentemente do bairro onde vive. Nosso horário de trabalho pode determinar com que classe você se relaciona e endurecer ainda mais as divisões.

Então, talvez devessemos considerar adotar uma lei dominical. Nem para restringir as pessoas de trabalhar, mas para dar liberdade para aqueles que não podem escolher. E imagine os impostos em dólares que seriam economizados?

Problema é, que não acredito que isso seria aceitável, em Washington e estados que cobram um imposto sobre o rendimento. Essa é a verdadeira razão pela qual as leis dominicais foram abolidas. As pessoas poderiam ser forçados a trabalhar mais dias, alguns trabalhadores a tempo parcial sem seguros.
...
Fonte - BarackObama.com

Bento XVI advoga por «ecologia do homem»

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- A defesa da natureza não é algo acessório para a Igreja, mas faz parte de sua natureza, afirmou Bento XVI nesta segunda-feira, declarando, contudo, que se trata de uma «ecologia do homem», no longo e extenso discurso que dirigiu aos membros da Cúria Romana, com quem teve o tradicional encontro de troca de felicitações por oasião do Natal.

Recordando o papel decisivo que teve a reflexão sobre a ecologia durante as JMJ, celebradas em julho em Sydney, acontecimento central para a Igreja em 2008, o pontífice ofereceu uma sugestiva leitura sobre o respeito da criação.

«Dado que a fé no Criador é parte essencial do credo cristão, a Igreja não pode e não deve limitar-se a transmitir a seus fiéis só a mensagem da salvação», afirmou o Papa, que no início de 2009 publicará uma encíclica de caráter social.

«Ela também tem uma responsabilidade com relação à criação – advertiu – e tem de cumprir esta responsabilidade em público.»

No cumprimento desta missão, acrescentou, a Igreja «não só tem de defender a terra, a água, o ar, como dons da criação que pertencem a todos. Tem de proteger também o homem contra sua própria destruição».

«É necessário que haja algo como uma ecologia do homem, entendida no sentido justo», assegurou.
...
«Faz parte do anúncio que a Igreja deve oferecer o testemunho a favor do Espírito criador presente na natureza em seu conjunto, de maneira especial na natureza do homem criado à imagem de Deus», concluiu.

Fonte - Zenit

[Colaboração - Fernando Machado]

Nota DDP: O próximo ano com encíclica social do lado papal, que nestes últimos tempos vem reiteradamente declinando o sentido ecológico do domingo e, a tomada da dianteira ECOmenista pelo governo americano, deve reservar esclarecedores acontecimentos sobre os próximos passos no sentido de serem desancadeados importantes eventos na escala profética.

Passo ecumênico histórico entre católicos e ortodoxos

KEMEROVO, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- Entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica se dão, também nestes dias pré-natalinos, claros sinais de aproximação. O bispo católico da diocese da Transfiguração do Senhor de Novosibirsk, Dom Joseph Werth, entregou em 19 de dezembro, dentro de uma solene liturgia ortodoxa, ao bispo russo-ortodoxo de Kemerovo e Novokuznetsk (Sibéria), Dom Aristarco, uma relíquia de São Nicolau.

A santa missa, à qual assistiu também o núncio apostólico na Federação Russa, arcebispo Antonio Mennini, aconteceu na festividade russa de São Nicolau, na Catedral de São Nicolau de Kemerovo, que estava cheia, apesar de ser dia útil.

O bispo Aristarco disse que a entrega da relíquia era «um sinal autêntico do amor e apreço que professam mutuamente a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica».

Em repetidas ocasiões, sublinhou a alegria com a qual os crentes acolhiam a relíquia e afirmou que a cristandade oriental e ocidental veneram conjuntamente numerosos santos.

Por sua parte, o bispo Joseph Werth, que chamou o bispo Aristarco de «meu irmão no cargo episcopal», enfatizou que esse dia dava exemplo de como podia ser a relação entre as Igrejas Católica e Ortodoxa.

Disse literalmente: «Os bispos, sacerdotes e crentes ortodoxos e católicos se encontram e rezam ao único Senhor. Estou seguro de que, no futuro, também se estabelecerão algumas relações tão calorosas em outras cidades da Sibéria».

Dom Mennini, representante papal na Rússia, explicou que o ato de entrega representava «um gesto de amor fraternal» por parte do Santo Padre Bento XVI, pois era por desejo expresso seu que se entregava a relíquia ao bispo ortodoxo e aos crentes de Kemerovo.

Também assinalou que, para a Igreja Católica, era importante prosseguir o diálogo com a Igreja Ortodoxa, assim como aproveitar todas as oportunidades para aprofundar nele.

Os representantes de ambas as Igrejas coincidem em qualificar o ato de «histórico».

Peter Humeniuk, responsável pelos contatos da associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre com a Igreja Católica na Rússia e a Igreja Ortodoxa Russa, também presente no ato de entrega da relíquia, disse: «Com freqüência, só se mencionam os mil anos de separação entre as Igrejas Ortodoxa e Católica, esquecendo que os cristãos do Oriente e do Ocidente também compartilham um milênio de união».

Segundo assinalou, em nossa sociedade moderna, os cristãos de todas as confissões enfrentam numerosos desafios comuns. Humeniuk precisou que São Nicolau, para ambas as Igrejas, é também o padroeiro dos marinheiros, e poderia ser, «nestes tempos turbulentos, nosso companheiro e guia».

A associação Ajuda à Igreja que Sofre está há mais de 10 anos mantendo bons contatos com a jovem eparquia de Kemerovo, e como precisou Humeniuk, já tinha uma estreita relação com o predecessor do bispo Aristarco.

Na Santa Missa participaram, em qualidade de convidados de honra, vários sacerdotes e crentes de Kemerovo.

A cidade de Kemerovo se encontra a 3.400 quilômetros ao leste de Moscou, na região de Kuzbas.

Fonte - Zenit

Fome atinge milhares de pessoas no Zimbábue

NZVERE, Zimbábue - Ao longo de uma estrada em Matabeleland, crianças descalças enchem os bolsos com sementes de milho que caíram de um caminhão de passagem como se os grãos amarelados, que normalmente servem apenas para alimentar animais, fossem moedas de ouro.

Nas empoeiradas ruas de Chitungwiza, a família de vendedores de lenha Mugarwes preparava um pão, sua única refeição, com 11 fatias para compartilhar entre si. Todos comem duas fatias, menos o mais novo, de dois anos. Ele recebe apenas uma.

Nas pequenas fazendas da região de Mashonaland, antes uma próspera fornecedora de todo o sudeste africano, camponeses destituídos procuram por grilos e besouros e jogam tudo na frigideira. "Quando achar isso terei uma refeição", disse Standford Nhira, um fazendeiro tão magro que nem mesmo suas meias servem em torno de seus tornozelos.

A fome representa uma ameaça assombrosa na antes próspera paisagem do Zimbábue, onde uma pesquisa recente da ONU descobriu que sete em 10 pessoas não haviam comido nada, ou apenas uma refeição no dia anterior.

Depois de quase três décadas sob o domínio do presidente autoritário, Robert Mugabe, os zimbabuanos estão enfrentando seu sétimo ano de fome. Essa crise amplamente criada pelo homem, ocasionalmente piorada pela seca e chuvas erráticas, foi gerada por políticas agrícolas catastróficas, ruína econômica e um partido dominante que usa as terras cultiváveis e os alimentos como armas em sua violenta (e bem sucedida) tática para permanecer no poder.

Mas este ano é diferente. Este ano, a fome é muito pior. Pelo menos é o que informa a pesquisa conduzida pelo Programa Mundial contra a Fome da ONU apenas no último ano. A pesquisa descobriu que a quantidade de pessoas que não haviam comido nada no dia anterior aumentou de 0% para 12%, enquanto os que haviam consumido apenas uma refeição passaram a representar de 13%, 60% no último ano.

