segunda-feira, 11 de junho de 2007

Inundações deixam ao menos 66 mortos na China

da Efe, em Pequim

As chuvas torrenciais e inundações que castigaram o sul da China nos últimos dias deixaram até agora 66 mortos, doze desaparecidos e cerca de nove milhões de afetados, segundo os números divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério de Assuntos Civis.

Além disso, 591 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e 48 mil residências foram destruídas, informou um funcionário do Ministério citado pela agência estatal de notícias "Xinhua".

Ao mesmo tempo, as chuvas causaram danos a 294 mil hectares de cultivos, dos quais 53 mil ficaram totalmente destroçados, e as perdas econômicas já sobem para US$ 371 bilhões.

Desde a última quarta-feira (6) intensas chuvas castigaram as províncias chinesas de Hunan, Cantão, Guangxi, Guizhou, Jiangxi e Fujian, onde ocorreram graves deslizamentos de terra, avalanches de lodo e inundações.

As mais castigadas até o momento são Cantão, com 18 mortos, quatro desaparecidos e 1,72 milhão de afetados, e Guangxi, com 13 mortos e quase dois milhões de desabrigados.

Milhares de pessoas morrem na China todos os anos devido aos desastres naturais, principalmente tufões e inundações na bacia do rio Yang Tsé e em outras zonas da faixa meridional.

Em 2006, morreram 3.186 pessoas devido a estes desastres, 28,7% a mais que em 2005, segundo o Ministério de Assuntos Civis.

Analistas advertiram que as inundações podem ser neste ano mais graves que em outras ocasiões, devido aos efeitos do aquecimento global.

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails