terça-feira, 6 de março de 2007

ONU: mudança climática será pior do que o previsto

Um novo relatório, que será publicado em maio, diz que os efeitos da mudança climática serão ainda mais graves do que os que as Nações Unidas tinham previsto, segundo antecipou nesta terça-feira um alto funcionário do órgão. O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, assegurou em Brasília que "as conseqüências da mudança climática são mais sérias do que achávamos até agora".

Steiner explicou que a impressão ficará refletida nas conclusões de um novo relatório da ONU, que analisará a questão-chave da mudança climática. Diante das novas provas dos efeitos da mudança climática, "a reação terá de ser muito mais significativa", afirmou Steiner.

"Temos de construir um consenso para dar uma resposta multilateral às mudanças causadas pelo efeito estufa", afirmou o diretor do Pnuma durante uma conferência sobre "Os desafios do desenvolvimento sustentável e as respostas do sistema multilateral", realizada nesta terça-feira em Brasília.

A ONU publicou em fevereiro um relatório que detalhava os efeitos catastróficos que a mudança climática ocasionará a curto prazo, entre os quais se destaca o desaparecimento das neves perpétuas do monte Kilimanjaro em menos de 15 anos e a elevação da temperatura da Terra em até 5°C para o ano 2100.

Fonte - Terra


Mais sobre o tema,
aqui.
Related Posts with Thumbnails