segunda-feira, 19 de março de 2007

Diabetes em crianças

Número de pequeninos com a doença quintuplicou na Grã-Bretanha
Eliane Canegal
Saúde

O diabetes – uma doença que atinge milhões de adultos em todo o mundo – ultimamente tem feito novas vítimas: o público infantil. De acordo com um estudo britânico, a quantidade de crianças menores de cinco anos com a doença cresceu cinco vezes em 20 anos. A pesquisa observou os dados de 2,6 milhões de pessoas na região de Oxford e foi apresentada na Conferência Anual de Diabetes UK.

Para se ter uma idéia, em 2004, uma em cada mil crianças na região de Oxford tinha diabetes tipo 1. A doença é causada por uma alteração no funcionamento do organismo, o que provoca altas concentrações de açúcar. A diabetes do tipo 1, também conhecida como diabetes dependente de insulina, geralmente aparece na infância e muitas vezes afeta várias pessoas de uma mesma família.

O problema é mais grave do que parece. Outros estudos realizados no país tiveram resultados semelhantes, o que mostra que a doença afeta crianças em toda a Grã-Bretanha.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol afirmam que os responsáveis pelo aumento nos casos de diabetes infantil são genes e fatores ligados ao estilo de vida, como dietas ricas em açúcar e pouco saudáveis.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Polly Bingley, a velocidade com que a doença está se disseminando entre crianças significa que a causa pode não ser apenas genética. Ela explica que deve ser devido à mudança no ambiente familiar. “Isso pode significar que estamos sendo expostos a algo novo, ou que agora temos menos exposição a algo que antes estava controlando nossas respostas imunológicas', comenta Bingley.

Outra hipótese é o fato de que cada vez menos mães decidem amamentar seus bebês, contribuindo para o problema, diz a pesquisadora. Existe a possibilidade também das crianças estarem sendo expostas a cada vez menos germes, afetando o desenvolvimento de seus sistemas imunológicos. "Nós precisamos agora trabalhar para identificar o que são essas mudanças", afirma.

O estudo descobriu ainda mais uma novidade: o número de crianças menores de 15 anos com a doença quase dobrou durante o período analisado, entre 1985 e 2004.

Fonte - Elnet


"Sento-me com freqüência à mesa de irmãos e irmãs, e vejo que eles usam grande quantidade de leite e açúcar. Isto sobrecarrega o organismo, irrita os órgãos digestivos, e afeta o cérebro. Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta muito diretamente o cérebro." (Testemunhos Seletos - Vol. 1 - Ellen G. White - Pág. 190/191)
Related Posts with Thumbnails