Budapeste, 11 nov (RV) - Está em andamento em Budapeste, na Hungria, o encontro entre a Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo e a delegação do Grão-rabinato de Israel para a Relação com a Igreja Católica.
O tema do encontro é: "A sociedade civil e a religião, perspectivas católicas e judaicas". O encontro foi organizado no âmbito dos 70 anos da "noite dos cristais".
O arcebispo de Budapeste e primaz da Hungria, Cardeal Péter Erdö, recordou que nas violências anti-semitas de 1938 na Alemanha e na Áustria mais de 8000 lojas foram destruídas, 1.400 sinagogas queimadas e milhares de pessoas mortas e deportadas. "Mas o mundo não reagiu", recordou. "Se isso aconteceu uma vez, pode acontecer novamente", acrescentou.
Mas sobre o encontro de Budapeste, a Rádio Vaticano entrevistou o presidente da Comissão para as relações religiosas com o Judaísmo, Card. Walter Kasper: "Constatamos que católicos e judeus têm os mesmos valores ou pelo menos valores semelhantes. E já que temos hoje na sociedade moderna também os mesmos desafios, a nossa intenção é enfrentá-los juntos".
O cardeal indica os campos nos quais se poderá colaborar de modo mais intenso: "Em especial no campo dos direitos humanos e da liberdade e, depois, na luta contra a pobreza e a miséria no mundo. Outro setor importante é a educação. Em todo caso, trata-se de um encontro amigável e de confiança mútua. Nós nos conhecemos há anos e nesses anos a confiança certamente cresceu. Agora queremos prosseguir".
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP: Tem um valor que entre estes dois grupos é bem semelhante, vejamos quem influenciará quem. Embora já saibamos a resposta.