"Ainda não vemos inanição em massa", disse Sarah Jacobs, da Save the Children, acrescentando que sem ajuda urgente, "nós podemos ter números ainda mais alarmantes em janeiro".

Fonte - Último Segundo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A importância da participação da Missa na paróquia


Domingo é o dia do Senhor. São João Maria Vianey dizia: "Um Domingo sem Missa é uma semana sem Deus". A nossa fé nos agrega numa grande família que é a Igreja, de maneira mais particular a Paróquia, onde eu coloco em prática a minha fé. Lá é onde eu recebo o suporte necessário para crescer na formação humana, na espiritualidade e em todos os tesouros sacramentais para minha salvação. A Igreja paroquial é minha casa, é o meu núcleo de fé e vida.
...
D.40.1 Celebração dominical, centro da vida da Igreja:

§2177 A celebração dominical do Dia do Senhor e da Eucaristia está no coração da vida da Igreja. "O domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como a festa de preceito por excelência."
...
Domingo primeiro dia da semana

§1166 "Devido à tradição apostólica que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo dia, chamado, com razão, o Dia do Senhor ou domingo". O dia da ressurreição de Cristo é, ao mesmo tempo, "o primeiro dia da semana", memorial do primeiro dia da criação, e o "oitavo dia" em que Cristo, depois de seu "repouso" do grande sábado, inaugura o dia "que O Senhor fez", o "dia que não conhece ocaso". A Ceia do Senhor é seu centro, pois é aqui que toda a comunidade dos fiéis se encontra com o Ressuscitado, que Os convida a seu banquete: O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia, pois foi, nesse dia, que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado, pois, hoje, levantou-se a luz do mundo; hoje, apareceu o sol de justiça, cujos raios trazem a salvação.

§1167 O domingo é o dia, por excelência, da assembléia litúrgica em que os fiéis se reúnem para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrarem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os 'regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos.

Domingo dia principal da celebração eucarística:

§1193 O domingo é o dia principal da celebração da Eucaristia por ser o dia da ressurreição. É o dia da assembléia litúrgica por excelência, da família cristã, da alegria e do descanso do trabalho. O domingo é o fundamento e o núcleo do ano litúrgico.

D.40.9 Obrigação de participar da liturgia dominical:

§1389 A Igreja obriga os fiéis "a participar da divina liturgia aos domingos e nos dias festivos" e a receber a Eucaristia pelo menos uma vez ao ano, se possível no tempo pascal, preparados pelo sacramento da reconciliação. Mas comenda, vivamente, aos fiéis que recebam a santa Eucaristia nos domingos e dias festivos ou ainda com maior freqüência, e até todos os dias.

§2042 O primeiro mandamento da Igreja ("Participar da Missa inteira aos domingos, de outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho") ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos. Em primeiro lugar, participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e abstendo-se de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias.

Antes de qualquer obrigação, o meu relacionamento com Deus deve ser por amor e o meu compromisso concreto exige tempo e espaço para se atualizar, por isso, a minha paróquia é lugar de encontro com Ele e com os meus irmãos na fé, onde eu alimento a minha experiência e vida com o meu Senhor. Não existe uma experiência autêntica de Jesus Cristo fora da comunidade, nela sou formado na Palavra, no Altar, no testemunho e na doação de minha vida.

Sabendo de todas essas maravilhas e chamados a renovar o nosso compromisso com Jesus Cristo e com a Igreja Paroquial, como tem sido a sua participação na sua paróquia? Qual tem sido a sua experiência paroquial? Você vai à Missa todos os Domingos?

Fonte - Canção Nova

Obama inicia cruzada contra aquecimento global


Neste sábado (20/12), ao nomear um dos maiores peritos do mundo no assunto como consultor científico de sua administração, o presidente eleito dos EUA estabeleceu o marco inicial do que parece ser uma verdadeira revolução na postura do país ante as alterações climáticas.

O físico de Harvard John Holdren comandará a divisão para políticas de ciência e tecnologia dos EUA. Sua nomeação foi saudada por cientistas de todo o mundo, e interpretada como um sinal de que a disposição de Obama para enfrentar as alterações climáticas é real.

Além de Holdren, Obama nomeou a respeitada climatologista Jane Lubchenco para dirigir a Administração Federal Oceânica e Atmosférica. O presidente eleito dos EUA já havia escolhido o prêmio Nobel Steven Chu para o Departamento de Energia.

Fonte - Opinião e Notícia

Crises financeira e energética e aquecimento global estão interligados

De acordo com o economista americano Jeremy Rifkin, especialista em energia, a atual crise financeira, a crise energética e o aquecimento global estão interligados e não serão solucionados separadamente.

Rifkin defende que os três fenômenos se "retroalimentam e, juntos, formam a pior das tempestades. Para sair do pântano financeiro e climático, é preciso acelerar a revolução verde", diz.

Segundo a análise com a população mundial em 9 bilhões de habitantes, que será atingida em breve, o impacto na produção de bens e no consumo será enorme, por mais que haja desaceleração econômica. Isso aumentará ainda mais a demanda por petróleo e outros combustíveis fósseis, como carvão e gás, cada vez mais escassos. "Se não houver uma mudança, vamos entrar numa roda-viva de turbulências", disse Rifkin.

Fonte - Opinião e Notícia

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

"Como folhas de Outono..."


Trata-se de algumas palestras baixadas da programação "Sexta Jovem" promovida pela Igreja Central de Campo Grande/MS, dirigidas pelo Pr. Ivan Saraiva, em temas diversos.

1) Os hábitos dos cristãos eficazes - Parte 1
2) Os hábitos dos cristãos eficazes - Parte 2
3) Os hábitos dos cristãos eficazes - Parte 3
4) Os hábitos dos cristãos eficazes - Parte 4
5) As grandes religiões - Hinduísmo
6) As grandes religiões - Judaísmo
7) O Código Da Vinci

Espero que seja útil aos irmãos. Não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor. Feliz Sábado.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

FAQ

Possibilidade de conversão é exigência da liberdade religiosa, defende o Papa

Bento XVI defendeu esta Quinta-feira no Vaticano que a liberdade religiosa exige também a possibilidade de conversão a outra confissão. O Papa discursava perante o novo Embaixador do Bahrein na Santa Sé.

“A liberdade religiosa, que permite a cada um viver a sua fé só ou com os outros, em privado ou em público, exige também a possibilidade de uma pessoa mudar de religião se a sua consciência lho pede”, apontou.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Desde que sejam conversões para a ICAR. Reitero um comentário anterior:

"Mas pode-se ler mais sobre o assunto em "Bento XVI exalta a liberdade de religião" e "Papa acusa seitas de confundir católicos" (onde ele diz ser contrário ao proselitismo, dos outros claro, como pode ser visto em "Vaticano diz que fiéis têm o dever de evangelizar não-católicos")."

Conselho Mundial das Igrejas publica mensagem de Natal

...
O secretário-geral do Conselho Mundial das Igrejas recorda que 2009 foi proclamado pela ONU "Ano Internacional da Reconciliação" e que, por isso, as Nações Unidos apelam a todas as sociedades em conflito, a fim de que "coloquem em prática processos de reconciliação, para estabelecer uma paz sólida e duradoura."

Na mesma linha se coloca o Conselho Mundial das Igrejas que deu início ao projecto "Vencer a violência: as Igrejas em busca da reconciliação e da paz", que se encerrará em 2010.

Fonte - Ecclesia

Possível visita do Papa impulsiona relações Israel-Santa Sé

ROMA/JERUSALÉM, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- A preparação da possível visita de Bento XVI à Terra Santa, que poderá acontecer no próximo mês de maio, deu um impulso positivo às relações entre Israel e a Santa Sé.

