quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Inundações reavivam debate sobre mudança climática

Karachi, Paquistão, 18/8/2010 – “Se isto não é a ira de Deus, o que é?”, perguntou o taxista paquistanês Bakht Zada, de 40 anos, com relação às inundações que acabaram com todos os seus bens. No diálogo com a IPS, da cidade de Madyan, em Khyber Pakhtunkhwa (ex-província da Fronteira Nordeste), Bakht culpou as forças sobrenaturais pelas piores inundações no país em 80 anos, mas os especialistas em meio ambiente debatem se estas estão vinculadas a um fenômeno muito mais terreno, a mudança climática.

As inundações, que começaram no dia 12 de julho com chuvas excepcionalmente fortes, já afetaram cerca de 20 milhões de paquistaneses, segundo o governo, e mataram 1.600, além de causar danos a enormes áreas de terras agrícolas, base da economia. O governo, as agências humanitárias internacionais e organizações beneméritas locais continuam enfrentando o desastre, que primeiro atingiu a região nordeste deste país asiático e agora afeta as províncias de Punjab, no leste, e Sindh, no sul.

A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou US$ 459 milhões para enfrentar esta situação, mas consegui compromissos de apenas 27% dessa quantia. Neste contexto, os especialistas tentam compreender instâncias recentes de eventos climáticos extremos. Na China, as inundações também mataram mais de 1.100 pessoas, enquanto uma onda de calor, com seca e incêndios, açoita a Rússia. Todos estes sinais parecem consistentes com o aquecimento global devido ao acúmulo na atmosfera de enormes quantidades de gases-estufa, como o dióxido de carbono.

“O aquecimento global causa eventos meteorológicos catastróficos. As recentes inundações são, sem dúvida, resultado da mudança climática”, insistiu Simi Kamal, geógrafa e especialista em água. “Temperaturas superiores às normais no Oceano Índico causam aumento das precipitações. No norte do Paquistão, quando correntes de ventos carregados de umidade se chocam com as montanhas e são impulsionados para altitudes mais frias, a umidade é liberada na forma de explosões de nuvens”, acrescentou Khalid Rashid, matemático e físico que estuda as mudanças nos padrões meteorológicos mundiais. “Isto é o que parece estar ocorrendo este ano”, afirmou.

Outros já se mostram cautelosos na hora de tirar conclusões categóricas sobre a ligação com a mudança climática, mas concordam que os padrões meteorológicos se alteraram, tornando-se mais extremos e imprevisíveis. “Os cientistas climáticos não podem estar seguros se as atuais inundações são um evento meteorológico extremo do atual padrão climático ou uma mudança nele”, destacou Ayub Qutub, especialista em manejo hídrico, radicado em Islamabad.

Inclusive Rajendra Kumar Pachauri, presidente do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC), disse que é cientificamente incorreto vincular qualquer série particular de eventos com a mudança climática induzida pelos homens. Contudo, concordou que há evidências suficientes que mostram aumento na frequência e intensidade de inundações, secas e precipitações extremas em todo o mundo. “Inundações como as do Paquistão podem se tornar mais comuns e intensas no futuro, nesta e em outras partes do mundo”, disse à IPS.

Danish Mustafa, especialista paquistanês em temas hídricos e professor de geografia no King’s College, em Londres, reconheceu que padrões de monções “bastante incomuns” estão se tornando mais frequentes. Ejaz Ahmad, subdiretor do capítulo paquistanês do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), vinculou as mudanças meteorológicas à “mudança nos padrões de uso da terra, ao forte desmatamento no norte do Paquistão e aos conflitos”, mais do que à mudança climática. De todo modo, concordou que ultimamente houve mais eventos meteorológicos “estranhos”.

“O Paquistão experimentou um período seco em março, praticamente sem chuvas, e a produção de trigo foi seriamente prejudicada. Depois, choveu em áreas que geralmente não são afetadas pelas monções, como Gilgit-Baltistão e Broghil. E a frequência dos ciclones também aumentou”, explicou Ejaz. Em 2007, “o ciclone Yemyin atingiu o país, e este ano tivemos o Phet. No passado, sofríamos ciclones” a cada década, disse.

Simi acrescentou que o aumento das temperaturas ajuda a acelerar o derretimento de geleiras como as do Himalaia, ao norte do Paquistão, que são o terceiro maior depósito mundial de gelo e neve. “Nossa região (Ásia meridional) está entre os principais pontos da mudança climática, e especialistas internacionais prevêem inundações e secas”, destacou.

O Himalaia tem origem na bacia tibetana, e também alimenta a bacia do Rio Indo. Este, que agora transbordou devido às inundações, atravessa o Paquistão antes de desembocar no Mar Arábico. Seu trajeto é de aproximadamente 3.180 quilômetros. “O aquecimento global planetário está muito mais rápido, causando eventos climáticos extremos. Não estou segura de que isto possa ser detido agora. Nem mesmo estou certa de que podemos nos adaptar tão rapidamente”, disse Simi.

O fato de o Paquistão não estar preparado para estes acontecimentos deixou pior as consequências das inundações, acrescentou Simi. A bacia do Indo sempre foi propensa a inundar, então, “porque simplesmente nos pegam de surpresa?”, perguntou. No entanto, Maurizio Giuliano, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários em Islamabad, disse que o governo implementou alguns projetos, e que, do contrário, os efeitos teriam sido muito piores.

De todo modo, há lições a se aprender. “Precisamos que funcione o sistema telemétrico sobre o Rio Indo, que também terá de ser estendido para controlar as inundações em tempo real”, disse Danish. “A capacidade local deve ser fortalecida para estar na primeira linha de defesa na proteção e alívio em caso de inundações. O distante governo central não pode fazê-lo”, acrescentou.

Fonte - Envolverde

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Humanos esgotarão a 21 de Agosto recursos naturais do planeta para 2010

Os habitantes da Terra esgotarão a 21 de Agosto os recursos naturais que o planeta lhes proporciona anualmente, pelo que a partir daquela data passaremos a consumir e a viver dos créditos respeitantes ao próximo ano.

