Acadêmicos, advogados e funcionários corporativos lançaram nesta segunda-feira nos EUA uma iniciativa de defesa da privacidade cujo objetivo é ajudar a elaborar normas para coleta, armazenamento e utilização pelas empresas de dados dos consumidores.
O Fórum Futuro da Privacidade, que é patrocinado pela AT&T, buscará maneiras de permitir aos consumidores exercerem maior controle sobre as informações pessoais que são utilizadas na internet para publicidade de segmentação comportamental.
Empresas da internet vêm sendo criticadas por monitorar o comportamento online dos usuários a fim de elaborar anúncios direcionados. O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, tem na questão da privacidade um dos pontos que pretende abordar entre os assuntos tecnológicos.
Em nossa opinião o perigo de invasão de privacidade é grande. Usuários que fazem compras na internet deixam o rastro de seu padrão de consumo, o que é uma informação valiosa para anunciantes. A participação em grupos e sites de relacionamento deixa informações ainda mais pessoais, que poderiam ser utilizadas de maneira nociva por pessoas mal-intencionadas.
Fonte - Opinião e Notícia