quarta-feira, 28 de março de 2007

Papa diz que verdadeiro Evangelho é o transmitido por bispos

O Papa Bento XVI disse hoje durante a audiência pública das quartas-feiras que o "verdadeiro" Evangelho é apenas o transmitido pelos bispos, "que o receberam dos apóstolos graças a uma cadeia ininterrupta". A catequese de hoje do Papa foi centrada na figura do bispo Irineu, que viveu entre o século I e II, e que foi um "exemplo da luta contra as heresias" e as falsas interpretações do Evangelho.

Bento XVI disse que, como nos tempos de Irineu, a Igreja estava ameaçada pela corrente dos gnósticos, "que afirmavam que a fé ensinada na Igreja era um simbolismo para as pessoas simples, que não conseguiam entender coisas difíceis", e "criaram um cristianismo elitista intelectual".

Diante disso, o Pontífice destacou como Irineu defendeu o "verdadeiro Evangelho", que explicou que "não é o inventado pelos intelectuais", mas o que é transmitido pelos bispos. "Não há uma doutrina secreta, não existe um cristianismo superior para os intelectuais, a fé publicamente confessada da Igreja é a fé comum para todos, e só essa fé é apostólica, vem dos apóstolos, ou seja, de Jesus e de Deus", disse o Pontífice.

Além disso, acrescentou que ninguém pode ter "uma verdade que seja superior à da fé comum" e que o resto é "inventado", porque "a verdade e a salvação não são monopólio de poucos, mas todos podem alcançá-la através da pregação dos sucessores dos apóstolos e, principalmente, do Bispo de Roma".

Sobre a tradição apostólica, o Papa - citando Irineu - disse que é "pública, não privada e secreta", que é "única", por isso não pode existir no "gnosticismo ou em diferentes seitas" e é transmitida pela ação do Espírito Santo.

(UOL Notícias)

Nota: Quando leio declarações papais como esta, de que "a verdade e a salvação não são monopólio de poucos, mas todos podem alcançá-la através da pregação dos sucessores dos apóstolos e, principalmente, do Bispo de Roma" [itálico suprido], vejo que o papado não mudou sua postura autoritária e exclusivista mantida ao longo dos séculos. Chega a ser contraditória a ênfase do papa no ecumenismo, uma vez que apenas os bispos é que deteriam a verdade. Quem deverá liderar essa coalizão e que doutrina será preponderante, então? O cenário profético fica cada vez mais claro.

Fonte - Blog do Michelson Borges
Related Posts with Thumbnails