Nesta quinta-feira, terminou a reunião da Comissão bilateral permanente entre a Santa Sé e o Estado de Israel no Ministério de Assuntos Exteriores, em Jerusalém, manifestando a clara vontade de resolver as diferenças para aplicar o Tratado Fundamental (Fundamental Agreement), assinado em 30 de dezembro de 1993, que permitiu estabelecer as mútuas relações diplomáticas.
...
Fonte - Zenit

Nota Cristo Voltará: Veja só como os tempos se preparam para o desfecho como as profecias previram. A Igreja Católica sempre perseguiu severamente os judeus. Ela também perseguiu os muçulmanos. Era perseguição para exterminar uns e outros.

No entanto, o que vemos nesses últimos dias? Judeus, muçulmanos e católicos se reunindo frequentemente para unirem-se pela paz no mundo. E não só isso, os judeus e os muçulmanos estão cedendo aos poucos, para efetivar a unidade. Aliás, são os muçulmanos que tomam a iniciativa para essas reuniões de diálogo. E são os judeus que dão inteiro apoio ao diálogo inter-religioso, e também toma iniciativas.

Quem falasse há cindo anos atrás que essas três grandes religiões dialogariam como fazem hoje, seria taxado como maluco. Hoje já é realidade.

JESUS volta logo, podes crer.

ONU adverte que 33 países precisam de ajuda alimentar

Trinta e três países precisam de ajuda alimentar por causa de guerras, enchentes, colheitas perdidas ou elevação de preço dos alimentos no mercado interno, advertiu hoje a Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação, conhecida pelas iniciais em inglês FAO. Dos 33 países em questão, 20 deles situam-se na África, dez na Ásia e três na América Latina, detalhou a FAO num relatório divulgado hoje em Roma e intitulado Perspectivas de Colheita e Situação Alimentar.

A entidade calcula em 1 bilhão de pessoas o número de necessitados no mundo. "Os preços dos alimentos permanecem altos nos países em desenvolvimento e continuam a subir em vários deles, afetando a segurança alimentar de grandes números de populações vulneráveis", diz o documento. "No Afeganistão, na Eritréia e na Etiópia, o preço dos itens básicos de alimentação está duas ou mais vezes mais alto do que há um ano."
...
Fonte - Yahoo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Material de estudo sobre profecias

Estou fundindo a partir de hoje dois posts independentes que eram veiculados neste espaço todas as semanas, em função do acréscimo do Seminário de Santificação às terças feiras. São eles:

O Decreto Dominical: Quanto tempo mais?


A Associação Paulistana promoveu neste último final de semana um Seminário de Liberdade Religiosa dirigido pelo Prof. Sikberto Renaldo Marks, comentarista da Lição da Escola Sabatina, estudioso das profecias bíblicas e mantenedor do site Cristo Voltará.

Todo o vasto material de pesquisa, em parte analisado nos temas supra durante o Seminário, foi gentilmente disponibilizado pelo palestrante e pode ser baixado livremente em nosso site de armazenamento, para estudo e duplicação, tendo em vista a necessidade do corpo da Igreja interar-se do tempo em que vivemos, a realidade que nos cerca e a que se aproxima.

1) As profecias atuais
2) As profecias atuais II
3) Profecias, condições do fim
4) Religião
5) Nova Ordem
6) Profecia
7) Tendências no mundo

Os arquivos foram carregados em formato compactado (.zip) e, caso seja necessário, um descompactador gratuito pode ser baixado aqui.

A Música na Igreja

A música é um poderoso recurso para inúmeras utilidades. Serve tanto para aproximar da pureza de DEUS quanto para o sensualismo mundano; para ensinar preciosidades como para aviltar; para elevar culturalmente como para rebaixar o comportamento moral, para separar do mundo e aproximar de DEUS como para associação com o mundanismo, para louvar a DEUS como para homenagear a satanás. Tudo na vida que se faz com música não é igual ao que sem faz sem ela. Sempre há algum tipo de propulsão havendo música. Poderosa, influencia a nossa mente, é forte recurso para a formação de princípios e hábitos de vida, seja para o bem, seja para o mal. A música jamais é neutra, ou é útil para elevar nossos referenciais de vida, ou para rebaixá-los.
...
Download do artigo em formato .doc

O tema é amplo e, penso que tem sido dada pouca atenção às suas reais implicações, muito pelo contrário, tem se caminhado rapidamente para o modelo pentecostalista, o que pessoalmente me parece um grande, um enorme erro.

Em complementação ao estudo supra articulado, podem ser acessados ainda, também de lavra do Prof. Sikberto Marks, os seguintes artigos, indispensáveis:

1) - Princípios da música de louvor
2) - Ellen G. White e a música
3) - A música prevista profeticamente
4) - Adoração a quem?
5) - Teste da música

Outro material que penso deveria ser distribuído em profusão em nossas igrejas para que as pessoas se posicionem conscientemente sobre o tema, que já nos afeta de forma absolutamente clara.

Para aqueles que tiverem facilidade com o idioma inglês, sugiro acessarem também o material do palestrante Brian Neumann, que esteve no Unasp II/EC no início deste ano explorando o tema da música e que pode ser acessado em "Conselhos sobre música".

Este post será reeditado todas as quintas-feiras.

Bispos franceses, preocupados com desaparecimento do Dia do Senhor

Publicam uma mensagem sobre o significado cristão e humano do descanso dominical

PARIS, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- «O domingo em risco na vida atual» é o título do documento que os bispos franceses divulgaram na segunda-feira passada, 15 de dezembro, por ocasião do projeto de lei francês sobre o trabalho no domingo.

O documento foi elaborado pelo Conselho para as questões familiares e sociais da Conferência dos bispos da França.

Os bispos aduzem razões tanto sociais como antropológicas para argumentar sobre a importância do dia de descanso semanal na cultura ocidental e para o bem-estar das famílias.

Por um lado, afirmam, é necessário «um tempo para descansar, viver em família, ter uma vida social e desfrutar de diversas atividades culturais e esportivas, etc.», escapando das constrições impostas pelo trabalho durante o resto da semana.

Com relação às razões sociais que aconselham não eliminar o dia de descanso semanal, os prelados advertem que a economia e o trabalho «não podem ter a última palavra na vida social», e recordam que quando se regulou pela última vez esta questão, em 1906, afirmava-se que o domingo supõe «uma experiência social que é importante respeitar».

Os defensores da consideração do domingo como dia de trabalho, precisam os bispos, são sobretudo as grandes superfícies comerciais, que pretendem assim «dinamizar a economia», mas, advertem, esta medida está «distante de ser eficaz», porque o problema «tem mais a ver com o poder aquisitivo real dos consumidores», acrescentam.

Também, para os trabalhadores, as vantagens salariais do trabalho extraordinário desapareceram, «a menos que se recorra a empregos a tempo parcial que continuem reforçando as situações de estado precário de muitas famílias».

Finalmente, advertem, apagar o caráter particular do domingo «é um caminho fácil que, com o pretexto do liberalismo, retira do homem uma indicação objetiva, inscrita no tempo, de sua dimensão espiritual».

«A abertura das lojas no domingo voltaria a banalizar este dia e a fazer as leis do comércio passarem por cima da dimensão amistosa, familiar e espiritual da existência. Isso acentuaria a atomização da sociedade francesa», sublinha o Conselho para as questões familiares e sociais da Conferência dos bispos da França.

O domingo para os cristãos

Para os cristãos, o domingo é o dia do descanso e também da libertação do mal mediante a ressurreição de Cristo. «A assembléia dominical celebra com antecipação o ‘banquete celeste’ e a esperança da volta do Senhor. A missa do domingo expressa ao mesmo tempo o sentido e a finalidade da vida dos cristãos», explica o documento.

Desde os primeiros séculos, o significado do domingo como dia da Eucaristia «precedeu a instauração do domingo como dia de descanso semanal», a qual «permitiu enriquecer a celebração do dia do Senhor» como «dia dedicado à família e à contemplação espiritual».