O alerta foi deixado hoje, segunda-feira, pela organização não-governamental Global Footprint Network (GFN), que anualmente calcula o dia em que o consumo da humanidade esgota os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer cada ano.

O limite em 2010 ou "Dia do Excesso" ("Earth Overshoot Day", em inglês) será atingido no sábado 21 de Agosto, refere a organização que trabalha para promover a sustentabilidade através do uso do conceito de Pegada Ecológica, uma ferramenta de contabilidade dos recursos naturais.

"Isso significa que demoramos menos de nove meses para esgotar o nosso orçamento ecológico para este ano", salientou o presidente da GFN, Mathis Wackernagel.

Em 2009, o limite dos recursos naturais foi alcançado em 25 de Setembro, mas, segundo o responsável do GFN, o desempenho deste ano não significa que o consumo em 2010 tenha aumentado.

"Este ano analisamos todos os nossos dados e percebemos que, até agora, tínhamos sobreavaliado a produtividade das florestas e das pastagens: em outras palavras, exageramos a capacidade que a Terra" tem para regenerar e absorver o nosso excesso.

A GFN também calculou os serviços e recursos que são fornecidos pela natureza e comparou-os ao consumo do seres humanos e as emissões poluentes que estes emitem.

"Na década de 1980, a nossa Pegada Ecológica era mais ou menos equivalente à dimensão da terra. Actualmente é 50% superior", alertou.

"Se você gastar o seu orçamento anual em nove meses provavelmente ficaria muito preocupado com a situação: a situação não é menos grave quando falamos das nossas reservas naturais", sustentou Mathis Wackernagel.

De acordo com o responsável da GFN, as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a desflorestação, a escassez de água e de alimentos "são todos sinais de que não podemos continuar a consumir [este tipo de recursos] a crédito".

Apesar de "dados preliminares" mostrarem que a crise económica e financeira mundial - que se intensificou em 2008 - teve um "impacto significativo no consumo", esses dados ainda não são claros, adiantou o responsável.

A título de exemplo, Wackernagel referiu o "consumo de energia que tem vindo a diminuir na Europa e nos EUA, mas não na China".

Para inverter esta tendência, sustenta, é preciso que "a população mundial comece a declinar", uma necessidade que já está a ser percebida entre os demógrafos e ambientalistas, também no seio das Nações Unidas.

"As pessoas pensam que isso seria terrível para a humanidade, que [o aumento da população] é de facto uma vantagem económica. Mas é uma escolha", afirmou Mathis Wackernagel.

Fonte - Jornal de Notícias

Nota DDP: Em Setembro de 2008 foi veiculado neste espaço artigo que informava naquela ocasião os parâmetros paralelos ao presente post, transcrevemos:

Em 1961 metade da Terra era suficiente para satisfazer as nossas necessidades. O primeiro ano em que a humanidade utilizou mais recursos do que os oferecidos pela biocapacidade do planeta foi 1986, mas, daquela vez o cartãozinho vermelho se ergueu no dia 31 de dezembro: o dano ainda era moderado. Em 1995 a fase do superconsumo já devorara mais de um mês de calendário: a partir de 21 de novembro a quantidade de madeira, fibras, animais e verduras devoradas ia além da capacidade dos ecossistemas de se regenerarem; a retirada começava a devorar o capital à disposição, num círculo vicioso que reduz os úteis à disposição e constringe a antecipar sempre mais o momento do débito.

Em 2005, o Earth Overshoot Day caiu no dia 2 de outubro. Neste ano já o adiantamos para o dia 23 de setembro: já consumimos quase 40 por cento a mais do que aquilo que a natureza pode oferecer sem se empobrecer. Segundo as projeções das Nações Unidas, o ano no qual – se não se tomarem providências – o vermelho vai disparar no dia primeiro de julho será 2050.


Dois anos depois, um mês a menos, sem contar que para a maioria dos habitantes deste planeta, os recursos sequer são observáveis em qualquer parte do ano. Outro aspecto interessante é sobre o controle populacional.

domingo, 15 de agosto de 2010

Últimos 12 meses são os mais quentes da história, aponta Nasa

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.

Caso o aumento de temperatura prossiga, é possível que este seja o ano mais quente já registrado, afirmam os especialistas do GISS. É o que denuncia o acumulado dos últimos doze meses, cujo gráfico mostra ascensão nunca detectada desde o início das mediçõe.
...
A base para o cálculo referente às anomalias de temperatura no mês de julho de 2010 reúne informações colhidas entre 1951 e 1980. Durante este período, foi estabelecida a média do sétimo mês. Neste ano, julho registrou temperatura média 0.55ºC maior que a base. O recorde para esta medição é de julho de 1998, com 0.68ºC.

Mapas de anomalias de temperaturas são úteis para a compreensão o papel do aquecimento global em eventos extremos. Segundo o GISS, o fenômeno intensifica também a precipitação, pois o aumento no nível de vapor de água varia de acordo com a temperatura.

Os dados reiteram informações fornecidas pelo Centro Nacional de Dados Climáticos, instituto ligado a agência norte-americana voltada para monitoramento das condições atmosféricas e oceânicas (NOAA).

Para o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, há uma tendência clara ao aquecimento do planeta. "É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa", diz o especialista.

Fonte - Gazeta Online

sábado, 14 de agosto de 2010

O que é ser um Pastor




sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Terremoto de 7,2 graus ocorre na região de Guam

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu às 18h19 (hora de Brasília) desta sexta-feira (13) a 373 quilômetros de Guam, ilha sob domínio americano que fica na extremidade sul do arquipélago das Marianas, no Oceano Pacífico. A informação é da USGS, agência dos EUA responsável por monitoramento geológico.

No horário local, o tremor ocorreu às 7h19 da manhã de sábado. O foco do abalo foi a apenas 4 quilômetros da superfície.

