quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Revelação da Marca da Besta - 2

IV – As Passagens do Tanach
.
Segue a lista de passagens do Tanach (Primeiro Testamento), onde o número 666 aparece, quer em palavra, expressão ou mesmo frase. Segue-se a isso também os comentários relevantes a tais termos.
.
Bereshit (Gênesis) 1:14
.
“E disse Elohim: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.”
.
A expressão “haja luminares”, no hebraico, é “Yehi meorot” (666). Seria esta uma maneira encontrada por Yochanan de nos dizer que o anti-mashiach levaria as pessoas a adorarem os astros (especialmente, sol e lua – que são os mencionados neste contexto)?
.
Bereshit (Gênesis) 3:24
.
“E havendo lançado fora o homem, pôs k’ruvim ao oriente do Gan Eden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”
.
A expressão “e uma espada inflamada”, neste ponto, é “ve’et lahat hacherev” (666). A função da espada era impedir que o homem chegasse à árvore da vida. Ora, nas Escrituras, duas coisas são identificadas como sendo a árvore da vida: a Torá, e Yeshua (afinal, Yeshua é a Torá Viva.)
.
Estaria Yochanan nos dizendo que o principal objetivo do anti-mashiach seria nos impedir de nos achegarmos à Torá e a Yeshua?
.
Bereshit (Gênesis) 36:26
.
Aqui encontramos a expressão "V'Yitran" (666), literalmente, "e Yitran" Yitran é um nome que significa essencialmente "abundância", ou "prosperidade." Seria uma das promessas do Anti-Messias a prosperidade?
.
Bereshit (Gênesis) 38:14
.
"Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher."
.
A expressão "e tirou", no hebraico, é "vatassar" (666). O texto se refere a Tamar, que retirou suas vestes de viúva para travestir-se de prostituta. Se Tamar tipificar Yisra'el (pois do filho de Tamar vem o Mashiach), Será que Yochanan está nos dizendo que o anti-mashiach faria Yisra'el se prostituir? Ou talvez, o anti-mashiach faria Yehudá se unir à meretriz? São possíveis leituras para esse passuk (versículo.)
.
Shemot (Êxodo) 22:23-24
.
"Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos."
.
A expressão "o seu clamor", neste ponto, é "tsa'akato" (666), literalmente, o seu pranto. Agora repare no passuk (versículo) seguinte, que fala justamente da desolação do povo de Yisra'el. Estaria Yochanan nos ensinando que o anti-mashiach causaria o pranto das viúvas e dos órfãos, ao tentar perseguir e matar os homens de Yisra'el?
.
Shemot (Êxodo) 39:40
.
"As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;"
.
A expressão "cordas", neste ponto, é "meitarav" (666). Essa referência às "cordas" do Mishkan (tabernáculo) só aparece novamente nos profetas, em particular em Yirmiyahu (Jeremias) 10:20, encontramos:
.
"A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas se romperam; os meus filhos foram-se de mim, e não existem; ninguém há mais que estenda a minha tenda, nem que levante as minhas cortinas, porque os pastores se embruteceram, e não buscaram a YHWH por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam."
.
Repare que as cordas são o que ergue o Mishkan (Tabernáculo) de YHWH. Aqui vemos que as cordas se rompem, simbolizando o fato de que os filhos de YHWH foram dispersados por pastores que não buscaram a YHWH. Será que Yochanan estaria nos ensinando que o anti-messias tentaria derrubar o Mishkan (Tabernáculo) de YHWH, e dispersar seus filhos por meio de falsos pastores?
.
Vayicrá (Levítico) 8:9
.
“E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como YHWH ordenara a Moshe.”
.
A expressão “coroa da santidade”, neste ponto, é “nezar hakodesh” (666). Estaria Yochanan nos indicando que o anti-mashiach tentaria usurpar o trono de YHWH?
.
Vayicrá (Levítico) 25:14
.
"E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão;"
.
A expressão "venderdes", neste ponto, é "timkeru" (666). Repare no contexto: Uma venda enganosa! Será que Yochanan está nos ensinando que o anti-mashiach faria um mercantilismo da fé, enganando aos homens?
.
Bamidbar (Números) 10:20
.
“E sobre o exército da tribo dos filhos de Gad, Eliyassaf Ben Deu'el.”
.
“veal tseva mate venei Gad Eliyassaf Ben Deu'el”
.
Este é o único caso nas Escrituras em que um passuk (versículo) inteiro totaliza 666.
.
Sabemos pelo estudo das tribos, que Gad será um exército que combaterá o antimashiach.
Isso parece ir de encontro com esse versículo. Já os nomes “Eliyassaf” e “Deu'el” significam “El alarga” e “Eles conhecem a El.” O interessante é que Moshe, em Dt. 33, diz que “bendito é o que alarga Gad.” Será que Yochanan está nos dizendo que os gaditas receberão uma bênção especial de YHWH para revelar ao mundo o verdadeiro El (“eles conhecem a El”), expondo o anti-mashiach?
.
Bamidbar (Números) 13:13
.
L'mate Asher Setur Ben Micha'el
.
Da tribo de Asher, Setur Ben Micha'el
.
Curiosamente, Setur (666) significa "Oculto." É dito aqui "Setur Ben Micha'el." Ora, o nome "Micha'el" significa literalemente "Quem é como El?" Estaria Yochanan nos ensinando que o Anti-Messias seria um ser oculto que se declararia como sendo "Aquele que é como El"?
(Colaborou com este trecho o chaver Yam Lemu’el.)
.
Devarim (Deuteronômio) 5:32 e 17:11
.
"Olhai, pois, que façais como vos mandou YHWH vosso Elohim; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda."
.
A expressão "desviareis", neste ponto, é "tassuru" (666). A mesma expressão também
aparece no 17:11:
.
"Conforme ao mandado da Torá que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda."
.
Estaria aqui Yochanan nos ensinando que o desviar-se do caminho de YHWH, da Torá, significa seguir ao anti-mashiach? Seria o anti-mashiach aquele que faz o povo se desviar da Torá?
.
Sh'muel Alef (1 Samuel) 13:21
.
"Tinham porém limas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquilhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas."
.
A expressão "e de três", neste ponto, é "velishlosh" (666). Será que Yochanan está nos dizendo que o anti-mashiach de alguma forma se apresenta como três?
.
Melachim Alef (1 Reis) 7:22
.
“E sobre a cabeça das colunas estava a obra de lírios; e assim se acabou a obra das colunas.”
.
A expressão “obra das colunas”, neste ponto, é “mechelet amudim.” As colunas do Beit HaMikdash (Templo) davam sustentação ao Templo. Sabemos que o que dá sustentação à fé do povo é a Palavra de YHWH. Estaria Yochanan nos ensinando que o anti-mashiach removerá os pilares da fé, enfraquecendo o povo na Palavra?
.
Continua . . . (Não deixe de ler o Prefácio)

A Revelação da Marca da Besta - 1

Por Sha'ul Bentsion

I - Introdução

Durante muito tempo, fiquei meditando em dois textos bíblicos de grande importância.

