sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Primeira cúpula religiosa na ONU

Realiza-se dias 12 e 13/11/2008 a primeira reunião na ONU envolvendo religiões e políticos em busca de uma cultura de paz no mundo. É a “Conferência para o diálogo entre fé e culturas”, promovida por desejo do soberano saudita, Rei Abdallah. Essa reunião resulta de outra, ocorrida em Madri, em Julho de 2008, que fora convocada pelo rei da Arábia Saudita, reunindo quase todas as igrejas do mundo para discutir sobre o diálogo inter-religioso. Na reunião de Madri, que envolveu islâmicos, judeus, cristãos e outras religiões, houve a solicitação de que a ONU se inserisse no diálogo inter-religioso. E ela está fazendo, pelo visto, tem pressa nessas reuniões. “Mais de uma dezena de líderes políticos se reunirão na Organização das Nações Unidas para impulsionar uma “cultura de paz”, insistindo em combater os equívocos em torno das religiões, especialmente o islã, e contra o crescimento do racismo, da xenofobia e da intolerância no mundo.”

A maior parte dos chefes de estado virão de países árabes, muçulmanos. O presidente George Bush estará presente nos dois dias. “Será uma conferência muito importante”, assegurou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmando que a ONU é o centro dos esforços mundiais no sentido de impulsionar respeito mútuo, compreensão e diálogo. “Está prevista a participação na Conferência de Nova Iorque de dez chefes de Estado, seis chefes de Governo, além de numerosas delegações ministeriais de alto escalão. A Inglaterra estará representada pelo Premier Gordon Brown, e a França pelo ex-presidente francês, Jacques Chirac. Até agora, 65 delegações pediram para intervir durante os trabalhos de dois dias.” A iniciativa da reunião foi do rei Abdulá bin Abdulaziz, da Arábia Saudita, guardião de duas mesquitas sagradas.”

A reunião objetiva promover a “compreensão e o reconhecimento entre religiões, diferentes confissões e culturas, a comunidade internacional poderá promover mais diálogo, harmonia e reconciliação, disse Ban. “Estou certo de que darão um bom impulso”, ressaltou.” Não há justificativa para discursos de ódio que incite à violência ressaltou Ban Ki-moon. A “Conferência para o Diálogo entre as confissões e as culturas” espera poder difundir um novo clima de otimismo na cena mundial e no Oriente Médio.”

È de se lembrar que, paralelamente, corre pelo mundo outro debate sobre o proselitismo. Vai na direção de que todas as religiões fiquem com seus membros e nenhuma religião tente “roubar” membros de outra. A prática de proselitismo vem sendo cada vez mais visto como ato terrorista entre as religiões. Aliás, deverá ficar uma exceção para a Igreja Católica uma vez que “ela possui toda a verdade”.

“O presidente da Assembléia Geral da ONU, o sacerdote católico nicaragüense Miguel d’Escoto, afirmou que a questão da reunião não é a religião. Se falará sobre os valores comuns das diferentes culturas, sejam religiosos, de civilizações, éticos ou filosóficos, acrescentou.” São pontos em comum que facilitam a unificação de todo o sistema de adoração.

Baseado em: MWGlobal e O Ecumene
2008-11-12

Fonte - Cristo Voltará
Related Posts with Thumbnails