terça-feira, 6 de março de 2007

Japão antecipa futuro com chips por toda parte

No distrito de Ginza, em Tóquio, no Japão, está em teste um equipamento que permitirá aos pedestres ouvir dicas de lojas, dados históricos ou até mesmo buscar endereços e orientação através de chips espalhados pela cidade. São 1,2 mil chips instalados em diversos locais do distrito.

A informação pode ser captada através de fones de ouvido, que recebem o sinal de chips instalados na calçada (piso), em postes e no teto das estações de metrô. O projeto de US$ 8,7 milhões do governo de Tóquio será depois ampliada para diversas quadras da cidade.

Ken Sakamura, professor da Universidade de Tóquio, disse que o projeto é um passo para o futuro, quando chips como esse serão tão populares que o governo e empresas os usarão para enviar mensagens para pedestres. "Este chip é a construção de uma infra-estrutura para o século 21", disse Sakamura durante uma demonstração na segunda-feira.

Projetos experimentais semelhantes estão sendo feitos em outros locais do Japão. Durante um passeio, repórteres usando fones de ouvido e um tocador de mídia portátil caminharam pelo distrito. O tocador, usado no pescoço, também tem uma pequena tela para vídeos.

Em frente à loja de departamentos Mitsukoshi, uma voz explicou porque a estátua de um leão é o logotipo da empresa. Do outro lado da rua, na loja da Nissan, o aparelho automaticamente trocou para informações do estabelecimento. "Bem-vindo à galeria Nissan Ginza", dizem os atendentes que aparecem no vídeo.

Ao apertar botões do dispositivo, o usuário tem acesso a dados adicionais, como um mapa ou fotos históricas. Cidades dos Estados Unidos já se interessaram pela tecnologia, disse Sakamura.

O Japão espera que esta tecnologia possa ser utilizada para ajudar a guiar idosos, cegos e deficientes pelas cidades, disse o pesquisador. O serviço está disponível em japonês, inglês, chinês e coreano, para auxiliar turistas.

Fonte - Terra

Nota DDP:
Qualquer semelhança com os filmes Equilibrium e 1984, não será mera coincidência...
Mais no tema, aqui.
Related Posts with Thumbnails