O primeiro deles o texto de Guilyana (Apocalipse) 13:18, que nos manda calcular o número da besta. Como disse no artigo “Desvendando a Marca da Besta” (vide arquivos do grupo), isso é um indício de uso de guematria. Para quem não conhece, a guematria é o sistema judaico que associa números a letras. De fato, falamos um pouco sobre isso no artigo supracitado.

Quando escrevi o artigo em questão, demonstrei que havia dois textos no Tanach (Primeiro Testamento) que falavam acerca da besta. Mas, a questão da guematria não me saía da cabeça. O segundo texto que me vinha à cabeça era o texto de Atos que fala acerca dos bereanos (que eu sempre costumo mencionar, pois incentivamos muito que tudo o que digamos seja checado à luz das Escrituras.) Os bereanos sempre pesquisavam nas Escrituras. Aquilo não me saía da mente.

Ora, a “Bíblia” (digamos assim) do público que leria Guilyana (Apocalipse) não seria outra que não a mesma dos bereanos, o Tanach! Então, a resposta deveria poder ser encontrada no
Tanach.

E esse foi o começo de uma pesquisa revolucionária, jamais realizada anteriormente, a qual explico o ítem abaixo.

II - A Técnica

A técnica utilizada para a pesquisa que é tema deste artigo não poderia ser mais simples: utilizando o sistema de guematria simples, o original que era conhecido por todos os judeus à época do primeiro século, fiz uma extensa pesquisa, que levou muitos meses para ficar pronta. O objetivo era simples: Encontrar no Tanach todas as palavras, expressões, ou mesmo frases, cujo valor numérico fosse 666, e tentar desvendar uma possível relevância disso para o ensinamento acerca do antimashiach.

Evidentemente que tal trabalho é incomensurável, e ainda bem que dispomos de microcomputadores, caso contrário seriam necessários meses, talvez anos, para se encontrar todas as referências. Contudo, sabemos também que muitas verdades bíblicas (não me refiro a modismos nem invencionices) estão reservadas para o princípio do fim dos tempos, como forma de alerta aos que viveriam nos últimos dias.

Assim sendo, creio que tal pesquisa é de fundamental importância, para conseguirmos aprimorar o nosso entendimento acerca do anti-mashiach, sua identidade, e seus planos.

III – A Revolução

O resultado não poderia ser mais surpreendente. Há mais de 50 passagens no Tanach com valor numérico igual a 666, entre palavras, expressões e frases. E, na maioria delas, não é difícil verificarmos uma possível correlação com o anti-mashiach.

Apresento-as aqui, juntamente com uma possível interpretação para cada passagem.

Mas, não quero com isso, que o leitor se prenda somente às minhas conclusões, mas que possa também, munido dessa informação, seguir em seus estudos e tecer suas próprias conclusões.

Esse talvez seja um dos trabalhos mais importantes que já realizamos. Creio que esta pesquisa estabelecerá um marco de uma nova forma de estudar o número 666, e oro para que a Ruach HaKodesh ainda nos revele muito mais acerca da identidade do anti-mashiach, pois os tempos estão à porta.

Continua . . . (Não deixe de ler o Prefácio)

A Revelação da Marca da Besta - Prefácio

Transcreverei aqui um estudo que creio seja absolutamente inédito e no meu conceito extremamente revelador e absolutamente imperdível, primeiro como revelação do caráter único da Bíblia como escrito sobrenatural, que demonstra a inspiração Divina como sua fonte inafastável e, em segundo plano, mas de forma não menos importante, como as Escrituras permanecem como guia seguro daqueles temem ao Senhor, em cumprimento à premissa básica deste espaço, que é a de que o Eterno não fará coisa alguma, sem antes nos revelar através de Seus servos, os Profetas.

Trata-se assim de um material elaborado pelo Rav. Sha´ul Bentsion, do Grupo Judaico-Nazareno Torah Viva, a quem pedimos expressamente a autorização para reprodução do referido estudo, o que foi gentilmente autorizado.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mais uma vez a economia e a profecia

Como afirmei há alguns dias atrás, um amigo deste blog indagou-me sobre a questão da crise econômica americana e o cumprimento profético acerca da mudança da consituição daquele país, como pode ser lido no comentário do post "A crise imobiliária americana e os eventos finais".

Ocorre que, por "coincidência", recebi um estudo sobre a crise econômica mundial, onde o articulista entre inúmeras assertivas que faz (o estudo é longo e não caberia na agilidade deste espaço, mas me proponho a enviá-lo a quem se interessar), analisa a crise econômica francesa como decorrência da perseguição religiosa, com base em uma afirmação do Espírito de Profecia:

“A política de Roma produzira aquelas condições sociais, políticas e religiosas, que estavam precipitando a França na ruína. ... O papado envenenara a mente dos reis contra a Reforma, como inimiga da coroa, ...” (O Grande Conflito, pág. 276)

Com base neste paralelo, chega a algumas conclusões interessantes ao quadro atual americano:

1°) Esvaziamento dos cofres públicos causado pelo envolvimento da França em guerras;
2°) Balança comercial negativa causada por altos impostos e privilégios a determinada classe - os “Priveligiados”, que estava isenta;
3°) Quebra de várias empresas causada pelo acordo comercial com a Inglaterra, fazendo com que as mesmas não pudessem competir com o preço da concorrência;
4°) Agricultura: baixa produção de alimentos causada por técnicas atrasadas, secas ou inundações, resultando em grave fome e elevação do preço dos alimentos;
5°) A perseguição religiosa aos protestantes, séculos antes, causou a morte ou a fuga de homens de talento, fazendo com que a França mergulhasse no declínio econômico.