O Centro de Alerta contra Tsunamis no Pacífico declarou que não há risco de "tsunamis destrutivos". Terremotos dessa magnitude podem causar muitos danos ao longo da costa, nas proximidades do epicentro. Não há informações sobre feridos.

Fonte - G1

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Como Folhas de Outono..." 20

Filho de pais adventistas, o Pr. Itaniel Silva nasceu em Assis, SP, mas foi criado desde infância no interior do Paraná. Graduou-se em Teologia em 1980, pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT) – SP, e concluiu o mestrado em Teologia Pastoral também pelo SALT – SP em 2000.

Serviu o Paraná por dezoito anos, como pastor das igrejas: Central e Portão em Curitiba, Jacarezinho, Central de Londrina, Central de Maringá e Igreja do IAP. Em 1998 aceitou o chamado para São Paulo, e por quatro anos pastoreou a Igreja do Riacho Grande, grande São Paulo. Desde janeiro de 2002 serve como pastor da Igreja do UNASP – SP. É apaixonado pelo pastorado de igrejas.

É Casado com a professora Ada Ferreira Silva, com quem tem três filhos: Renato, Eduardo e Jean; uma nora e duas netinhas lindas.

Neste programa resultante de uma Semana de Oração Jovem nominada "Marcas de uma paixão", leva os ouvintes à meditação sobre a maravilhosa graça. Espero mais uma vez que seja útil aos irmãos. Ouça as mensagens com sabedoria e viva a vontade de Deus com amor.

01) - Às vezes Deus é explícito
02) - Marcas de uma paixão
03) - Glória muito estranha
04) - O Deus dos objetos vazios
05) - O Deus que sabe e fala
06) - Receber não é coisa fácil
07) - Só lembrar não basta
08) - A glória dos bonecos de pano

Incentivamos mais uma vez a que não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

Outras programações:
Séries "Como folhas de outono..." 

Cientistas dizem que monções chegaram à Europa

Os climatologistas do Instituto de biometeorologia de Florença, na Itália, disseram que a palavra “monção”, associada ao período anual de chuvas intensas na Ásia, precisa ser acrescentada ao dicionário climático europeu.

“As palavras que usamos habitualmente para descrever as chuvas excepcionais que atingem a Europa não dão a ideia real do que hoje se passa”, disseram os cientistas.

Segundo eles, chuvas torrenciais como as que devastaram a Europa Central recentemente vêm sendo causadas pelo aquecimento do planeta, que faz subir a temperatura e aumenta a dimensão das massas de ar quente provenientes do Saara.

Chuvas na Europa Central, calor na Rússia

Essas massas se encontram com correntes frias e úmidas que vêm do Atlântico, levando a taxas de precipitação duas vezes maiores do que o normal.

Quando se deslocam para o leste, essas massas de ar quente não encontram obstáculos e provocam ondas de calor e incêndios, como ora se vê na Rússia.

Os climatologistas esperam que as catástrofes atuais sirvam de pressão sobre os participantes da COP16, a Conferência de Cancun sobre alterações climáticas, marcada para dezembro.

Fonte - Opinião e Notícia


Nota DDP: Sempre de ser ressalvada a dualidade clara existente em se entendem que realmente as alterações climáticas são visíveis mesmo ao observador leigo, sem perder de vista a possível manobra de uso político de tal realidade sob a bandeira de que medidas humanas as criaram e podem contê-las.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Breve chegará o dia...

Ao longo das últimas semanas, talvez muitos tenham sido surpreendidos com a ocorrência de algumas sérias tragédias naturais.

Desde as inundações no Paquistão (com centenas de mortos e cerca de 13 milhões de pessoas afetadas) e na Europa Central, aos graves incêndios na Rússia (além das temperaturas na ordem dos 40ºC, quando a normal para esta época do ano seria... 24ºC!), passando pelo deslizamento de terras no noroeste da China também devido a chuvas fortes, são os esforços do homem tantas vezes insuficientes para combater as vagas que o atingem.

Os governantes viajam para as zonas atingidas, prometem reforço de meios para combater as carências humanitárias que logo surgem e demonstram o seu interesse em ajudar as populações. Nós acreditamos nas suas intenções; só não acreditamos que o irão conseguir fazer... Isto porque, já vimos este filme várias vezes...

Espantosamente, de cada vez que ele nos é apresentado, caímos constantemente no erro de diagnosticar sempre os mesmos problemas (alterações climáticas, descuido humano, falta de prevenção, etc..) e sugerir sempre as mesmas soluções (mais consciência ambiental, mais meios materiais de combate aos flagelos, etc..). Isto leva a que a verdadeira razão de fundo seja sucessivamente ignorada, colocada de lado...

E essa verdadeira razão é esta: 'porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora' (Romanos 8:23). E sugiro que o principal motivo que leva os homens a preferirem esquecer este dado, é a cruel sentença que a Bíblia profere contra aqueles que insistem em seguir esta conduta: 'e iraram-se as nações, e veio a Tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, Teus servos, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra' (Apocalipse 11:18).

É impressionante como tudo quanto a Bíblia anuncia é desclassificado como sendo apenas histórias de uma antigo livro com ensinamentos morais que não mais têm vigor ou validade. Ainda há dias assistia na televisão a um programa de quase duas horas sobre a vida de Jesus nesta terra; o conteúdo resume-se da seguinte maneira: o relato bíblico regista a história de Jesus de uma forma - mas as evidências científicas mostram, por outro lado, que....

E assim acontece com estes fenómenos naturais que assolam um pouco por todo o lado; enquanto a Bíblia claramente informa que o comportamento deste mundo está a chegar ao limite da paciência divina, os homens escolhem insistir nas suas teorias de inteletualidade inflacionada, cujos resultados estão claramente à vista: pouco ou nada podem fazer, e tudo parece cada vez pior.