Atualmente, diante do desespero do desaparecimento do descanso dominical, advertem os bispos, «os cristãos, guardando o domingo, fazem um chamado profético: o homem não vive só de pão».

A Igreja, ao defender o domingo, não só «manifesta sua vontade de que os cristãos vivam esse dia em condições favoráveis», mas também «deseja prestar um serviço a toda a sociedade, para que possa encontrar um caminho que permita tornar a vida humana cada vez mais humana».

Fonte - Zenit

Nota DDP: Sem comentários, por desnecessários.

Parlamento Europeu «chumba» proposta de lei sobre o tempo de trabalho

O Parlamento Europeu rejeitou hoje em Estrasburgo a proposta de lei sobre o tempo de trabalho acordada entre os ministros do Emprego dos 27, ao aprovar emendas que obrigam à reabertura das negociações do Conselho com a assembleia.

O texto acordado em Junho passado, com a abstenção de Portugal, era muito contestado por sindicatos e criticado pela maioria dos eurodeputados portugueses, designadamente por prever a possibilidade de ser ultrapassado o actual tecto de 48 horas semanais, contemplar cláusulas de não participação e deixar de considerar tempo de trabalho o período inactivo de tempo de permanência.

Na questão central de limitar a semana de trabalho a 48 horas, os deputados votaram a favor por 421 contra 273, com 11 abstenções. E votaram por 512 contra 141 pela contagem de todas as horas de prevenção – por exemplo, no caso dos médicos dos hospitais – como sendo tempo de trabalho.

As políticas do trabalho esquecem os valores e tendem a construir uma sociedade materialista e laicista. É deste modo que o delegado da Conferência Episcopal Portuguesa, junto da Comissão dos Episcopados Europeus, comentou o debate, no Parlamento Europeu, sobre as directivas do trabalho.

Para D. Amândio Tomás, o trabalho deve dignificar a pessoa humana e, no caso português, o Bispo coadjutor de Vila Real até admite que a crise financeira pode ser benéfica para mudar atitudes e mentalidades.

Em entrevista à Renascença, D. Amândio Tomás diz que há uma visão economicista do trabalho, e dá como exemplo o trabalho ao Domingo, uma questão sensível para a Igreja Católica.

“Relativamente à questão do Domingo, feriado, ele deve manter-se porque é um pilar do modelo social europeu e tem uma importância capital para os trabalhadores e as suas famílias”, disse.

Fonte - Ecclesia

Bento XVI sobre lei natural

Trecho do Dicurso de Bento XVI à Comissão Teológica Internacional

"Como já tive a ocasião de afirmar nas precedentes ocasiões, reafirmo a necessidade e a urgência, no contexto de hoje, de criar na cultura e na sociedade civil e política as condições indispensáveis para uma consciência plena do valor irrenunciável da lei moral natural. Também graças ao estudo que empreendestes sobre este assunto fundamental, será claro que a lei natural constitui a verdadeira garantia oferecida a cada um para viver livre e respeitado na sua dignidade de pessoa, e para se sentir defendido de qualquer manipulação ideológica ou abuso perpetrado com base na lei do mais forte. Todos sabemos bem que num mundo formado pelas ciências naturais o conceito metafísico da lei natural está quase ausente, incompreensível. Muito mais, vendo esta sua fundamental importância para as nossas sociedades, para a vida humana, é necessário que seja de novo reproposto e tornado compreensível este conceito no contexto do nosso pensamento: isto é, o facto de que o próprio ser tem em si uma mensagem moral e uma indicação para os caminhos do direito". Leia o discurso na íntegra em Zenit clicando aqui.

Nota: Está claro, bem claro. Ele, BXVI, está insistindo no apelo para que a Lei Natural (Dez mandamentos católicos) seja observado em todo o mundo. Ele ainda sugere que só terá garantia de liberdade e segurança quem respeitá-los.

Temos informação de sobra para acreditarmos que estamos na reta final do grande conflito. Não sabemos quando isto acontecerá, mas foi-nos dado os indicativos e já os temos de maneira suficiente para enchermos nossas lâmpadas.

Precisamos reconstruir o altar do Senhor, como fez Elias, afinal temos a mesma mensagem, somos o "Elias" da atualidade. O altar da verdadeira adoração e louvor, o altar da família e o altar do nosso corpo precisam ser reconstruídos por cada um de nós.

Altar da Verdadeira Adoração e Louvor: Foi-se o tempo em que conhecíamos as músicas adventistas. Foi-se o tempo em que o profano não se misturava com o sagrado. Foi-se o tempo em que no sábado somente Deus era adorado e homenageado. Etc.

Altar da Família: Foi-se o tempo em que havia mais dedicação à família. Foi-se o tempo da hora sagrada das refeições em família. Foi-se o tempo onde a família era priorizada. Foi-se o tempo onde constituir família era levado a sério. Foi-se o tempo onde o pai e mãe tinham a tarefa de educar os filhos. Foi-se o tempo onde os pais tinham tempo para os filhos. Foi-se o tempo onde marido e mulher se respeitavam. Etc.

Altar do nosso corpo: Foi-se o tempo em que conhecíamos um adventista pelo modo de se vestir. Foi-se o tempo em que conhecíamos um adventista ao entrarmos no restaurante. Foi-se o tempo em que conhecíamos um adventista pela maneira de namorar. Foi-se o tempo em que conhecíamos um adventista pela maneira de falar. Etc.

Foi-se o tempo...

Precisamos reconstruir estes altares, precisamos falar sério a respeito destes assuntos, pois eles têm deixado a igreja militante debilitada, ela precisa se fortalecer, ser reformada e reavivada, para receber o Espírito Santo. Se a igreja como um todo não está buscando isso, então, eu, você, cada um individualmente devemos fazer, pois, caso contrário, não estaremos prontos para contemplarmos a Cristo nas nuvens do céu.

"Temos esperança de ver toda a igreja reavivada? Tal tempo nunca há de vir. Há na igreja pessoas não convertidas, e que não se unirão em fervorosa, prevalecente oração. Precisamos entrar na obra individualmente. Precisamos orar mais, e falar menos". Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 122.

Fonte - Blog Resta uma Esperança

Líderes católicos e muçulmanos decidem enfrentar crises juntos

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- Os líderes católicos e muçulmanos devem enfrentar de forma conjunta as crises que possam surgir entre ambas as comunidades: é uma das conclusões a que chegou o XI Colóquio entre o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e a World Islamic Call Society, que aconteceu nestes dois últimos dias em Roma.

...

Em um comunicado de quatro pontos, divulgado hoje pela Santa Sé, os participantes do Colóquio (12 de cada confissão religiosa) concordaram em «enfrentar de forma conjunta» as «crises de diferentes naturezas, inclusive nas relações inter-religiosas, tanto no âmbito nacional como internacional».

...

Manifestaram especialmente sua responsabilidade para com os jovens, «que requerem uma atenção especial, a fim de que não sejam vítimas do fanatismo religioso e do radicalismo, e que recebam uma boa educação que os ajude a converter-se em construtores de pontes e agentes de paz».

A responsabilidade dos líderes religiosos «é, antes de tudo, de natureza religiosa», afirma o comunicado, mas «também cultural e social».

Com sua atividade religiosa, os líderes desempenham «uma importante função na promoção de valores éticos fundamentais, tais como a justiça, a solidariedade, a paz, a harmonia social e o bem comum da sociedade em seu conjunto, especialmente com os necessitados, os frágeis, os migrantes e os oprimidos».

Os participantes concordaram, finalmente, em voltar a reunir-se em Trípoli (Líbia), dentro de dois anos.