Óbvio que estas realidades ainda não se consumaram nos EUA. Mas porque eu trouxe estas considerações? Por conta de outras duas afirmativas do Espírito de Profecia, uma já analisada aqui em "Confiança de executivos nos EUA em queda livre" e, outra que retirei do estudo em foco, extremamente importante:

"O povo dos Estados Unidos tem sido um povo privilegiado; mas quando eles restringirem a liberdade religiosa, abandonarem o protestantismo e derem apoio ao papado, encher-se-á a medida de sua culpa, e será registrado nos livros do Céu: 'apostasia nacional'. O resultado dessa apostasia será a ruína nacional" (Review and Herald, 2 de maio de 1893).

Portanto, assim como um dia a França restringiu a liberdade religiosa do povo se inclinando à pressão do braço eclesiástico, os EUA haverão de fazer o mesmo e, o resultado desta ação, como já ocorreu no passado e que se repetirá no futuro, virá a ruína nacional americana. Penso que este encerramento é em decorrência de uma crise que já poderia estar em pleno desenvolvimento (seria esta?) e, inclusive, que os joelhos dobrados da águia americana em muito teriam contribuição desta condição de fragilização econômica. Repito, é o que eu penso.

Por outro lado, a segunda citação parece-me ainda mais reveladora:

“Sob a liderança de Satanás, há homens hoje em dia que estão fazendo tudo o que podem para mergulhar o mundo num conflito comercial. Assim, Satanás está procurando suscitar um estado de coisas que fará com que o mundo se torne incivilizado. Ele deseja ver a realização de coisas estranhas que Deus, O qual é demasiado sábio para errar, não ordenou.” (Este Dia Com Deus, pág. 307)

Alguém poderia dizer que esta visão de Ellen G. White em tese se referiria aos seus próprios dias. Mas não é o caso, o parágrafo imediatamente anterior, define o tempo destas "coisas estranhas":

"No futuro ocorrerão coisas estranhas. Digo isso para não se surpreendam quando acontecer." (Idem)

Certamente a Sra. White não tinha a mínima idéia do que viria a ser um conceito hoje estabelecido como "globalização". Uma crise econômica em escala mundial certamente tem lugar como sinal do tempo em que vivemos.

O domingo e as leis em vigor

Deparei-me com um artigo, em que o autor discorre sobre a probabilidade da imposição de uma lei dominical no Brasil em particular, o que faz analisando cada uma de nossas Constituições e projetando a evolução em cada uma delas da questão do descanso semanal, tendo em paralelo o domingo.

Pois bem, em dado momento o articulista tece os seguintes comentários:

"Como se pode observar, essa lei Dominical esteve incorporada a lei magna do Brasil durante a maior parte de sua história republicana.
...

Convém lembrar que é uma imposição sim e que muito embora possa haver exceções essas são muito complicadas e regulamentadas por leis especiais, algumas das quais consolidadas nas leis trabalhistas."

E conclui:

"Os guardadores do sábado que estão aguardando leis dominicais ainda não se deram conta de que elas existem há muito tempo, não só no Brasil como em muitos outros paises, e se eventualmente essas leis dominicais são transgredidas sem maiores consequencias, isso não significa que essas transgressões serão toleradas eternamente."

Sabemos que a referência profética para a concepção de uma lei dominical não é o Brasil, mas os EUA, que também têm adormecidas em seu sistema jurídico as "Blue Laws" (“Leis Azuis” foram Leis Dominicais que apareceram em regiões isoladas dos EUA em tempos passados), melhor analisadas em post do Minuto Profético.

Diante disso e, analisando um material que recebi ontem sobre a correlação da crise financeira mundial e o quadro profético que vislumbramos, pareceu-me singular uma manifestação de Ellen G. White no tema:

“Serão promulgadas muitas leis para o governo das nações, com vistas a oprimir; e serão ressuscitadas velhas leis que praticamente se tornaram sem efeito.” (Este Dia Com Deus, pág. 248)

Worship, o mercado e os adventista: Sinais do tempo


Em uma de suas últimas semanas de oração aqui no Brasil, o evangelista Henry Feyerabend criticou um tipo de música gospel que estava se popularizando nos EUA. Ele designou o referido gênero musical por um termo como “7 por 14” – dizendo que eram sete palavras repetidas catorze vezes!

O falecido pastor Feyerabend certamente tratava do Worship: canções simples, com poucas frases musicais, repetidas até a exaustão, produzindo uma espécie de clímax, à medida que o acompanhamento rítmico vai aumentando, e depois segue até que fique mais suave. O efeito é quase hipnótico.

Muitas denominações evangélicas brasileiras (pentecostais e protestantes) fizeram versões ou adotaram o estilo dos worships americanos. E essa realidade começa a ser refletida no mercado fonográfico.

Em recente matéria publicada no Jornal de Santa Catarina, avalia-se o poder de influência dos artistas cristãos e seus worships tupiniquins. A matéria informa que a popular Aline barros teve uma de suas músicas, “recomeçar”, incluída na trilha sonora da novela global “Duas Caras”. Adiante, se diz que a “ variedade de ritmos explorados pelo mercado gospel também é um atrativo para o público. Chamadas de louvor congregacional, estas músicas aproximaram as canções evangélicas das gravadoras."[1]

Como denominação, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) não fica incólume à revolução musical evangélica. Cantores como Luiz Cláudio e o Ministério de Louvor (conhecido pelo hit “Toque minhas mãos”) já trouxeram a linguagem emocional dos worships para nossas congregações.[2] Mais recentemente, o Ministério Nova Semente, pertencente à Associação Paulistana da IASD, tem dividido opiniões ao propor uma “adoração contemporânea” para atingir as pessoas de mente secularizada.[3]

O jornalista Fernando Torres, analisando o CD “No teu altar”, da cantora Melissa Barcelos, fala acertadamente da “[…] presença de guitarras na base e na característica repetição de frase”, referindo-se, em especial, à canção “Ouço Tua voz” como sendo “praticamente um mantra”.[4]

À exemplo dos adventistas, mesmo denominações de forte tradição protestante, estão substituindo as músicas congregacionais dos antigos hinários (que seguem uma tradição que remonta aos corais luteranos, aos salmos puritanos e aos hinos tradicionais americanos) por música simples, ritmada e de caráter repetitivo.

“ – Nos últimos quatro anos, o louvor congregacional [em sua nova versão, inspirada nos worships] virou uma tendência dentro do mercado fonográfico gospel – avalia Milena Pinho, a gerente de vendas do grupo MK, empresa formada por mídias que atuam no segmento evangélico em âmbito nacional há 20 anos."[5]

Daqui por diante, podemos esperar, como adventistas, o mesmo tipo de manifestações de transe em nossos cultos, causadas pelas músicas que usamos em comum (ou que, ao menos, compartilham o mesmo estilo de adoração) com as denominações pentecostais.

