quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Crise econômica revela crise antropológica

BARCELONA, terça-feira, 11 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Crise econômica: por trás dela se esconde uma «profunda crise humana», sustenta o cardeal Antonio Cañizares, arcebispo de Toledo e primaz da Espanha.
...
O cardeal começou descrevendo a profunda crise humana que se esconde por trás da atual crise econômica.

Esta carência antropológica, considerou, foi causada «pela construção de nossas vidas à margem de Deus, pelo relativismo moral, pelo laicismo radical e por uma ideologia de gênero insidiosa que leva à destruição da verdade do homem».

A ausência de Deus, segundo o primaz, é a chave do que acontece: «Todo o esforço do homem sem Deus conduz a um beco sem saída», afirmou.

Cañizarez recordou então que o centro e futuro da Igreja estão na Eucaristia e na adoração de Jesus Cristo, e que a Igreja não existe para si mesma, mas porque é de Deus e para Deus.

O purpurado acrescentou: «Deus está presente no sofrimento e dá soluções porque vive deste sofrimento, padece-o e pode nos libertar». Por isso, convidou os presentes à oração e à adoração.

Finalmente, o cardeal pediu novas gerações de cristãos para que o mundo se desperte com a Luz de Cristo e propôs um novo desafio para a Igreja: «impulsionar uma pastoral missionária para construir uma Igreja evangelizada e evangelizadora».

Fonte - Zenit

Nota DDP: Em outras palavras, a crise deriva da desobediência aos mandamentos, regras morais de Deus (no fundo é verdade), e passa pela adoção da eucaristia pelos cristãos como rito comum, ou seja, serviços religiosos dominicais. Aliás, no relato a eucaristia vem antes de Cristo como solução, daí porque o domingo (falsa adoração) está na frente da verdadeira adoração.
Related Posts with Thumbnails