Fonte - Zenit

Nota Cristo Voltará: Duas delegações, num total de 23 elementos, presididas pelo Cardeal Jean-Louis Tauram, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e por Mohamed Ahmed Sherif, secretário-geral da "World Islamic Call Society" chegaram a um entendimento que católicos e muçulmanos devem estar juntos na luta contra o fanatismo religioso e o radicalismo. É o apelo do comunicado final do 11.º Colóquio conjunto do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e a "World Islamic Call Society", com sede em Tripoli (Líbia), concluído nesta Quarta-feira, dia 16 em Roma. Num trecho da declaração se lê o seguinte: “Os líderes religiosos têm uma responsabilidade especial em relação à juventude, que requer uma atenção particular para que não seja vítima do fanatismo religioso e o radicalismo, recebendo, pelo contrário, uma sólida educação que os ajude a tornar-se construtores de pontes e de paz”.

Há um ponto problemático nessa declaração. Não se pode classificar todo fundamentalismo como fanático. Aqueles que seguem a Bíblia segundo ela mesma se interpreta, são, obviamente, fundamentalistas. Mas não são radicais, não são promotores de violência e nem são ameaça a ordem pública geral. Se essa declaração não considerar esse ponto, e é o que se percebe, tanto os fundamentalistas que usam textos sagrados, seja da Bíblia, seja do al Corão, seja de outro texto qualquer, para promover violência (como foi a inquisição e as cruzadas, e como se vê hoje com muitos terroristas), como aqueles que seguem suas religiões de modo equilibrado, querendo adorar seu Deus, serão todos vistos como ameaça a humanidade. É preciso distinguir aqueles sinceros cristãos que tem na Bíblia o seu fundamento de fé, e adoradores em outras religiões, que são cidadãos do mais alto valor para a sociedade, que servem de exemplo em cidadania a todos, dos outros, das mesmas religiões, mas que promovem a violência e o terror. Estes, sinceros e corretos serão também tratados como “fundamentalistas radicais e fanáticos”?

Análise simplificada do tempo do fim


SELAMENTO

* A fim de preparar seus filhos para o tempo de angústia, Deus deseja imprimir o selo de sua lei, de seu caráter e de sua perfeição.

* Esta obra já está se verificando.

* Processo que começa na conversão e termina com o fim do tempo da graça, seja por ocasião da morte do crente ou pelo juízo investigativo.

* O selamento requer da parte de cada um limpeza de todo o pecado e a vitória sobre cada fraqueza e defeito.

* Só os que estão preparados poderão ser selados. Só os que tiverem selados poderão passar sobranceiros pelo tempo de agústia e enfrentar a presença do Senhor em sua segunda vinda.

CHUVA SERÔDIA, PREGAÇÃO INTENSIVA E TERMINAÇÃO DA OBRA

* Deus deseja derramar sobre o seu povo a chuva serôdia do Espírito santo assim como derramou a chuva temporã sobre os discípulos no dia do pentecostes. A Igreja deve orar por essa chuva.

* A chuva permitirá que o povo esteja preparado para completar a obra pregando a mensagem de salvação a toda tribo, língua e povos com a mensagem angélica.

* A promessa do derramamento é para hoje e não para uma época futura.

* Para que se cumpra é necessário que a grande maioria esteja envolvida na consagração profunda e dedicação de seus dons ao serviço de Cristo.

* Este período é de reforma e santificação.

A SACUDIDURA

* Todo filho de Deus individualmente, e a igreja no conjunto, passarão por uma prova espiritual que sacudirá a nossa fé, prova essa que denomina “sacudidura”.

* Sacudidura é um vocabulário figurativo que designa uma experiência especial de seleção e apostasia do povo de Deus . O grão é sacudido para que os quebrados, ou qualquer outro corpo estranho caiam por entre os furos da penera, e a palha seja assoprada para fora.

* As causas principais da queda de muitos:

1. Indiferença Religiosa.
2. Perseguição pelas leis dominicais.
3. Falta de aceitação da mensagem de arrependimento e reforma.
4. O conhecimento superficial da verdade, sendo desviado pelas falsas doutrinas.

TEMPO DE ANGÚSTIA PRÉVIO

* As última horas do tempo de graça serão tempestuosas e difíceis para o mundo em geral e para os filhos de Deus.

* As lutas, confusões, problemas políticos, econômicos e sociais, a desagregação da família, o temor e a angústia.

* As horas de angústia prévia serão agravadas pela perseguição, de que seremos objetos por parte dos poderes apóstatas.

* Todavia o senhor estará conosco para nos fortalecer.

A PERSEGUIÇÃO

* Começa antes do tempo de fechar a porta da graça e se agrava no período chamado angústia de Jacó.

Fonte - Blog Nisto Cremos

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BXVI e a volta de Cristo

As catástrofes em nível mundial junto com guerras e confitos armados podem ser entendidos como sinais da volta de Jesus? Para o papa Bento XVI, não! O site Zenit trouxe a afirmação do pontífice, feita no último domingo (14 de Dezembro), de que devemos nos alegrar no Senhor, uma vez que Ele "está próximo [...] Esta é a razão da nossa alegria [...] ‘o Senhor está próximo’? Em que sentido devemos entender esta ‘proximidade’ de Deus [...] a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, compreendia cada vez melhor que a ‘proximidade’ de Deus não é uma questão de espaço e tempo, mas uma questão de amor: o amor aproxima!"

Em nome de um amor subjetivo, Bento XVI lança por terra toda a preocupação de nosso Salvador em apresentar os sinais de Sua vinda (Mt 24), pelos quais nos é possível vigiar a respeito da proximidade da Segunda vinda. A volta de Cristo não é apenas a união mística do crente com Deus, expressa pela comunhão diária; o evento será visível mesmo aos que não têm fé na Pessoa de Jesus (Ap 1:7). Jesus virá em glória nas nuvens do céu (Mt 24:30) e Seus anjos recolherão os escolhidos (Mt 24:31). As mudanças climáticas, geológicas e físicas transtornarão a ordem natural que conhecemos (2Pe 3:10). Os próprios injustos sofrerão da penalidade que consiste em estar diante de um Juiz Santo (Ap 6:15-17).

Em suma, o "dia do Senhor" é muito real, não uma metáfora espiritual! Pensar o contrário é não "amar a Sua vinda" (2Tm 4:8). Pena que o papa reduza a responsabilidade pessoal de se preparar diante da iminência da volta de Jesus por causa de um suposto amor, tão vago e despreocupado com "espaço e tempo".

(Blog Questão de Confiança)

NOTA Minuto Profético: A descrença do Vaticano nos sinais que precedem a Volta literal de Cristo à Terra deve-se ao seu apego a outra heresia: os mil anos de paz na Terra (e não no céu como revela a Biblia) liderados pela Santa Sé. O Vaticano está agindo como os muitos falsos profetas da época do profeta Jeremias (exatamente antes de Jerusalém ser derrotada pelos Babilônios), contra os quais Deus advertiu: "Falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor" (Jr 23:16); "Que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse" (Jr 23:31); "E com suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo" (Jr 23:32); "O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será de fato conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor" (Jr 28:9).

Saiba mais: "O Milênio" (Leia aqui).

Nota DDP: Da minha parte apenas para dizer que recentemente havia entendido extremamente ambígua uma outra manifestação de BXVI, como afirmei em "Bento XVI explica por que não precisamos temer futuro". Parece-me que ele começa a preparar o mundo para receber "alguém" que se "conforme" às profecias...

EUA estão esgotando munição para ativar economia, diz Obama

CHICAGO - O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira, 16, que o Fed está esgotando sua "munição" usual para estimular a economia e lidar com a recessão. Durante entrevista coletiva para anunciar o secretário de Educação de seu governo, Arne Duncan, Obama disse ainda que o plano de recuperação é ainda "absolutamente crítico".
...
Fonte - Estadão

Mais de 75% da população de peixes está ameaçada

Berlim, 15 dez (EFE) - Mais de 75% da população de peixes do mundo está ameaçada devido à pesca predatória, segundo um estudo apresentado hoje em Hamburgo pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês).

Uma das espécies mais ameaçadas é a Sebastes marinus, pelo que o WWF recomenda aos consumidores não incluir o peixe em seu menu.

A captura destes peixes tem também um efeito colateral especificamente ruim: a destruição de corais de água fria milenares.

A organização ambientalista exige, por esse motivo, a proibição absoluta de toda pesca em águas profundas e pede aos consumidores a comprar só peixe com o selo ecológico Marine Stewardship Council (MSC).

O WWF também desaconselha comprar camarões de peixarias procedentes do litoral tropical da América do Sul, pois para construir estes criadouros muitos mangues são destruídos.

Além disso, para cada camarão destinado à criação na feitoria, 100 peixes morrem nas redes.

Fonte - UOL

Por que as guerras acontecem?

Um relatório divulgado pelo think-tank Heidelberg Institute for International Conflict Research revelou que em 2008, até agora, houve nove guerras e quase 130 conflitos violentos em todo o mundo.

O think-tank considera como conflito tanto disputas pacíficas sobre política ou fronteiras (de baixa intensidade) quanto aquelas envolvendo violência constante ou esporádica (de média ou alta intensidade).

Em 2008, conflitos anteriormente pacíficos tornaram-se violentos em países como Quênia e Iêmen. A causa mais comum dos conflitos e a origem da maioria das guerras é a mudança ideológica, mas é raro haver apenas um motivo de controvérsia.

Fonte - Opinião e Notícia

Cientistas descartam a mentira do aquecimento global

A Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas [1], foi surpreendida pelos 650 lideres da ciência que refutam os relatórios apocalípticos sobre a culpabilidade humana no aquecimento global, considerando-os como uma mentira e um embuste que fazem parte de uma nova religião. [2]

Amanhã, as suas vozes serão conhecidas através do relatório da minoria do Senado dos EUA que cita estes cientistas, muitos dos quais são antigos e actuais colaboradores do IPCC que pertence à ONU [2]

Cerca de 250 dos cientistas citados no relatório [do Senado] passaram a fazer parte dos cientistas dissidentes só no ano passado.

De facto, o número total de cientistas referidos neste relatório é 12 vezes superior ao número de cientistas, colaboradores da ONU, que redigiram o relatório do IPCC, de 2007.

Eis alguns excertos escolhidos do relatório [do Senado]:

  • "Eu sou céptico … O aquecimento global transformou-se numa religião" – Ivar Giaever , Prémio Nobel da Física.
  • "Desde que deixei de fazer parte de qualquer organização e de receber algum financiamento [para investigação], falo com toda a franqueza … Como cientista continuo céptica" – Dra. Joanne Simpson , cientista da [Física da] Atmosfera, primeira mulher, a nível mundial, a receber o título de Ph. D. [Doutorada] em Meteorologia e ex-colaboradora da NASA, autora de mais de 190 estudos e designada como "pertencente aos mais proeminentes cientistas dos últimos cem anos".
  • O pânico climático é o "maior escândalo científico da história … Quando as pessoas souberem qual é a verdade, elas ficarão decepcionadas com a Ciência e com os cientistas" – Dr. Kiminori Itoh , colaborador japonês do IPCC, galardoado como Ph. D. da físico-química ambiental.
  • "O IPCC [2] ], actualmente, transformou-se numa organização fechada que não ouve mais ninguém. Não têm mentes abertas [os membros do IPCC] … Estou realmente espantado como foi atribuído o Prémio Nobel da Paz sobre conclusões cientificamente falsas que foram ditas por pessoas que não são geólogos" – Dr. Arun D. Ahluwalia , geólogo indiano da Universidade do Punjab, membro do comité da ONU do Ano Internacional do Planeta.
  • "Os modelos [informáticos do clima] e as previsões do IPCC [2] ] são incorrectos porque se baseiam em modelos matemáticos e apresentam resultados baseados em cenários que não incluem, por exemplo, a actividade solar" – Victor Manuel Velasco Herrera , investigador do Instituto de Geofísica da Universidade Autónoma de México.
  • "É uma mentira descarada erguer a voz na comunicação social para afirmar que apenas uma franja de cientistas não reconhece o aquecimento global de origem antropogénica" – Stanley B. Goldenberg , cientista estatal da Hurricane Research Division , da NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration [equivalente ao Instituto de Meteorologia dos EUA].
  • "Mesmo a duplicação ou a triplicação da quantidade de dióxido de carbono [na atmosfera] teria pouco impacto [climático], já que o vapor de água e a água condensada em partículas das nuvens [existentes na atmosfera] são e continuarão a ser dominantes na cena mundial [isto é, no estado do temo e no clima a nível mundial]" – Geoffrey G. Duffy , Prof. do Departamento de Química e Engenharia de Materiais da Universidade de Auckland, Nova Zelândia.
  • "Depois de ler o comentário asinino de Rajendra Pachauri (Chairman do IPCC) sobre os Flat Earthers [3] (ao considerar os cépticos como tal), é difícil manter-me calado" – Dr. William M. Briggs , estatístico do clima, especialista em previsões estatísticas, trabalha no Comité de Estatísticas e Probabilidades da Associação Americana de Meteorologia, editor associado da Monthly Review Weather
  • "Quantos anos deve o planeta arrefecer até percebermos que ele não está a aquecer? Quantos anos mais deve continuar o arrefecimento do planeta [que entrou numa fase de arrefecimento depois de 1998, até nos inteirarmos disso]? – Dr. David Gee , geólogo, Chairman do Comité do Congresso Internacional de Geologia de 2008, publicou mais de 130 artigos científicos em revistas com revisão pelos pares, lecciona actualmente na Universidade de Uppsala, Suécia.
  • "Gore incitou-me a [realizar] uma investigação científica profunda que me levou rápida e solidamente para o campo dos cépticos … Os modelos climáticos, na melhor das hipóteses, podem servir para explicar as alterações climáticas depois delas terem sucedido" [4] – Hajo Smit , meteorologista holandês, inverteu a sua crença no aquecimento antropogénico para se tornar num céptico, ex-membro do Comité Holandês junto do IPCC.
  • "Muitos (cientistas) estão a tentar regressar a uma vida pacata (depois de promoverem o pânico climático) sem arruinar as suas carreiras profissionais" – James A. Peden , Físico da Atmosfera, ex-colaborador do Centro de Coordenação de Investigações Espaciais, em Pittsburgh, Pensilvânia.
  • "É um perigoso disparate criar uma ideologia suportada no dióxido de carbono … O alarmismo actual das alterações climáticas é um instrumento de controlo social, um pretexto para grandes negócios e para o combate político. Transformou-se numa ideologia preocupante"Prof. Delgado Domingos [Instituto Superior Técnico, Lisboa], Portugal, fundador do grupo de Previsão Meteorológica Numérica, tem mais de 150 artigos científicos publicados.
  • "As emissões de CO 2 não causam absolutamente qualquer problema … Qualquer cientista sabe isso, mas não lhe pagam para dizê-lo … [A alguns pagam para dizer o contrário!] O aquecimento global, como veículo político, mantém os europeus sentados no veículo e os países em desenvolvimento a andarem descalços" – Dr. Takeda Kunihiko , vice-reitor do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade de Chubu, Japão.
  • "O alarmismo (do aquecimento global) tem a sua justificação no facto de que é algo que gera fundos [para investigação]" – Dr. Eduardo Tonni , Paleontólogo premiado, membro do Comité de Investigação Científica de Buenos Aires, chefe do Departamento de Paleontologia da Universidade de La Plata.
O relatório também inclui estudos científicos actuais, revistos pelos pares, refutando o medo do aquecimento provocado pelo homem e desenvolvendo conhecimentos climáticos que contradizem a [respectiva] teoria.