[1] Caroline Passos, “Eles querem o céu: segmento evangélico marca presença no mercado musical brasileiro e se reflete em Blumenau”, publicado na seção “Lazer”, do Jornal de Santa Catarina, 26 de Março de 2008, p. 1.
[2] Já tive a oportunidade de usar tais exemplos no artigo “Shows cristãos: culto, entretenimento ou mundanismo?”, disponível em http://questaodeconfianca.blogspot.com/2007/07/shows-cristos-culto-entretenimento-ou.html.
[3] Esse raciocínio, embora convincente na aparência, destoa da orientação (que os adventistas professam aceitar) encontrada em Ellen White, “Evangelismo”, p. 508, também citado em Douglas Reis, “A Música sacra dentro da cosmovisão adventista: interpretando e aplicando conceitos de Ellen White – Parte 1”, disponível em http://questaodeconfianca.blogspot.com/2007/09/msica-sacra-dentro-da-cosmoviso.html.
[4] Fernando Torres, em uma das seções da revista “Conexão JÁ”, edição de janeiro-março de 2008, p. 21.
[5] Caroline Passos, idem.

Milhares no Vaticano para recordar João Paulo II

Mais de 60 mil peregrinos reuniram-se esta manhã na Praça de São Pedro, para a celebração eucarística que assinala o terceiro aniversário da morte de João Paulo II.
...
“Ao longo de muitos dias, a Basílica do Vaticano e esta Praça foram, verdadeiramente, o coração do mundo”, apontou, lembrando também o “rio ininterrupto” dos peregrinos que vinham prestar homenagem a João Paulo II.

Todos estes momentos, que culminaram no seu funeral, “foram o supremo testemunho da estima e do afecto que ele conquistara no espírito de tantos crentes e de pessoas de todas as partes da terra”, disse o actual Papa.
...
Entre as muitas qualidades humanas e sobrenaturais, (João Paulo II) tinha, de facto, também uma excepcional sensibilidade espiritual e mística. Bastava observá-lo quando rezava: imergia literalmente em Deus e parecia que tudo o resto era estranho, naquele momento”, destacou o Papa.

Assinalando a proximidade da morte do seu predecessor com a celebração da Páscoa, Bento XVI disse que “o seu pontificado, no seu conjunto e em muitos momentos específicos, surge-nos de facto como um sinal e um testemunho da Ressurreição de Cristo”.
...

Nota DDP:
Declarações estranhas. Muito estranhas.

Delas gostaria apenas de destacar, cravando uma conclusão, que realmente o funeral de JPII é um testemunho, mas um testemunho do retorno da ICAR definitivamente à cena da história.

Agora, sobre as qualidades "sobrenaturais" e "místicas" do falecido Papa, fico me indagando qual seria a intenção de tais afirmativas. Mais ainda, o seu pontificado ser "um sinal e um testemunho da Ressurreição de Cristo".

Confesso que a notícia me trouxe mais perguntas que respostas...

Situação da economia mundial pesa nas negociações climáticas

As lentas negociações sobre a maneira de se combater o aquecimento global ficam mais complicadas à medida que as preocupações aumentam com a diminuição do ritmo da economia mundial, lamentaram os grupos de ambientalistas e alguns especialistas durante a nova rodada de negociações sobre as mudanças climática realizada em Bangcoc.

Mesmo quando as perspectivas econômicas eram melhores, os Estados Unidos afirmavam que as obrigações do Protocolo de Kioto custariam muito caro aos países industrializados em matéria de redução das emissões de gases poluentes.

Enquanto delegados de mais de 160 países se reúnem já pensando no pós-Kioto em 2012, o contexto econômico atual nas nações mais ricas é alvo de crescente preocupação a respeito das conseqüências das turbulências financeiras e ameaças de uma recessão nos Estados Unidos.

"Não há dúvida alguma de que a aplicação de uma política climática será mais difícil", considera Angela Anderson, que dirige a campanha contra o aquecimento global do Pew Environment Group, com sede em Washington.

"A situação econômica vai radicalizar o debate sobre controles de custos e reduções ambiciosas das emissões" de gases poluentes, previu.

Anderson e outros defensores do meio ambiente esperam que os governantes tenham enfim compreendido os benefícios a longo prazo de um combate sem trégua contra o aquecimento global que poderá ameaçar milhões de pessoas, espécies vegetais e animais.

Alan Oxley, ex-embaixador da Austrália que lidera o grupo pró-globalização World Growth, lembra que várias tecnologias ligadas às energias renováveis ainda não são economicamente viáveis.

Mas este crítico do Protocolo de Kioto está convencido que uma redução significativa das emissões de gases poluentes levaria inevitavelmente a uma redução do consumo, em particular de energia, e que isso afetaria particularmente as economias em desenvolvimento.

"A preocupação com um desaquecimento geral da economia deverá servir de sinal de alerta para os negociadores climáticos que devem levar em consideração a realidade da economia mundial", disse.

Yvo de Boer, responsável pela questão climática da ONU, se disse favoravelmente surpreso pelo fato de que os atores econômicos não ajam mais para minar os esforços contra as mudanças climáticas.

Ele considera que os empresários, conscientes das mudanças que ocorrerão no futuro, querem conhecer ao máximo as medidas contra o aquecimento planetário para que possam fazer bons investimentos.

Nos Estados Unidos e em todo o mundo, o presidente republicano George W. Bush é acusado de ter resistido aos progressos ambientais em prol de ganhos econômicos a curto prazo.

Os três pretendentes a sua sucessão em janeiro de 2009 na Casa Branca - John McCain, Barack Obama e Hillary Clinton- prometem ser mais ativos contra as mudanças climáticas, mas o vencedor será julgado por seus atos.

"Utilizar a economia a curto prazo como uma desculpa para não combater o aquecimento global é oportunismo", considera David Doniger do Natural Resources Defense Council, com sede em Nova York.

"As mesmas pessoas que se opõem a qualquer legislação (sobre o tema) quando a economia estava bem continuam a se opor quando a economia vai mal. Elas são apenas constantes em sua oposição em abordar o aquecimento global".

Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Variante das considerações do post anterior.

Mas vale uma avaliação complementar: A adoção do domingo, e.g., dentro do discurso acima da limitação de emissão de gases x impacto econômico, tem um relevo muito interessante. É que estudos já demonstraram que a interrupção das atividades do comércio aos domingos não implica em desaceleração do consumo, mas obviamente, por tabela, aponta para economia em relação à energia (Vide questão da propaganda acerca da "Hora da Terra"), bem como em relação à mão de obra. O que impede que este conceito em relação ao comércio possa se deslocar também para a produção, possibilitando assim a completa paralisação de atividades aos domingos, facilitando o "combate" ao aquecimento global e, ainda, proporcionando o descanso apropriado dos trabalhadores?

