terça-feira, 26 de junho de 2007

Mudanças Climáticas: Reino Unido sofre com chuvas e Rússia com furacões

25.06.2007 - Chuvas torrenciais provocaram duas mortes e isolaram centenas de pessoas nesta segunda-feira na Grã-Bretanha, enquanto furacões atingiam a Rússia e uma onda de calor castigava o sul e o leste da Europa.

Um homem de 28 anos morreu em Hull (noroeste da Inglaterra). Ele ficou preso, ao tentar desentupir um bueiro inundado.

Perto de Sheffield, na mesma região, foi encontrado o corpo de outro jovem em um rio. Segundo as autoridades, ele foi arrastado pela correnteza. Ainda de acordo com fontes policiais, um homem de 68 anos morreu tentando atravessar uma estrada inundada.

Centenas de pessoas ficaram isoladas em Sheffield, onde helicópteros militares e policiais trabalhavam para resgatar quem buscou abrigo no telhado de suas casas, diante do aumento no volume das águas.

"É muito difícil avaliar atualmente o número de pessoas que precisam de ajuda, mas calculamos que são várias centenas", declarou o tenente da Força Aérea Ronnie Metcalfe, encarregado de coordenar o socorro.

Na Rússia, outro temporal, com tufões, deixou quatro mortos em várias zonas do país, informou a imprensa local.

As condições eram radicalmente diferentes no sul e no leste da Europa, com uma onda de calor fortalecida pelo siroco.

No sul da Itália, as equipes de bombeiros tentavam extinguir cerca de 25 focos de incêndio na Calábria, assim como nas ilhas mediterrâneas de Sardenha e Sicília. Nessa última, a situação era especialmente preocupante, e vários hotéis foram evacuados por precaução.

Na Grécia, as elevadas temperaturas, de até 43°C, causaram a morte de dois aposentados, além de ter registrado um recorde no consumo de energia elétrica, segundo fontes oficiais.

No Chipre, outro idoso morreu pelo mesmo motivo.

Bucareste, capital da Romênia, também está em alerta pelas altas temperaturas (também acima de 40°C), que já deixaram 25 mortos, após vários dias seguidos de intenso calor.

Fonte: Terra notícias

Fonte - Portal Anjo
Related Posts with Thumbnails