No entanto, repare que esta não é uma má notícia; bem pelo contrário! Todos estas dados apontam claramente que se aproxima rapidamente o dia no qual Jesus virá para reclamar como Seus aqueles que O amaram mais do que a este mundo, e procuraram Nele as soluções, preferindo-O às falhadas teorias humanas.

Pois que venha esse dia rápido! Muito rápido!

Fonte - O Tempo Final

Nota DDP: Veja também "2010, o ano das catástrofes naturais" e "Catástrofes naturaus refoeçam alerta sobre mudança climática".

A fuga do rock

(adaptado do texto de Brian Neumann)

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Efésios 5:6-8)
Minha peregrinação espiritual do rock para a Rocha dos Séculos é uma história dolorosa de vício, autodestruição e redenção.

Meus pais eram missionários adventistas do sétimo dia. Portanto, pareceria quase um absurdo que seu filho mais moço, criado no coração da África, mergulhasse no mundo do rock.

Todavia, isso aconteceu. Não súbita, mas gradualmente. Teve início quando, em companhia de alguns amigos, passei a ouvir certas músicas. Um cântico levou a outro e finalmente meus talentos naturais para a música e a arte foram canalizados para o sonho irreal e psicodélico do rock. Acabei sendo fisgado. O poder, as vestes, a fama e a presença mundial da revolução do rock cativaram-me. Logo me vi separado do mundo espiritual e da fé de meus pais. Uma nova era, uma nova cultura, tinham-se apoderado de minha vida, como ocorrera com a vida de tantos outros.

Logo passei para um estado permanente de rebelião. Nas palavras de um pop star do rock, David Crosby, “imaginei que a única coisa a fazer era roubar seus meninos... Ao dizer isso, não estou falando de seqüestrar, mas de mudar o sistema de valores, que os remove muito efetivamente do mundo de seus pais”.

O rock afastou-me efetivamente do mundo de meus pais. Enquanto ainda adolescente, fugi do internato e de casa, fui preso por uso de drogas e prática de roubo, além de envolver-me em lutas corporais com colegas e professores.

Meu sonho era aprender a tocar violão, coisa que fiz a toda pressa a fim de conquistar o “mundo deslumbrante de sexo, drogas, moda e rock’n’roll”. Eu sabia que o rock era exatamente isso. O próprio empresário dos Rolling Stones havia dito inequivocamente: “Rock é sexo. Você precisa impressionar os adolescentes com isso!”

O rock e a cultura popular apregoavam ao meu subconsciente que não havia nada de errado com sexo pré-conjugal. O resultado tornou-se evidente em 1980, um ano após terminar o ginásio. Tornei-me, então, pai de uma criança.

Continue lendo...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Terremoto no Pacífico Sul gera alerta de tsunami

Um alerta de tsunami foi emitido nesta terça-feira (10) após um terremoto de magnitude 7,5 graus atingir águas ao sul de Vanuatu, no Pacífico Sul. Não há dados sobre vítimas ou danos materiais.

O aviso foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que afirma que a leitura do nível do mar indica que foi gerado um maremoto e uma primeira onda de 23 centímetros, que já chegou à capital, Port-Vila.

Por precaução, autoridades de Vanuatu aconselharam as pessoas a se deslocarem para terras mais altas. “Pedimos para que as pessoas rumem para as montanhas. Trata-se de precaução”, disse o sargento Risa Fret.

O terremoto aconteceu às 16h23 locais (2h23 em Brasília), a 39 km ao noroeste de Port-Vila, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro foi registrado a 35 km de profundidade.

Vanuatu não está no “Anel de Fogo do Pacífico”, mas habitualmente tem atividade sísmica, pois fica perto de vulcões submarinos. Há um mês, outro tremor, de magnitude 7,2, obrigou a declarar um alerta de tsunami que acabou sendo cancelado pelas autoridades.

Fonte - G1

Nota DDP: Veja também "Número de mortos por deslizamentos de terra na China sobe para 700" e "Terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter atinge o Japão".

Nesse quadro, o Vaticano volta à carga com o pedido de adoção de medidas de caráter mundial para "conter" os efeitos do clima, como noticiado pela ANSA.

Mudanças climáticas aparentes e utilização desse quadro como instrumento político para criação de leis. Embora os críticos de plantão possam se opor, o mote é uma excelente via para imposição de limitação das liberdades individuais.

sábado, 7 de agosto de 2010

Piores enchentes da história do Paquistão afetam 12 milhões de pessoas

As piores enchentes da história do Paquistão já afetaram pelo menos 12 milhões de pessoas, e o número pode ser ainda maior, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pela agência do governo paquistanês responsável pelas operações de auxílio às vítimas.

O general Nadeem Ahmed, da Autoridade de Gerenciamento de Disastres Nacionais (NDMA, na sigla em inglês), disse que foram computadas as vítimas de apenas duas províncias afetadas, Khyber Pakhtunkhwa e Punjab, e que os números referentes à provincia de Sindh ainda não estão disponíveis.

"Na minha opinião, quando os cálculos forem terminados, este será considerado o maior desastre na história do Paquistão", disse Ahmed, acrescentando ainda que cerca de 650 mil casas foram destruídas.

As autoridades paquistanesas calculam que meio milhão de pessoas foram evacuadas de 11 distritos da província Sindh.

Mais chuva

As águas encobriram vilas inteiras na última semana e, de acordo com a ONU, deixaram pelo menos 1,6 mil mortos. As monções continuam avançando do noroeste para o sul e o centro do país.

Autoridades paquistanesas dizem que as necessidades mais urgentes dos desabrigados são barracas, lonas, alimentos e remédios.

O Banco Mundial criou um fundo de ajuda a pedido do Paquistão com promessas iniciais de recursos em um montante equivalente a R$ 140 milhões.

A temporada de cheias ainda está na metade e a previsão é de mais chuvas.

