sexta-feira, 8 de junho de 2007

Efeitos do aquecimento global


Degelo na ilha da Groenlândia aumentou 30% nas últimas três décadas
Bruno Barreira
Mundo

O derretimento de gelo na ilha da Groenlândia, que possui cerca de 2,6 milhões de quilômetros cúbicos de gelo – 10% de toda água potável do mundo – acontece numa velocidade maior do que o estimado pelos especialistas. Pesquisas recentes da Universidade do Colorado, dos Estados Unidos, mostraram que o degelo na região aumentou em 30% nas últimas três décadas.

De maneira mais específica, a quantidade de gelo derretido atinge, atualmente, 150 quilômetros cúbicos por ano. O que é equivalente ao derretimento de todos os Alpes suíços. O cientista Konrad Steffen, responsável pelo estudo, explica que se todo o gelo da ilha se perder, cidades como Nova York e Londres simplesmente irão ficar inundadas.

A ilha das Maldivas, por exemplo, estarão condenadas a sumir do mapa. O problema já atinge o turismo na Groenlândia, que, por causa do aquecimento global, muitas áreas de grandes Icebergs percorridas pelos turistas se transformaram em pequenas pedras de gelo espalhadas pelo mar. O que dificulta a navegação, com riscos de naufrágio.

O problema é grave para a população porque é economicamente dependente do turismo.

Related Posts with Thumbnails