segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vaticano pede um novo pacto financeiro internacional

CIDADE DO VATICANO, 22 NOV (ANSA) - O Vaticano pediu um "novo pacto financeiro internacional" diante da crise que abalou os mercados ao redor do mundo, sobretudo os dos países pobres e dos emergentes.

A declaração foi divulgada em comunicado do Pontifício Conselho de Justiça e Paz e aprovada pela Secretaria de Estado do Vaticano, às vésperas da Conferência Internacional de Doha -- entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

Na nota, o Vaticano questiona: "Basta uma simples revisão ou é necessária uma autêntica refundação do sistema das instituições econômicas e financeiras internacionais?".

O Estado pontifício também reclamou pelo fato das "nações mais fracas" terem sido "excluídas do plano elaborado para salvar os mercados".

Segundo nota publicada no jornal L'Osservatore Romano, "muitíssimos países que não participaram da cúpula de Washington (G20) temem, não sem razão, que esse evento tenha tirado o impacto da Conferência Internacional de Doha".

Caso o G20 tire a importância da Conferência de Doha, "será uma lástima, porque a comunidade internacional perderia a ocasião de discutir questões importantíssimas para a humanidade e para o desenvolvimento", escreveu o jornal.

Fonte - Ansa

Nota DDP: Os termos da discussão a ser proposta pelo Vaticano podem ser acompanhados em "Crise financeira é consequência de uma crise de valores".
Related Posts with Thumbnails