O presidente paquistanês, Ali Zardari, vem sendo duramente criticado por ter mantido uma viagem à Grã-Bretanha e não ter visitados as regiões afetadas.
...
Fonte - BBC

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Carta aberta

É importante salientar, que todos os posts veiculados neste espaço - que não se arroga e nunca se arrogará ser o "dono da verdade" - tratam de considerar as possibilidades derivadas dos fatos que nos rodeiam. Assim fazemos de forma não dogmática, eis que as nuances particulares do cumprimento profético só poderão ser efetivamente delineadas quando se consumarem, o que no entanto não nos outorga um estado letárgico, livre da observação vigilante do que ocorre a nossa volta, que cremos faz parte de um embate absolutamente diário.

As nuances próprias e estritas da Revelação podem ser estudadas com profundidade nos inúmeros estudos bíblicos e proféticos, em forma de texto, áudio e vídeo aqui disponibilizados, extraídos dos mais diversos setores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que em certa medida (por ser tratar de uma iniciativa pessoal) pauta todo o nosso proceder, como esclarecido no link "FAQ".

Não se pode perder de vista também que os assuntos aqui trazidos em sua massacrante maioria são retirados da mídia secular convencional. Neste sentido inclusive o título escolhido: "Diário da Profecia". Antes de tudo porque como explicado em nossa exposição de motivos constante do link "Contato", a idéia nasceu apenas de forma a implementar um arquivo pessoal de fatos que pudessem se alinhar com um quadro profético maior, mas que pela graça de Deus e somente dEle - que tem o poder de transformar iniciativas defeituosas como este espaço - talvez um dia, em algum lugar, possa ter ajudado ou venha a ajudar alguém a encontrar a Verdade, que é uma pessoa, chamada Jesus Cristo.

Se assim for, já terá valido a pena.

Ministro mostra nova carteira de identidade com chip

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, mostrou hoje em Brasília o modelo da nova carteira de identidade com chip e cartão magnético que será adotado a partir de janeiro de 2011. A apresentação foi durante a posse dos membros do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SINRIC). O órgão é responsável pelo funcionamento e gestão do sistema que vai implementar um único número de identificação para os cidadãos brasileiros.

O Registro de Identificação Civil (RIC) é um cartão que reunirá as informações pessoais, como o número do CPF e o título de eleitor, armazenadas em um chip e que irá substituir gradualmente as cédulas de identidade.

Na solenidade, Barreto comentou que a cédula de identidade tem ainda hoje o mesmo modelo desde o início do século passado. “A tecnologia deu um salto extraordinário no Brasil e no mundo, pois naquela época não tínhamos uma série de recursos que hoje existem e permitem uma segurança necessária, principalmente quando tratamos do documento mais comum ao exercício da cidadania, que é a cédula de identidade”.

Com o novo sistema, afirmou o ministro, o documento será mais seguro e vai facilitar as relações sociais. “É um projeto de inclusão que integrará todas as regiões do País.”

Fonte - Último Segundo

Nota DDP: Vejá também "A nova investida para uma moeda global".

Embora já se tenha veiculado neste espaço notícia anterior sobre o mesmo tema, oportuno o post para algumas considerações pertinentes, muito embora estas já se tenham configurado em manifestações anteriores deste blogger.

Em primeiro lugar, qualquer tipo de notícia envolvendo demonstrações de que a tecnologia cada vez mais se coloca à disposição de um controle massivo e invasivo do cidadão comum não tem a intenção de afirmar, como alguns segmentos religiosos entendem, que esta seria marca da besta. Aliás não há uma só linha neste espaço que justifique tal anacrônico entendimento ou maliciosa afirmação.

Em segundo lugar e por óbvia constatação, é evidente que este fator, mais do que necessário, é imprescindível para que se admita a caracterização de um quadro onde se observará o tolhimento das liberdades individuais, especialmente daqueles que não se alinharem com medidas que comprometam a fidelidade dos filhos de Deus.

Por derradeiro, a consumação do quadro profético esperado e antecipado pela Revelação, não se configurará em um ambiente macro do dia para noite, surgido do nada, mas de um constante encadeamento de fatos tendentes a propriciar os contornos necessários para sua integral consumação.

Não por outro motivo, os atores do conflito derradeiro que estarão a perseguir o povo de Deus nos últimos dias se caracterizam como um poder político e outro religioso. Estes obviamente deverão se utilizar deste tipo de instrumentos, tais como tecnologia, informação, questões de afetamento global para implementarem as medidas necessárias aos seus objetivos.

Este raciocínio, em essência, serve para qualquer outra tema abordado neste blog.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Profecia para hoje


A revista "Profecia para Hoje" tem por objetivo chamar a atenção das pessoas para o que acontece no mundo atual. As profecias estão se cumprindo. Jesus está voltando. Estamos vivendo no fim do tempo do fim. São 4 revistas diferentes, cada uma abordando a questão sob uma perspectiva.

Fonte

Nota DDP: Divulgue. Foram disponibilizados links diretos para veiculação nas redes sociais Twitter, Orkut e Facebook. Para acessar a revista de número 1, clique aqui.

China quer melhorar relações com o Vaticano

ROMA - A China quer "melhorar" as relações com a Santa Sé e está convencida de que a Igreja Católica continuará a se desenvolver no país asiático "de modo saudável e estável", declarou o embaixador chinês na Itália, Ding Wei.

Em entrevista a uma revista local, o diplomata falou dos bons vínculos bilaterais entre Pequim e Roma, e dos laços mantidos com o "pequeno Estado", a "Cidade do Vaticano, sede do governo da Igreja Católica".

"Estamos animados de boa vontade e desejosos de melhorar o relacionamento com a Santa Sé", assegurou Ding Wei, enfatizando que, na China, "a liberdade religiosa está sancionada na Constituição".

O embaixador comentou que a católica, "como todas as grandes religiões, teve seu papel na evolução do nosso mundo" e ressaltou que "a difusão do catolicismo tem muitos séculos de história".

Segundo ele, é preciso reconhecer "que nos últimos 50, 60 anos" a instituição "gozou no nosso país de um bom desenvolvimento".

