terça-feira, 5 de junho de 2007

Gelo do Himalaia pode sumir em 50 anos

Nas montanhas da região, temperatura subiu 0,6 graus Celsius nas últimas três décadas.Maiores afetados serão países que dependem da água do degelo da cordilheira.

Os glaciares do Himalaia podem desaparecer em 50 anos por causa das mudanças no clima, e isso teria implicações para mais de 1 bilhão de pessoas que moram na região, disseram especialistas na segunda-feira.

A temperatura média da terra aumentou 0,74 grau Celsius nos últimos cem anos, segundo o documento do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas (Icimod), em Katmandu.

De acordo com o texto, o aquecimento fez com que a temperatura nas montanhas do Himalaia subisse até 0,6 grau nos últimos 30 anos.

"É extremamente grave", disse Surendra Shrestha, diretor regional do Programa Ambiental da ONU para a Ásia e o Pacífico. "Isso vai mudar fundamentalmente nosso estilo de vida."

"Se a temperatura continuar subindo assim, não haverá mais neve e gelo na cordilheira do Himalaia daqui a 50 anos."

Milhares de glaciares do Himalaia são fonte de água para nove importantes rios asiáticos, em cujas bacias hidrográficas vivem 1,3 bilhão de pessoas, do Paquistão ao Mianmar, incluindo partes da Índia e da China, afirmaram delegados presentes à conferência.

Andreas Schild, diretor-geral do Icimod, afirmou que o sumiço das geleiras representará uma redução na capacidade de armazenamento de água da montanha.

Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails