Barack Obama disse na última terça-feira que seu governo representará uma nova fase da liderança norte-americana no combate ao aquecimento global. Novos dados da ONU sobre as emissões de gases de efeito estufa revelaram que ainda é preciso fazer muito a este respeito.
Como parte da Convenção das Nações Unidas sobre Aquecimento Global, cerca de 40 países industrializados (a China e a Índia não fazem parte deste grupo) relatam à ONU suas emissões de gases de efeito estufa. Alguns destes países, principalmente da Europa Central e Oriental, apresentaram grandes reduções de suas emissões de 1990 para 2006, graças em parte ao colapso da indústria pesada.
Já Espanha, Portugal e Irlanda aumentaram significativamente suas emissões de gases de efeito estufa à medida que suas economias se desenvolveram. Austrália, Canadá e EUA também emitiram mais gases responsáveis pelo aquecimento global.
Apesar de um declínio de 5% no total das emissões destes 40 países desde 1990, a tendência atual é de aumento. Desde 2000, as emissões de gases de efeito estufa na antiga União Soviética aumentaram 7,4%, e nos países ricos elas cresceram 2%.
Fonte - Opinião e Notícia
Nota DDP: Em outras palavras, os tratados por adesão não têm funcionado e os compulsórios virão a reboque. Puxado por quem? Pelos EUA.