"Nós, chineses, estamos radicados no princípio, que reafirmamos, de amar a pátria, amar a Igreja e gerir de modo independente os assuntos religiosos", continuou Ding.

Os fieis católicos no país oriental, assinalou o diplomata, são hoje cerca de seis milhões de pessoas -- em uma população de cerca de 1,4 bilhão de habitantes -- e "em muitas cidades, incluindo as principais, como Pequim, Xangai, Tianjin, há vários chineses católicos".

A China não reconhece a autoridade do Papa desde 1951, ano em que bispos designados pelo governo de Mao Tse-tung foram excomungados. Os dois Estados não possuem relações diplomáticas.

Fonte - DCI

Nota Cristo Voltará: A China comunista, cada vez mais capitalista, vem percebendo a importância da liderança do papa no mundo desenvolvido. Os países do G8 (Grupo dos oito países mais industrializados, mas a China não faz parte), por exemplo, não se reúnem mais em seus encontros anuais sem que antes as igrejas unidas, sob o comando da Igreja Católica se reúnam e definam diretrizes para as decisões desses países. Acontece que o mundo, para continuar na Globalização, precisa resolver seus grandes problemas, como a violência, e entenderam que só as igrejas, unidas podem ajudar. Ou as igrejas reeducam as pessoas do mundo, ou ele não tem futuro. Parece que a China já está entendendo isso, e quer melhorar suas relações com o papa. Vamos acompanhar para ver o desenrolar dos fatos.

A língua

Tg 3:6 "Ora, a língua é fogo: é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro e põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesmo em chamas pelo inferno".

Fervorosos esforços devem ser empenhados em cada igreja, a fim de suprimir o espírito de calúnia e crítica, que é o que maior dano causa à igreja. A dureza e o hábito de criticar as faltas de outros devem ser reprovados como obra do diabo. Cumpre fomentar e robustecer nos crentes o amor e a confiança mútua. Oxalá que, movido pelo temor de Deus e amor dos irmãos, cada qual feche os ouvidos aos mexericos e acusações, apontando ao delator os ensinos da Palavra de Deus. Seja ele admoestado a obedecer às Escrituras, levando sua queixa diretamente às pessoas que supõe em falta. Esta maneira de agir, generalizada na igreja, daria em resultado uma plenitude de luz e bênção, fechando a porta a um dilúvio de males. Deus seria assim glorificado e muitas almas salvas. (Testemunhos Seletos, V2, 252)

Ninguém engane sua própria alma nesta questão. Se abrigardes o orgulho, o amor-próprio, o desejo de supremacia, vanglória, ambição egoísta, murmuração, amargura, maledicência, mentira, engano e calúnia, não tendes Cristo em vosso coração, e as evidências demonstram que tendes a mente e o caráter de Satanás, e não o de Jesus Cristo, que era manso e humilde de coração. Deveis ter um caráter cristão que subsista. Podeis ter boas intenções, bons impulsos, podeis falar compreensivelmente a verdade, mas não estais habilitados para o reino dos Céus. Vosso caráter tem em si um material desprezível, que destrói o valor do ouro. Não alcançastes a norma. Não tendes em vós o cunho divino. Os fogos da fornalha consumir-vos-iam, porque sois ouro inútil, falso. (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 441)

Sl 101:5 "Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei;".

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A inveja

A inveja não é meramente uma perversidade do temperamento, mas uma indisposição que perturba todas as faculdades. Começou com Satanás. Ele desejou ser o primeiro no Céu e, como não alcançasse todo o poder e glória que buscava, rebelou-se contra o governo de Deus. Invejou nossos primeiros pais, tentando-os ao pecado, e assim os arruinou, e a todo o gênero humano.

O invejoso fecha os olhos às boas qualidades e nobre ações dos outros. Está sempre pronto a desprezar e representar falsamente aquilo que é excelente. Os homens muitas vezes confessam e abandonam outras faltas; do homem invejoso, porém, pouco se pode esperar. Visto como invejar a alguém é admitir que ele é superior, o orgulho não tolerará nenhuma concessão. Se for feita uma tentativa de convencer de seu pecado a pessoa invejosa, ela se torna ainda mais amarga contra o objeto de sua paixão, e muitas vezes permanece incurável.

O invejoso espalha veneno aonde quer que vá, separando amigos, e suscitando ódio e rebelião contra Deus e o homem. Procura ser considerado o melhor e o maior, não mediante heróicos e abnegados esforços por alcançar ele mesmo o alvo da excelência, mas sim ficando onde está e diminuindo o mérito dos outros.
(CSE, 86)

Fonte - Ellen White Books

Como nos tempos de Ló

No planeta do pecado, o mesmo que pode ser muito bom também pode ser muito mau. A indústria, com o avanço da tecnologia, pode salvar e também cada vez mais pode matar. A ciência que criar soluções é a mesma que cria e inventa armas mortíferas. A internet, que está se tornando uma grande biblioteca para alimentar os espíritos investigativos com material de excelente qualidade também serve para divulgar a mais baixa imoralidade, em ato flagrante, em tempo real, ao vivo e a cores.

Em Porto Alegre (RS, Brasil), dois adolescentes, de 16 e 14 anos, resolveram fazer algo imoral, digamos, sem pensar nas conseqüências. Despiram-se diante da web cam, e simularam sexo. É impressionante como de um momento para outro capturaram uma audiência de 26 mil pessoas. Como cenas picantes atraem os pecadores!!! No meu site, onde divulgo comentários das lições da Escola Sabatina, para chegar a esse número de acessos leva duas semanas, não apenas poucos minutos. Esses comentários não são lá essas coisas, e tem objetivo preparar as pessoas para a vida eterna, algo que não interessa a tantos, mas são bem melhores que sexo explícito com adolescentes, portanto menores de 18 anos. As igrejas que buscam levar a salvação às pessoas, estão quase vazias! O que tem a ver com a vida eterna, não desperta tanto interesse. Bem que JESUS perguntou, quando vier outra vez, se encontraria fé na Terra. Aliás, há alguns meses, filmaram um religioso idoso fazendo sexo com outro rapaz, e tudo está na rede mundial de computadores. Atualmente o pecado tem esse poder, ser descoberto pelo mundo inteiro. Esse é um tempo em que os servos de DEUS devem dar testemunho como jamais deram, em sentido oposto ao que é a realidade. Haja fé para viver como DEUS deseja em dias como os atuais!