Sociedades consumistas durarão no máximo 20 anos, diz especialista

Caracas, 1º abr (EFE) - O editor da revista científica britânica "Ecologist", Peter Bunyard, alertou hoje em Caracas durante um fórum sobre mudança climática que as sociedades "industrializadas e consumistas durarão no máximo 20 anos".

"O consumismo, esta maneira de viver que perseguimos com tanta obsessão, não permite mais muitos anos", afirmou à Agência Efe Bunyard, especialista em mudança climática e em assuntos sobre a Amazônia.

Para Bunyard, após as mudanças no clima, "os seres humanos vão sobreviver", mas a vida será "bastante diferente" nessa hipotética nova era.

O especialista, que participou do fórum "Pressão da mudança climática sobre as florestas tropicais", realizado hoje em Caracas, também alertou sobre o esgotamento das reservas energéticas e suas conseqüências para a vida humana.

Durante sua palestra, intitulada "Impacto da mudança climática nas florestas tropicais", Bunyard destacou a ameaça sobre a Amazônia, e advertiu que "sem florestas amazônicas, a América do Sul vai morrer".

O especialista destacou a importância de evitar o desmatamento porque, "se não houver folhagem nas florestas", o processo de "evaporação e transpiração vai diminuir significativamente", o que implicaria no começo da morte do ecossistema.

O editor defendeu "informar indústrias e Governos" sobre a importância das florestas para que tomem decisões a fim de prevenir seu desmatamento, assim como conscientizar a população.

Tal idéia foi compartilhada por Markku Kanninen, diretor de Serviços Ambientais e Uso Sustentável de Florestas do Centro Internacional para a Pesquisa Florestal, na Indonésia, que também participou do fórum venezuelano.

Kanninen, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, alertou que, "se não agirmos agora, vamos experimentar mudanças muito drásticas" na forma de vida do planeta.

Em declarações à Efe, o especialista defendeu a adoção de "medidas drásticas de redução de emissões" de gases estufa e a utilização de um "imposto ambiental" sobre produtos que prejudiquem o meio ambiente.

Além disso, a gerente de projetos do Instituto Finlandês para o Meio Ambiente, Aili Pyhala, falou sobre o conceito de "pegada ecológica", que analisa os impactos do ser humano sobre a natureza.

Segundo ela, esta avaliação leva em conta dados sobre as emissões de carbono, assim como estatísticas de fontes nacionais e de organismos internacionais como a ONU e a Agência de Energia Internacional.

Em declarações à Efe, Pyhala destacou que os últimos dados mostram que os Emirados Árabes Unidos são o país com maior pegada ecológica, seguidos dos Estados Unidos e da Finlândia.

Uma reunião sobre mudança climática apoiada pela ONU começou nesta segunda-feira em Bangcoc e terá o objetivo de definir o calendário das negociações para um acordo que substitua o Protocolo de Kioto em 2012.

Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Importante analisar estas notícias sempre em dupla perspectiva: A primeira em uma ótica que realmente já se descortina no horizonte, qual seja, de que não haverá recursos naturais para todos, dado o desequilíbrio na distribuição de riquezas e a precarização das fontes, a segunda, na utilização desta realidade de forma potencializada para imposição de medidas restritivas, muitas vezes com a distorção dos fatos, como temos visto pela propagação midiática do ecoterrorismo.

Bento XVI traz «revolução da virtude» aos Estados Unidos

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 1º de abril de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI trará, com sua próxima visita aos Estados Unidos, uma «revolução da virtude», explicou Carl Anderson, cavaleiro supremo dos Cavaleiros de Colombo, ao apresentar seu novo livro no Vaticano.

«Uma civilização do amor» (A Civilization of Love, HarperOne, 203 páginas) mostra «o que todo católico pode fazer para transformar o mundo», à luz do pensamento de João Paulo II e seu sucessor na sede de Pedro.

«Estamos falando de uma ‘revolução da virtude’, mas das virtudes teologais: fé, esperança, e caridade», explicou em declarações à Zenit.

«E esta é a mensagem que Bento XVI deixou com suas duas encíclicas, ‘Deus caritas est’, que é amor, e ‘Spe salvi’, que é esperança.»

Anderson, consultor de vários conselhos vaticanos, filósofo, está convencido de que esta é a mensagem que os americanos estão esperando, como demonstrou este ano eleitoral «de maneira impressionante», que sublinhou «a questão da mudança e a questão da esperança, e o cristianismo é a religião da mudança e a religião da esperança».

«O efeito de 11 de setembro é ainda muito forte nos Estados Unidos, e uma das coisas que sugiro no livro é descobrir que pessoas somos, que pessoas queremos ser».

A resposta a estas questões, segundo Anderson, está precisamente na «civilização do amor».

«Nesta civilização, cada pessoa é um filho de Deus e todos têm um valor intrínseco. A batalha de hoje é entre a cultura da morte (na qual as pessoas são julgadas por seu valor social ou econômico) e a cultura da vida», explica no livro.

Anderson deixa de lado as diferenças religiosas para apresentar a mensagem de esperança a quem está preocupado pela crise de valores da sociedade moderna.

«Abraçando a cultura da vida e estando ao lado dos marginalizados e dos considerados como ‘inúteis’ ou como um ‘peso’ para a sociedade, os cristãos podem mudar a direção de nossa cultura», assegura em seu livro.

O próprio Anderson assegurou que seu livro busca superar o «choque de civilizações», pois a civilização do amor não é algo exclusivo dos cristãos, e apresentar «o ‘mapa’ para ajudar os cristãos a compreenderem seu papel no mundo».

Promover esta civilização do amor, declara Anderson, implica apoiar com decisão a vida e a família.

Na apresentação do livro, participaram o cardeal James Stafford, penitenciário-mor da Igreja, Livio Melina, presidente do Instituto Pontifício João Paulo II para os Estudos do Matrimônio e da Família em Roma, e Jean Laffitte, vice-presidente da Academia Pontifícia para a Vida.

Com seus quase dois milhões de membros, os Cavaleiros de Colombo são uma das maiores organizações católicas do mundo. Foi fundada em 1882 pelo venerável servo de Deus Michael McGivney, em New Haven, Connecticut.

