sexta-feira, 30 de março de 2007

O Imperialismo Americano e o seu Domínio sobre a Ásia

Nota DDP:
Transferi para este espaço o texto infra por conta de uma conversa com um amigo há bem pouco tempo acerca da viabilidade de identificação dos EUA como a besta que sai da terra no contexto profético, considerada a condição da China como crescente potência mundial. Como se observa pelo texto infra, embora alguém possa dizer que o mesmo seria parcial, dada a fonte, a reflexão acerca do cumprimento que conhecemos continua em plena consonância com o plano fático que encontramos no cenário mundial.

Refutando o Mito de que a China se esteja a tornar num super-poder económico


Quem irá dominar a Ásia? A longo prazo a resposta é certa e clara – o povo da Ásia vai dominar a Ásia. No entanto, a curto prazo, antes de essa verdade se tornar uma realidade, nós necessitamos de analisar a actual situação económica, política, e militar na Ásia de forma a planear a nossa estratégia. Para compreender claramente a situação actual, precisamos em primeiro lugar de desfazer alguns mitos; essa será a primeira parte da minha apresentação de hoje. A segunda parte será sobre os interesses do imperialismo norte-americano na Ásia e a sua estratégia para manter uma hegemonia económica, política, e militar na região. Na conclusão, avaliarei a real ameaça do militarismo americano e porque é que nós, o povo, teremos de, e iremos, prevalecer no fim.

I. Refutando os Mitos

Primeiro Mito: A China está a tornar-se num super-poder que irá em breve ultrapassar os Estados Unidos, e a China tem um poderio militar capaz de desafiar a dominação dos EUA sobre a Ásia.
...

Segundo Mito: A China, como um super-poder, irá servir para contrabalançar os Estados Unidos e defender os interesses dos países do Terceiro Mundo e dos seus povos.
...

II. Imperialismo dos EUA e a sua hegemonia na Ásia

Os Estados Unidos derrotaram o Japão durante a 2ª Guerra Mundial e como consequência ganharam o domínio da Ásia. Durante a Guerra Fria os Estados Unidos mantiveram o seu domínio sobre a Ásia através de guerras de agressão, primeiro na Coreia e depois no Vietname. A hegemonia dos EUA no mundo está intimamente ligada ao seu domínio sobre a Ásia.
...

III. A Ameaça Real do Militarismo Americano

Depois do final da 2ª Guerra Mundial, os EUA vieram para dominar a Ásia e lançaram duas grandes guerras de agressão na nossa região. Tanto a Guerra da Coreia como a do Vietname foram parte da estratégia global de contenção do comunismo. Em nome da luta contra o comunismo, os EUA usaram a força bruta nas duas guerras de agressão e causaram a morte de milhões de pessoas e uma tremenda destruição à Ásia. O povo heróico da Coreia e do Vietname deu luta à agressão e venceu. Solidariamente, a China ajudou ambos os países a ganharem as suas guerras de libertação.

Nós estamos agora no início do século XXI. Por um lado, com o aprofundamento da crise económica capitalista, os poderes imperiais irão competir entre eles com mais vigor, por recursos, oportunidades de investimento, e por mercados. Por outro lado, os EUA expandiram as suas forças militares na Ásia, apontando a China como uma potencial ameaça. A possibilidade de uma outra guerra na Ásia é real, mais uma vez. Nós, é claro, estamos bem familiarizados com o verdadeiro poder destrutivo da máquina militar norte-americana para matar pessoas e destruir países. Ninguém pode subestimar o real poder das armas de destruição maciça que os EUA possuem, e a vontade de as usar sobre pessoas inocentes. Nós, o povo, temos de fazer tudo para evitar que a guerra aconteça. A solidariedade internacional de pessoas amantes da paz é a única forma de derrotar a guerra e pilhagem imperialistas. No entanto, nós também sabemos que apesar de os EUA poderem vir a lançar uma guerra contra a vontade do povo, não poderá nunca conquistar um país através do uso de armas de destruição em massa. Os EUA não conseguiram conquistar o povo da Coreia, nem o povo do Vietname, tal como não consegue conquistar o povo do Iraque. O poder militar, por muito forte que seja, nunca pode conquistar o desejo do povo de ser livre e o seu amor pela paz. O poderio militar dos Estados Unidos, embora seja um verdadeiro e perigoso tigre, é também um tigre de papel, e não terá outra saída que não seja a rendição perante o verdadeiro poder do povo.

Apresentação feita pela Prof. Pao-yu Ching na Conferência Internacional da Rede de Investigação da Ásia-Pacífico sobre “Militarismo dos EUA & ‘guerra ao terrorismo’ na Região da Ásia-Pacífico”, que decorreu em Cebu, Filipinas, em Dezembro de 2006.

Fonte - Blog Investigando o Novo Imperialismo

Related Posts with Thumbnails