Agora, veja só, mais informações estarrecedoras sobre o ato dos adolescentes. A polícia está rastreando e diz que vai investigar 12 mil internautas que baixaram o vídeo. Esses podem ser enquadrados por divulgação de cenas de sexo com adolescentes. Hoje no Brasil isso pode dar cadeia. Que coisa incrível, como o pecado está poderoso!!! Alguns minutos, e milhares de pessoas já estavam assistindo, e muitas delas, copiando e enviando adiante. Pare e pense: se essas milhares de pessoas que retransmitiram as cenas fossem processadas e presas, postas na cadeia (como deveria ser feito), seria necessário construir 30 presídios novos de 400 vagas cada (tamanho médio) só para esse caso!!! Hoje, para preservar a sociedade dos maus elementos por meio de cadeia, é economicamente inviável. satanás conseguiu levar a sociedade humana a um ponto tão fundo de degeneração moral em que o mal sobrepuja o bem, e o sufoca. A imoralidade dos tempos de Ló, que levou a DEUS destruir com fogo algumas cidades está sendo em muito superada em nossos dias. Então, na prática, fazer o quê? Sim, essa é uma pergunta cuja resposta mostra que o mundo está no fim. A polícia vai chamar aquelas 12 mil pessoas para interrogá-las? Elas virão submissas, uma a uma, no horário marcado até a delegacia para dar explicações? Elas dirão que sabiam que se tratava de adolescentes? Nenhuma delas irá mentir? E se mentirem, a polícia irá investigar para identificar as mentiras e assim fazer justiça? (A justiça dos homens é classificada por DEUS como “trapo de imundícia”, ou seja, não é justiça, não há condições aqui na Terra de se fazer justiça). Se cada uma delas vier com um advogado, podem pensar em abrir mais faculdades de direito, pois o futuro da imoralidade não vai melhorar, vai sim, piorar. E se a polícia gastar apenas 30 minutos para interrogar cada um desses 12 mil imorais, que gostam de imoralidade, deverá envolver-se por 6.000 horas, isto é, levará 34 meses (quase 3 anos) só interrogando essas pessoas. Se elas viessem! Impossível! O mal está aprisionando a justiça. Veja o efeito devastador de um só ato impensado que levou apenas alguns minutos. Só um ato, praticado por adolescentes porque lhes faltou a educação no lar. Mas, dá para imaginar o efeito devastador sobre a moralidade oas atos daqueles que fazem tais coisas propositalmente, e divulgam mundo afora, que o fazem conscientemente, por serem adultos, e que tem interesses de fazer apodrecer a sociedade? E de ter lucro com isso? Os ditos “profissionais” do sexo. Gente! hoje se fotografa, se filma e se divulga o que se quiser!!! Quem poderá conter a imoralidade, se ela rende votos, gera lucros e muito dinheiro, e principalmente atrai a maciça maioria das pessoas, inclusive as autoridades que deveriam zelar pelos bons costumes? Se com a imoralidade se vendem até automóveis!

Mas o pior nem é isso. Vidas foram marcadas para sempre. Esses adolescentes tem um registro na rede mundial de computadores que nunca mais será apagado. Nunca mais! Só quando o mundo terminar. Agora entendo por outro lado, a necessidade do mundo terminar. Tem muito registro podre, que pode ser acessado por adolescenes e te por crianças inocentes, antes delas formarem seu caráter. E como pais, mesmo conscientes do mal, poderão preservar seus filhos? Alguém explique: COMO? Quando esses adolescentes forem pais, o que dirão seus filhos, se um dia toparem com essas cenas? Sim, porque as imagens estão guardadas em milhares de computadores. E os netos? Pois, que educação receberão os descendentes dessas pessoas? Que exemplo de vida terão eles. E as famílias, como serão vistas pelas pessoas do mundo inteiro? Que tipo de sociedade se poderá desenvolver tendo tais registros armazenados em milhares de HDs mundo afora?

Pense mais um pouco, e imagine que esses adolescentes se convertam para a igreja da Bíblia, e se arrependam do que fizeram, MAS, os registros das cenas estarão, como fantasmas, os perseguindo durante todos os dias de suas vidas, e de seus parentes e amigos... a sociedade podre pegou esses dois adolescentes de tal maneira que as suas vidas estão como um Big Brother, sempre sendo acessadas para ver sua imundícia. Agora imagine que eles se arrependam, e que um dia desses queiram dar algum estudo bíblico, para salvarem outras pessoas. Como farão isso, com tais registros? Que testemunho será o deles? Como fugirão daquelas cenas, se elas podem estar no computador da pessoa a quem estiverem dando estudos sobre a segunda vinda de CRISTO? Nem falo mais nos registros dos livros celestes, pois nestes se pode apagar tudo se houver arrependimento (que bom que é assim, mas se não fosse, o Universo poderia para sempre relembrar os maus atos dos próprios salvos... que vergonha seria para muitos deles, certamente com o tempo pediriam morte a DEUS, não suportando a pressão das imagens de seu passado em pecado secreto antes do arrependimento). Falo do dossiê, ou, do currículo dessas pobres pessoas posto na internet, que pode ser pesquisado ou divulgado a qualquer momento. Tais jovens, o melhor para seu futuro é que sejam cada vez mais imorais, para não sentirem a vergonha... satanás as pegou de jeito. Pois, como salvar pessoas que fizeram coisas assim? E são tantas? E elas precisam receber a mensagem da salvação!!! Está ficando difícil salvar mais alguém. Só pelo ato desses dois, milhares de pessoas, em minutos se colocaram numa situação bem mais difícil para serem salvas. Elas estão envolvidas e comprometidas com aquelas imagens!!! É que vem se aproximando o dia do fechamento da porta da graça, em que ninguém mais terá o menor interesse pela vida eterna, mas só pelo pecado, que os prendeu com tal firmeza que dele não conseguem escapar. São pessoas presas de seus atos impensados (ou muitas vezes bem pensados e planejados), e que foram desencadeados pela pressão da imoralidade presente na mídia global. Esses atuais dias são realmente difíceis!