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Em um país de raízes cristãs naufragado em uma crise moral sem precedentes, o discurso do escritor vem bem a calhar com os pontos que o Vaticano tem defendido e propício à visita do Papa BXVI neste mês. O alinhamento Vaticano/EUA parece cada vez mais viável.

Cientistas britânicos criam embriões híbridos de homem e vaca

Uma equipe de cientistas da Universidade inglesa de Newcastle foi a primeira no Reino Unido a criar embriões híbridos parte humanos e parte animais, afirmou nesta terça-feira a rede britânica BBC. De acordo com a emissora pública britânica, esses embriões, desenvolvidos a partir da inserção de material genético de células epidérmicas humanas em óvulos anucleados de vaca, sobreviveram até três dias, e fazem parte de uma pesquisa sobre várias doenças.
...
Fonte: Portal G1

NOTA: "Mas se havia um pecado acima de qualquer outro que clamava pela destruição da raça pelo dilúvio, foi baseado no crime de amalgamação do homem e de animais, desfigurando a imagem de Deus e causando confusão". E.G.W., Spiritual Gifts, v. 3, p. 64. "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem" (Mt 24:37).

Fonte - Minuto Profético

Nota DDP:
Sobre estas questões, que tem rapidamente se tornado corriqueiras e que portanto demonstram a proximidade do fim, lembro do post Brincando de Deus, que serve de referência para se perceber como a medida da iniquidade humana está rapidamente chegando ao limite...

Congresso Eucarístico Internacional

O 49º Congresso Eucarístico Internacional (evento católico) acontecerá entre os dias 15-22 de junho de 2008, no Canadá. Um dos destaques deste evento será a presença da Arca da Nova Aliança, "rica em conteúdo e simbolismo, trata-se de uma criação artística que permite aprofundar na compreensão da Eucaristia. Seu nome, de origem bíblica, refere-se à experiência espiritual do Povo de Israel e à aliança com Deus em tempos de Moisés no Sinai". Segundo a organização do Congresso, "a expressão 'Nova Aliança' alude à nova e eterna Aliança que vem de Jesus, selada pelo Mistério Pascoal de sua morte e ressurreição, e celebrada na Eucaristia".

Antes de começar o Congresso, "no domingo de Ressurreição, começou a última etapa da peregrinação da 'Arca da Nova Aliança' que percorre as dioceses do Canadá e chegará a Québec".

Além da ligação entre "Aliança-Mandamentos-Ressurreição-Eucaristia", muitos católicos, usando de uma exegese bíblica exótica, passaram a defender que a Arca da Nova Aliança representa, na verdade, Maria, mãe de Jesus. Sem dúvida, para chegar a tal conclusão, ignoram muitas outras verdades bíblicas. (Leia mais aqui).

Seja como for, ou para promover a Eucaristia (lembre-se, que indiretamente, há a promoção do descanso dominical), ou para promover o Marianismo, a Igreja Católica, tem investido muito naqueles dogmas que terão um papel decisivo na última crise deste mundo, o que demonstra que o fim está próximo...

Fonte - Minuto Profético

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ainda sobre a série Stargate Atlantis

Um amigo do blog deu-se ao trabalho de recortar o vídeo nos diálogos que de forma subliminar se trata ideologicamente sobre um dia de descanso, como já postado neste blog em Stargate Atlantis 3.17 Episódio: Sunday (Domingo) e Stargate Atlantis: Sunday - II.

Agradecendo ao esforço do irmão Hiscael, publico-as aqui para os que não tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo respectivo:




CIA vai usar tecnologia da Google

A Agência Nacional de Segurança dos EUA, por exemplo, comprou servidores nos quais a tecnologia de busca fornecida pela Google é utilizada para processar informações coletadas por redes de espiões ao redor do mundo.

O objetivo é ajudar os agentes a processar e compartilhar informações sobre suspeitos.

A Google também desenvolveu um sistema chamado Intellipedia, que é utilizado pela CIA, no qual os agentes publicam informações sobre suspeitos que podem ser acessadas e editadas por outros agentes. O Intellipedia é um sistema semelhante ao site Wikipedia.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP:
Há muito se tm falado neste espaço como o Google ainda haveria de servir de ferramenta para coleta de dados dos particulares. (Big Google começa a assustar estrategistas e usuários da Web e Crescimento do Google cria medo de um "Big Brother")

Al Gore lança campanha de propaganda de US$ 300 milhões

O objetivo é incitar um debate sobre as alterações climáticas durante as eleições presidenciais dos EUA.

Al Gore vai doar uma parte de sua própria fortuna para a campanha. É o dinheiro recebido com o Prêmio Nobel da Paz e uma quantia proveniente dos lucros do livro e do filme "Uma Verdade Inconveniente".

Gore espera persuadir os norte-americanos de que proteger o planeta está acima das divisões políticas habituais. As primeiras propagandas na TV norte-americana devem começar a ser exibidas nesta quarta-feira.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP:
O original da notícia faz uma afirmação bastante interessante: A de que Gore foi alçado "quase ao status de profeta" contra o aquecimento global. A intenção é fazer uma nova blitz sobre o tema e convencer os americanos sobre a urgência acerca da "Verdade Inconveniente".

Mais interessante ainda, é que em um dos clipes promocionais sutentados por esta nova iniciativa, coloca-se no mesmo sofá o Reverendo Al Sharpton e o pregador conservador Pat Robertson, dois personagens religiosos que não concordam em absolutamente nada, mas que já se alinham sobre a questão do aquecimento global.

Em outro insight se coloca Nancy Pelosi, que poderia ser o elo com a Igreja Católica. Gore ainda afirma que os poucos que se contrapõem ao aquecimento global seriam os mesmos que crêem "que o homem não pisou na lua" ou "que a terra é plana".

Já se percebe claramente os contornos religiosos e filosóficos ao redor desta questão. O domingo vem aí.

Fonte - The Guardian

NOTA Minuto Profético: Em primeiro lugar, seria interessante saber quem financiará essa campanha liderada pelo profeta do ECOmenismo (siga o rastro do dinheiro e acabará descobrindo os verdadeiros interesses). Também relevante é saber que a campanha pretende mobilizar a opinião pública para então, pressionar os políticos, o que acaba sendo uma estratégia profeticamente reveladora: "Mesmo na livre América do Norte, governantes e legisladores, a fim de conseguir o favor do público, cederão ao pedido popular de uma lei que imponha a observância do domingo". O Grande Conflito, p. 592. Finalmente, a participação de "aliados improváveis", como Pat Robertson (Coalizão Cristã), nos anúncios que serão veiculados na Tv, demonstra que conservadores e liberais (republicanos e democratas) já encontraram um ponto de convergência: a "crise" do aquecimento global (claro que os conservadores aproveitarão a grande oportunidade para sustentar a importância nacional do descanso dominical, algo que também agradará muito aos pagãos adoradores de Terra-Gaia que estão por trás do ECOmenismo - afinal, nas antigas religiões pagãs o domingo era dedicado à adoração do sol).

