quinta-feira, 28 de junho de 2007

EUA e UE fecham acordo sobre dados de passageiros


Negociadores dos Estados Unidos e da União Européia chegaram a um acordo nesta quarta-feira que, se aprovado, permitirá o compartilhamento definitivo de informações sobre passageiros de vôos transatlânticos.

Os detalhes do acordo não foram oficialmente divulgados, mas fontes ligadas ao bloco informaram que os dados serão guardados pelas agências de segurança americanas por 15 anos.
Sob os termos de um acordo firmado depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, as companhias aéreas européias devem fornecer 34 informações (inclundo como nome, endereço, assento no avião e número de cartão de crédito) sobre todos os passageiros que viajam para os Estados Unidos.

Esse acordo, entretanto, expira no fim deste mês e a sua renovação precisa ser aprovada pelos 27 membros da União Européia.

O consenso foi alcançado durante uma reunião entre o comissário europeu de Justiça e Segurança da União Européia, Franco Frattini, o ministro do Interior alemão, Wolfgang Schaeuble, e o ministro da Segurança Interna dos Estados Unidos, Michael Chertoff.
As negociações entre americanos e europeus têm sido marcadas pelas divergências sobre a melhor forma de equilibrar medidas de segurança com o respeito à privacidade dos passageiros.
Ainda nesta quarta-feira, autoridades da União Européia aprovaram um acordo que assegura aos serviços antiterroristas dos Estados Unidos acesso às informações sobre todas as transferências de dinheiro internacional processadas pela rede Swift, baseada en Bruxelas, na Bélgica.

Washington diz que precisa das informações para rastrear e bloquear a transferência de fundos a grupos "terroristas".

Fonte - BBC
Related Posts with Thumbnails