Lembra do presidente Frances, Sarkozy? Lembra quando separou-se de sua esposa e se casou com uma linda modelo? De imediato surgiram na rede de computadores fotos dela, pelada, dos tempos em que se deixava fotografar assim. Qual homem decente quer ver sua própria esposa à mostra para todo o mundo ver? E ele é o presidente de uma poderosa nação. Que exemplo moral ele está dando para os jovens e para os cidadãos de seu país?

Pois, esses adolescentes, por certo (se der tempo) um dia irão querer ser profissionais, líderes, pai ou mãe, e na rede estão essas imagens, aparecendo aqui e ali, a qualquer momento. Agora entendo por outro ângulo o medo de Adão e Eva, quando DEUS apareceu lá no jardim, e a razão porque se cobriram com folhas verdes e fugiram. Esses adolescentes, fugirão para onde, para se esconder da internet? Se cobrirão com quê? Eles poderão cobrir as imagens? E os que navegaram e toparam com essas imagens, tem seus registros nos provedores, como farão para limpar suas vidas? E aqueles que no momento os incentivaram para fazer mais? E que divulgaram as imagens? Como eles todos se explicarão a seus parentes, esposas, maridos, pais, filhos, netos? E um dia desses, quando a verdadeira justiça foi feita, como se explicarão a DEUS?

Atenção, se em todo lugar há um celular que pode filmar a tua vida, mais que isso DEUS pode também registrar tudo, o para o juízo, podes até ficar calado, pois as provas estão todas lá, te condenando. Mas, nesse caso, hoje ainda pode arrepender-se, e em questão de segundos, tais registros desaparecem, e você pode ser salvo. Mas o que registraram por aqui na Terra, se for negativo, vai ter que suportar até o fim, tu, teus filhos, teus parentes e teus amigos. Portanto, hoje é tempo de se entregar a DEUS, para que por sua proteção sejam evitadas cenas constrangedoras, que podem levar a tua vida a uma amarga tragédia.
Não tem mais jeito, o pecado tomou uma dimensão tal que aqui nessa Terra não há mais como enfrentá-lo, e salve-se quem puder. Ou melhor, salve-se quem se agarrar com unhas e dentes em nosso Senhor JESUS CRISTO.

Fonte - Cristo Voltará

Vaticano: Secretário de Estado desloca-se à Rússia para reforçar diálogo

A Santa Sé revelou ontem, dia 25, vontade de continuar a aprofundar o diálogo com a Rússia, nomeadamente com as autoridades religiosas e civis.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, depois de uma missa celebrada em Introd, no Vale D’Aosta, onde ele se encontra em período de repouso.

Segundo a Rádio Vaticano, aquele responsável agendou uma viagem a terreno russo para o início do próximo ano, “para reforçar os elos com a comunidade católica, mas também para prosseguir o diálogo com as autoridades civis e com o Patriarcado de Moscovo, que abriram de modo completo e eficaz as relações com a Santa Sé”.

Esta viagem e também a deslocação de Bento XVI ao Reino Unido, em Setembro próximo, são vistas pelo Cardeal Bertone como formas de reforçar os laços ecuménicos da Igreja e unir a comunidade cristã na Europa.

Desde o final do ano passado, Santa Sé e Rússia voltaram a estabelecer relações diplomáticas mais estreitas, quando da visita do presidente Dmitrij Medvedev ao Vaticano.

Fonte - Ecclesia

Nota Cristo Voltará: Há alguns anos, desde que Bento XVI assumiu o reinado, o diálogo entre a Igreja Católica e os líderes políticos das nações, de muitas nações, vem se acelerando. Especialmente com as nações desenvolvidas. A Rússia, antes comunista, contra qualquer religião, sistema derrubado pelo papa anterior, agora abre-se, desde 2006, para os braços do Vaticano, e declara repetidas vezes o desejo de colaborar com o diálogo religioso e inter-cultural. As profecias estão se cumprindo.

domingo, 1 de agosto de 2010

Mais de 1 milhão de eleitores votarão com identificação de digitais este ano

Brasília - As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas.

O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal.

A urna biométrica não alterará de forma significativa o rito de votação: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. Entretanto, o novo sistema permite que o próprio eleitor libere a urna para votação ao inserir suas digitais, o que deve dar mais agilidade na hora de votar. Até então, o mesário ficava encarregado da liberação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há a possibilidade de ocorrerem falhas na identificação com o sistema biométrico. Isso porque as impressões digitais podem ser danificadas com uso de produtos químicos ou por problemas de descamação nas mãos.

Caso o sistema falhe ou haja dúvidas sobre a identidade do eleitor no dia da votação, o mesário terá um caderno de votação com os dados e foto do eleitor para checar as informações. Se o eleitor não for reconhecido nem pelo caderno de votação nem pelo sistema biométrico, não poderá votar e precisará justificar a ausência à Justiça Eleitoral.

Fonte - Agência Brasil

Nota DDP: O avanço da tecnologia demonstra-se como um instrumento absolutamente viável no implemento do quadro profético antecipado pela Bíblia, especialmente no que concerne à inviabilização da vida civil daqueles que não se alinharem aos reclamos dos poderes religiosos e políticos que atuarão como opressores dos fiéis filhos de Deus.
Related Posts with Thumbnails