Impostos ambientais

Os esforços internacionais para combater as alterações climáticas aumentam à medida que as perspectivas científicas se tornam cada vez mais pessimistas. Mas em muitos países os impostos ambientais vêm diminuindo.

Nos países que compõem a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico estes impostos representaram, em média, 5,6% do total das receitas fiscais em 2005. Em 1996, esta porcentagem foi de 5,9%.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP:
Já se falou que a taxação é ineficiente para o "combate" ao aquecimento global. Mais em Taxa sobre o carbono deve ser imposta, mas não coletada. Outras medidas virão.

Bento XVI: Religiosos devem vigiar estilo de vida frente à secularização

Cidade do Vaticano, 31 mar (EFE).- O Papa Bento XVI pediu hoje aos religiosos que "vigiem seu estilo de vida" diante de uma secularização que avança e "que afeta também as comunidades de vida consagradas".

Diante deste "avanço da secularização", Bento XVI pediu às ordens religiosas que "vigiem suas formas e estilos de vida, que correm o perigo de enfraquecer o testemunho evangélico, tornar ineficaz a ação pastoral e frágil a resposta vocacional".

O Papa deu essas declarações ao receber em audiência hoje os salesianos, que nestes dias reelegeram o mexicano Pascual Chávez Villanueva como reitor maior.

Bento XVI lembrou aos membros da ordem suas "regras de vida", baseadas em um "teor de vida austero, pobreza evangélica praticada de maneira coerente, o amor fiel à Igreja e generoso dom de si mesmos aos jovens, aos necessitados e aos desamparados".

O Pontífice também afirmou que a Igreja está convocada, agora mais do que nunca, "a anunciar o Evangelho e sua carga de esperança", diante de "um período de grandes mudanças sociais, econômicas, políticas, de conflitos não resolvidos entre etnias e nações".

Fonte - Yahoo

Nota DDP:
Não há de ser esquecido que o ponto alto do testemunho dos cristãos, segundo o próprio Papa BXVI é o domingo. (Papa diz que o mundo necessita testemunho de unidade dos cristãos, o domingo)

segunda-feira, 31 de março de 2008

A KTF Ministry e o Decreto Dominical

Em respeito a três amigos deste blog que me enviaram o mesmo material, bem como a diretiva constante da premissa deste espaço em avaliar todas as coisas e reter o que é bom, passo a considerar algumas notícias que têm se espalhado pela internet, especialmente no meio adventista, acerca da questão do decreto dominical.

A história, resumidamente, é a seguinte:

Um ministério americano de nome "Keep the Faith Ministry" conduzido pelo Pr. Hal Meyer teria recebido informações de um Pastor de nome Allen Fine acerca de reuniões havidas no final do ano passado entre lideranças cristãs e políticas tratando dentre outras questões e, no que nos interessa, de decreto dominical. O sermão original pode ser obtido aqui.

Pois bem, para não me furtar a informar aos que eventualmente acompanhem este espaço sobre o tema, além dos motivos que considerei no início deste post, gostaria de alinhar aqui alguns balisamentos que possam servir de referência para entender a questão. Algumas informações que obtive pesquisando na internet:

1) A única referência que achei sobre um Pastor de nome J. Allen Fine ligado à organização adventista foi em um obtuário de um site de nome "The Hur Herald", onde o mesmo teria conduzido o funeral de David H. Skau, missionário da Igreja Adventista na Ásia por 36 anos, segundo o informativo;

2) Mais uma vez, aparentemente, existe um Pastor de nome J. Allen Fine na Christian Coalition, como pode se verificar por referências no "The Boston Globe" acerca de sua representação em West Virgínia para aquela entidade, o que ratificaria inclusive e em tese, a citação do "The Hur Herald", que é da mesma localidade. Existe outra ainda no "The Wall Street Journal", mais uma vez ratificando a localização em West Virgínia;

3) Essa história em parte repete um texto q rodou na internet há alguns anos atrás, com alguns detalhes mais atuais, especialmente sobre as questões ligadas ao ecossistema. Ele pode ser lido originalmente no "End Time Issues";

4) A Conferência Geral negou qualquer suporte aos rumores;

A minha impressão é que a história tem um ponto alto e outro baixo:

Alto: Em muito se identifica com realidades que estamos vendo, por exemplo o apontamento por parte do Vaticano de tomar o aquecimento global como uma questão moral;
Baixo: Acho pouquíssimo provável que se permitisse a presença de um ex-pastor adventista em uma questão deste naipe.

Indagado diretamente o Pr. Hal Meyer através de email enviado pelo Prof. Azenilto Brito, este assim se manifestou em resposta:

"Caro amigo, estou trabalhando na confirmação de tanto quanto possa com respeito a essas coisas. Nós publicamos isso na boa fé de que o que o Pr. Fine nos contou era exato. Estamos esperando descobrir o máximo da verdade quanto possamos sobre isso. Muitos [me] condenaram nisso. Mas não desfaremos [o que foi feito] a menos que se confirme ser falso."

Se alguém quiser o artigo traduzido em português, mande-me um email para o endereço constante do preâmbulo deste blog e encaminharei o mesmo em formato pdf.

Enfim, como satanás trabalha entre o erro e o acerto, parece-me muito mais provável que a divulgação deste material sem maiores referências tenha efeitos mais danosos que benéficos, tendo em vista o alarde que se tem produzido e a possibilidade de, em se verificando falsa a informação, sermos alvos dos já corriqueiros ataques dos críticos dos adventistas, trazendo descrédito para a solene mensagem que temos para este tempo.

A nossa preparação pessoal e a necessidade de impulsionarmos a pregação do Evangelho deve estar calcada no nosso relacionamento com Cristo, não em notícias alarmistas de qualquer espécie, que no todo devem sim ser consideradas, mas isso à base de exercício da razão e busca de eventuais confirmações. A vinda de Cristo deve ser motivo de alegria, não de um sentimento de pavor que tomou conta de alguns adventistas nos EUA por conta da visita do Papa naquele país aliado aos dados que aqui consideramos, segundo informações que obtive.