[1] Realizou-se em Poznan, Polónia, entre 1 e 13 de Dezembro de 2008.
[2] O autor refere-se aos relatórios do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change e ao conjunto de políticos, ambientalistas e cientistas pouco sérios que tomaram conta do processo a nível internacional.
[3] Significado pejorativo para uma pessoa sem senso comum. " The idea of a flat Earth is the idea that the surface of the Earth is flat (a plane), rather than the view that it is a very close approximation of the surface of a sphere. This was a common belief until the Classical Greeks began to discuss the Earth's shape about the 4th century BC". – vide http://en.wikipedia.org/wiki/Flat_Earth .
[4] Não para isso, já que não representam a realidade total do sistema climático. Só podem ser úteis parcelarmente, em previsões de alguns dias, ou em estudos muito segmentados. – NT.

Fonte - WorldNetDaily

Tradução - Resistir.Info

Obama coloca o meio ambiente no topo da agenda norte-americana

O presidente eleito dos EUA defendeu estímulos "verdes" à economia dos EUA e nomeou o Nobel de Física Steve Chu como secretário de Energia. Tudo indica que o meio ambiente será a questão definidora da sua presidência.

Barack Obama aproveitou o anúncio em Chicago de sua equipe encarregada das políticas ambientais para reafirmar seu compromisso em prol da reforma energética, colocando a questão no centro do seu plano econômico. O presidente eleito dos EUA fez a ruptura mais decisiva com os últimos oito anos da administração de George Bush.

Assim como a indicação do novo secretário de Energia, a nomeação de Carol Browner -- ex-chefe da Agência de Proteção Ambiental do governo Bill Clinton -- como representante especial para energia e mudança climática dos EUA também foi bem recebida por ambientalistas.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Veja também no G1 - "UE pede que Obama se some à batalha contra a mudança climática" e no Último Segundo - "Al Gore diz que Obama promoverá acordo para reduzir emissões poluentes".

Aliás, desta última matéria, destaco:

[...]
"Sim, nós podemos", disse Gore, usando o lema do novo líder americano, para terminar um discurso que começou com uma advertência: "A terra, nosso lar, está em perigo".
[...]
"Pode ser feito, vamos finalizar o caminho em Copenhague, é algo mais que um dever político, é uma questão moral"
[...]
Um esforço pelo meio ambiente criará empregos verdes e investimentos ecológicos capazes de impulsionar a economia em crise, insistiu o ex-vice-presidente americano, que ressaltou a "revolução verde" proposta na quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
[...]

Qualquer semelhança com outro discurso vindo do velho continente não é mera coincidência... EUA, Vaticano e ONU, juntos no "combate" ao aquecimento global, lembra-se das três rãs de Apocalipse?

Gelo do Ártico atinge o menor volume já registrado

-A Organização Meteorológica Mundial (OMM, um órgão da ONU), anunciou nesta terça-feira (16/12) que o volume de gelo no Ártico atingiu, em 2008, o menor nível já registrado.

A cobertura de gelo do Ártico caiu no verão/outono local para a segunda menor extensão desde o início dos registros com fotos de satélite, em 1979. No entanto, por se tratar de um gelo mais fino, os especialistas consideram que o volume ficou abaixo do recorde.

De acordo com a OMM, as mudanças climáticas já estão provocando morte e devastação em muitas partes do mundo. A OMM disse ainda que mesmo com a temperatura média do planeta em 2008 (14,3C) tendo sido, por uma fração de grau, a mais baixa do século, a tendência continua sendo de aquecimento.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Veja também no BOL - "Volume de gelo no Ártico é o menor já registrado, diz ONU", e no G1 - "Regiões polares perdem 2 trilhões de toneladas de gelo em cinco anos"

Quem foi Ellen G. White?

Uma profeta? Uma grande teóloga ou filósofa? Especialistas na área (Reinaldo Siqueira, Renato Stencel, Wilson Paroschi e Rodrigo Silva) foram chamados para dizer quem foi Ellen White e qual a importância dela para o cenário cristão.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Oceanos estão dez vezes mais ácidos do que se pensava

O aumento nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera pode fazer os oceanos da Terra ficarem mais ácidos com maior rapidez do que se previa, desequilibrando ecossistemas no processo, afirma novo estudo.

Cientistas medem desde 2000 a acidez da água do mar em torno da ilha Tatoosh, no litoral do Estado de Washington. A acidez cresceu 10 vezes mais rápido do que os modelos climáticos haviam previsto. A pesquisa também revelou que o efeito corrosivo de oceanos ácidos pode iniciar uma mudança dramática nas espécies costeiras e colocar em risco os estoques de frutos do mar.

"O aumento da acidez que observamos durante o estudo foi quase da mesma magnitude que esperávamos para o decorrer do próximo século," disse o co-autor do estudo Timothy Wootton, biólogo marinho da Universidade de Chicago. "Isso é um alerta de que talvez os oceanos estejam mudando mais rápido do que as pessoas pensam", disse.
...
A bióloga marinha Knowlton disse, "isso é comum em vários estudos climáticos - quase sem exceção as coisas parecem estar piores do que imaginávamos".

Fonte - Terra

Bento XVI: separação Igreja-Estado

ROMA, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- «A Igreja não só reconhece e respeita a distinção e autonomia do Estado com relação a ela, mas se alegra por este grande progresso da humanidade.»: assim afirmou Bento XVI durante sua visita, no sábado passado, à embaixada italiana na Santa Sé.

Para o Papa, esta separação e autonomia supõem para a Igreja «uma condição fundamental para sua própria liberdade e o cumprimento de sua missão universal de salvação entre todos os povos».

«Esta breve visita me é propícia para reafirmar que a Igreja é muito consciente de que «a distinção entre o que é de César e o que é de Deus pertence à estrutura fundamental do cristianismo», explicou Bento XVI.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP:
Apenas para assinalar o quanto constante do Espírito de Profecia: Roma nunca muda. Para confirmar tal assertiva, bastaria ler outra notícia desta semana: "Leigos devem evitar que lei civil suplante à moral". Separação na teoria, muito longe da realidade prática.

Papa constata aproximação dos ortodoxos sobre primado

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- «Deram-se significativos passos adiante» no diálogo com os ortodoxos sobre a relação entre o primado do Papa e a sinodalidade na Igreja, constatou Bento XVI na sexta-feira passada, ao receber em audiência os participantes da plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que durante a semana passada refletiram sobre «recepção e futuro do diálogo ecumênico».
...
Diálogo com as comunidades da Reforma

De modo particular, dentro do chamado Harvest Project, examinaram-se quatro das frentes de diálogo que a Igreja Católica mantém atualmente: com a Federação Luterana Mundial, com o Conselho Mundial Metodista, com a Comunhão Anglicana e com a Aliança Reformada Mundial.

Sobre o estado de avanço para uma compreensão recíproca e para o reconhecimento de elementos de convergência, o Papa afirmou que «nos encontramos in via, em uma situação intermediária, na qual parece muito útil e oportuno um exame objetivo dos resultados obtidos».
...
«A caridade ajudará os cristãos a cultivarem a ‘sede’ da plena comunhão na verdade e, seguindo docilmente as inspirações do Espírito Santo, poderemos esperar chegar logo à desejada unidade, no dia que o Senhor quiser», acrescentou.

Portanto, «o ecumenismo nos convida a um fraterno e generoso intercâmbio de dons, conscientes de que a plena comunhão na fé, nos sacramentos e no ministério é o fim e a meta de todo o movimento ecumênico», concluiu.

Fonte - Zenit

Nota DDP: De palpável nas intenções ecumênicas o apontamento dos "sacramentos", onde se insere a eucaristia e por consequência o domingo. Em relação ao "no dia que o Senhor quiser", seria uma subliminar?

Convenção sobre mudanças climáticas deve atender pobres

ROMA, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- Mais de 80 bispos e representantes de mais de 170 grupos católicos pediram que a convenção da ONU sobre mudanças climáticas reflita sobre as necessidades dos pobres nos países em vias de desenvolvimento.

Dentro da recente Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CMNUCC) em Poznan (Polônia), reuniram-se para lançar uma campanha mundial exigindo uma ação urgente em relação às mudanças climáticas.
...
Esta campanha reunirá milhares de católicos que pressionarão seus governos para negociar um acordo climático socialmente justo após 2012, que deverá incluir o apoio seguro e suficiente dos países industrializados aos países em vias de desenvolvimento, para ajudá-los a adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas. Também deverá incluir o compromisso destes países de reduzir pelo menos 30-40% das emissões de gases que geram o efeito invernadeiro para 2020, baseando-se nos níveis de 1990.

Fonte - Zenit

Sob o olhar do Google

Depois de conquistar o quase monopólio no segmento de buscas na internet, o Google quer atingir o domínio global em uma escala jamais vista antes em qualquer outro campo da atividade humana, seja político, militar ou cultural. A empresa tem a vontade e os meios de atingir seus objetivos.

O Google visa a digitalizar e armazenar toda a informação do mundo de modo que ela possa ser utilizada gratuitamente por qualquer pessoa com acesso à internet. Em troca de serviço tão meritório, a empresa quer todos os dados que seus usuários possam fornecer sobre hábitos de consumo e, a partir disso, conquistar toda a verba de publicidade disponível na rede.

São as 710 milhões de pessoas que recorrem ao seu serviço de busca pelo menos uma vez a cada mês dando informações sobre seus hábitos para a empresa.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota Questão de Confiança: Um banco de dados mundial, personalíssimo e capaz de rastrear perfis de usuários; na prática, nisto se tornará o Google (que já adquiriu o site de relacionamentos Orkut, o que significa ainda maior número de informações pessoais de todos os que fazem uso do sistema).

Se o Google chegar a controlar a vida de tantas pessoas desta forma, quem irá controlar o Google? Potencialmente, quem estiver à frente deste banco de dados universal, no mínimo terá o poder de manipular a opinião pública numa escala mundial (ou, pelo menos, sobre todos os que fizerem uso da web).

Mas seria uma influência exercida para apenas formar hábitos de consumo, ou também em áreas como cultura, política e espiritualidade? O leque se abre para especularmos as possibilidades para o uso de uma ferramenta tão potencialmente perigosa.

Para o estudante das profecias, parece haver uma ligação do crescimento do Google com as palavras do Apocalipse 13:17, que apresenta um tempo em que apenas os que tiverem certa conformidade com a religião a ser instituída através de alianças políticas ("aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome") poderão "comprar ou vender". Estaríamos testemunhando o surgimento das condições capazes de fomentar o cumprimento desta profecia? Apenas o tempo poderá dizer...

Vaticano promove encontro com representantes islâmicos em Roma

O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e a "World Islamic Call Society", com sede em Tripoli (Líbia), promovem desde esta Segunda-feira, em Roma, o seu 11.º Colóquio conjunto. A iniciativa decorre, de forma regular, desde 1989.

O tema do encontro destes dias é “Responsabilidade dos líderes religiosos, em especial em tempos de crise”. O colóquio encerra-se na Quarta-feira, dia 17, com uma audiência concedida por Bento XVI aos participantes.

Segundo comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, as cinco sessões do Colóquio destes anos serão dedicadas à apresentação e aprofundamento de três pistas de reflexão, seja por católicos, seja por muçulmanos: Responsabilidade religiosa, Responsabilidades culturais e sociais, Tempos de crise no caminho do diálogo inter-religioso.

As duas delegações, que contam com doze elementos cada, são presididas pelo Cardeal Jean-Louis Tauram, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e por Mohamed Ahmed Sherif, secretário-geral da "World Islamic Call Society".

Fonte - Ecclesia

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Situação Atual da Musica na Igreja

Os tempos em que vivemos requerem que seja feita uma advertência solene:

Parece estar se desenvolvendo, em alguns lugares, uma tendência que não apenas obscurece, mas destrói a linha divisória entre o sacro e o profano. Esta tendência não prevalece meramente na musica em si, mas também, na maneira como é apresentada. A situação já seria bastante seria se apenas o ritmo da musica fosse considerado, mas, quando a plataforma da Igreja Adventista do Sétimo Dia são tratadas como palcos seculares, quando os cantores se balançam em uníssono com a música como dançarinos numa fila de coristas ou artistas numa boite, a situação se torna alarmante. Se o mestre entrasse em sua casa, como ele fez na passado, certamente ordenaria com autoridade: “Tirai daqui estas coisas” (Jo 2:16)

É necessário que se estudem quatro fatores essenciais, que serão a seguir citados:

1) A linha divisória entre a música aceitável ou não é, às vezes, estreita. Por exemplo, um ritmo ou a maneira de apresentação de uma determinada música tem pouca ou nenhuma diferença daqueles encontradas em outra. No entanto uma delas e sacra, vinda de cima, a outra e profana, vinda de baixo. isto leva alguns líderes a dizerem: música não é minha especialidade, e assim lavam suas mãos do problema. Outros ainda dizem: Não julgue, tão somente participe.

Infelizmente estas declarações são irresponsáveis e sem sentido. Jo 7:17 diz “que se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecera a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se falo por mim mesmo”.

Todo o ser humano é capaz, com a graça de Deus, de fazer a distinção entre a musica aceitável e a inaceitável.

2) Outro fator conribuinte da decadência na musica da igreja é que muitas pessoas em posição de liderança procuram subestimar a importância de cuidadosa discriminação na escolha da música. Freqüentemente protestam. “que diferença faz?” Isto não é assim tão importante. Estão fazendo disto um cavalo de batalha... Talvez nos impressionasse mais essa maneira de pensar, se não conhecêssemos a história de Adão e Eva. Mas quando lembramos do fruto da árvore do conhecimento não era visivelmente diferente do fruto de outras árvores do Jardim, sentimos que algumas “pequenas” diferenças não são de fato “pequenas” - elas são “enormes”! Todos os que sinceramente desejam agradar a Deus, não as trarão levianamente. Procurarão ver as coisas como Deus as vê, e ouví-las como Deus as ouve.

3) O gosto pessoal, tanto de jovens como de idosos estão levando a fazer pouco caso do uso ou não de música falsificada, simplesmente por que eles gostam e tem prazer em canta-las.

4) O quarto fator é que algumas pessoas são tão desprovidas de senso de crítica, quanto a seus pontos de vista, que estão dispostas a permitir qualquer tipo de música em seu lar, na escola, ou na igreja, baseadas no argumento de que esta é a maneira de manter os jovens sob o “manto” adventista.

A Igreja nunca presta um serviço ao pecador, compremetendo-se com o mundo. E melhor que os não regenerados permaneçam fora da Igreja até que se submetam aos princípios da igreja, do que ela se tornar semelhante ao mundo, alistando como membros, aqueles que desejam trazer suas normas, seus costumes e gostos consigo.

Será que a Igreja de Laodicéia, através de sua mornidão e satisfação própria, permanecera indiferente aos perigos que enfrenta? Permitirá ela que costumes, normas e valores mundanos alterem gradativa e imperceptivelmente sua natureza distinta? Tornar-se-á a música do mundo, música da igreja? Mas o que declara a palavra de Deus sobre tal assunto?

A resposta, cabe aos responsáveis pela liderança da Igreja nestes tempos solenes, e aos que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela ( Ez 9:4).

Falecido Kenneth H. Wood, que foi por 16 anos editor-chefe da Adventist Review (Revista Adventista, em inglês), e por 28 anos o diretor do Centro E.G. White.

Fonte - Blog Nisto Cremos
Related Posts with Thumbnails