segunda-feira, 4 de junho de 2007

Escudo antimísseis: os Estados Unidos "nos obrigam a reagir", diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o projeto americano de instalar um escudo antimísseis no leste europeu obriga seu país a reagir, segundo declarações feitas ao semanário alemão Der Spiegel.

Com este plano, que inclui armamento em instalações da República Tcheca e da Polônia, "se busca levantar uma proteção contra algo que não existe em absoluto", disse Putin em entrevista que será publicada na segunda-feira.

Assim, a Rússia se vê "obrigada a reagir", acrescentou o presidente russo a poucos dias da reunião do Grupo dos Oito (G8) em Heiligendamm (norte da Alemanha), que será celebrada de 6 a 8 de junho, e onde se encontrará com o colega americano, George W. Bush.

Os Estados Unidos justificam o escudo pela suposta ameaça do Irã e da Coréia do Norte. Segundo o chefe do Kremlin, a iniciativa americana "aumenta o risco de um conflito nuclear" e "quebra o equilíbrio estratégico no mundo".

O escudo projetado pelos Estados Unidos compreende um potente radar na República Tcheca e dez mísseis de interceptação na Polônia, às portas do território russo. Moscou, que se sente ameaçado, lançou nesta terça-feira um projétil chamado RS-24, que "reforça a capacidade militar da Rússia para eliminar sistemas de defesa antimísseis".

Nas mesmas páginas, um encarregado militar americano que trabalhava no projeto reiterou o convite para a Rússia se somar ao mesmo.


Fonte - Bol
Related Posts with Thumbnails