Deus nos abençoe para assimilarmos com sabedoria este tipo de informação, para todos os fins.

Órgão de direitos humanos da ONU aborda mudanças climáticas

Embora esta notícia faça parte de um post do Minuto Profético transcrito neste blog, achei interessantes algumas informações que reputo interessante serem tomadas em maior destaque:

"Até agora, o discurso global sobre as mudanças climáticas tendeu a centrar-se nos impactos físicos e naturais das mudanças climáticas", afirmou em uma reunião do fórum Abdul Ghafoor Mohamed, embaixador das Maldivas junto à ONU.

"O impacto imediato e profundo do fenômeno sobre os seres humanos do mundo todo vem sendo em grande parte negligenciado", disse. "Chegou o momento de corrigir esse desequilíbrio dando destaque à face humana das mudanças climáticas."

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez da luta contra o aquecimento da Terra uma de suas prioridades e encorajou todas as agências do organismo internacional a incorporar esses esforços a suas missões.

Fonte - O Globo

Cresce o posicionamento de que a questão climática deverá ser tomada como "crime contra humanidade" aos que não se alinharem. Não pode ser esquecido também que o Papa BXVI eventualmente deverá falar sobre este tema em seu pronunciamento na ONU no próximo mês. A questão que tem tomado relevo nos últimos anos deve estar cada vez mais em destaque e, certamente com medidas de cunho legal importantes em um futuro não muito distante.

Desmentido projeto de trasladar túmulo de João Paulo II

CIDADE DO VATICANO, domingo, 30 de março de 2008 (ZENIT.org).- O Pe. Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, desmentiu informações de um jornal segundo as quais se prevê o traslado do túmulo de João Paulo II da cripta vaticana para a Basílica de São Pedro do Vaticano.

Segundo um artigo publicado pelo jornal «La Stampa» este domingo, já se teria feito um estudo de traslado dos restos mortais de Karol Wojtyla com a colaboração da Guarda Vaticana.

A proposta contaria com a aprovação de uma comissão vaticana, presidida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica Vaticana.

«Posso desmentir com firmeza a existência de uma Comissão presidida pelo cardeal Comastri e que se tenha tomado qualquer decisão sobre o tema», disse o Pe. Lombardi em um comunicado.

O porta-voz vaticano considera também «infundado falar de uma participação da Guarda Vaticana» e explica que «toda decisão sobre a matéria não será tomada antes da beatificação» de João Paulo II.

«Por este motivo, aquilo que o artigo afirma não vai além de simples hipótese, cuja discussão é totalmente prematura», conclui.

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Só para documentar. Revelarei a idéia que me ocorreu, se for o caso, oportunamente.

Desinformação, condicionamento ou ritual ocultista

Dentro de uma guerra também podem ser usadas armas não convencionais, como por exemplo, a desinformação, que consiste na prática de disseminação de falsas informações, com o objetivo de enganar e confundir o inimigo. "A arte da guerra consiste substancialmente de engodo", dizia Sun-Tzu no século V a. C. Ocorre que esta arma foi adaptada pela engenharia social a serviço da Nova Ordem Mundial e, atualmente, é usada para enganar a opinião pública ou até mesmo grupos específicos de influência dentro da sociedade (os cristãos...).

Na prática, o cinema tem sido um dos veículos mais eficientes para a propagação da desinformação, visando atingir o público, em geral, e os cristãos, em especial. Observe, por exemplo, o filme "Legion" que está em fase de preparo. Dá para perceber a desinformação? Outros segmentos da sociedade também podem ser usados para tal finalidade.

Todavia, o objetivo final da "sétima arte" pode ser também o condicionamento da população para determinadas ideologias ou filosofias. Acostuma-se a mente das pessoas com determinados temas para que quando estes surgirem, no mundo real, não sejam motivo de espanto para a opinião pública (Ex: contato com extraterrestres). De uns meses para cá, a palavra "mandamentos" também passou a ter várias referências no Google notícias ("mandamentos disso", "mandamentos daquilo"...). A pergunta é: por que justo agora? Não será para acostumar as pessoas com este tema que vai se tornar tão real na crise final?

Como terceira ocorrência, encontramos também na ciência cinematográfica, e nos meios de comunicação em geral, evidências de um ritual ocultista, em que os ocultistas da elite mundial (ligados a sociedades secretas) "telegrafam" seus futuros golpes através da mídia e da música.

Enfim, ao analisar conscientemente a mídia em geral, e o cinema em particular, percebe-se finalidades múltiplas a serviço do governo mundial. Isso não deve surpreender os cristãos que sabem estar o mundo todo envolvido num grande conflito entre o bem e o mal...

Fonte - Minuto Profético

O mundo apagou as luzes


Um pequeno gesto repetido por todos faz a diferença. Um apagão que não foi causado por nenhuma cegonha, mas que teve como objectivo chamar a atenção para o aquecimento global do planeta. De Sydney, na Austrália, a São Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos, mais de 20 grandes cidades mundiais puseram às escuras os seus famosos monumentos, entre as 20.00 e as 21.00 locais, deixando apenas acesas as luzes essenciais. Milhares de empresas e particulares juntaram-se à iniciativa.

Há um ano, o movimento "Earth Hour" (Hora da Terra) tinha ficado circunscrito à maior cidade australiana. Além da famosa ópera, o porto e a ponte de Sydney, mais de dois milhões de residentes e duas mil empresas optaram pelo escuro. O resultado foi uma redução de 10,2% das emissões de carbono durante essa hora - o que se fosse repetido durante 365 dias equivaleria a retirar das estradas 48.616 carros num ano.

"Apagar as luzes durante uma hora não vai diminuir de uma vez só as emissões", reconheceu à AFP Charles Stevens, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), que organiza a iniciativa. "Mas pode actuar como um grande catalisador para maiores mudanças. Incita as pessoas a começar a consumir menos energia", acrescentou.
...

Veja também: BBC Brasil e Record News.

NOTA: "Mas uma hora por ano não é suficiente"... Que novidade... Quando o discurso politicamente correto transforma qualquer tema em "direitos humanos", a conseqüência inevitável é colocar a opinião pública contra qualquer um que venha a discordar o mínimo que seja daquilo que ficou convencionado (Ex: Discordar do homossexualismo, discordar do "direito" das mulheres em abortar...).


Nota DDP:
O Financial Post, veiculou um artigo sobre o evento. Fez um comparativo entre as luzes e a escuridão invocadas pelo evento, com a saída da humanidade da escuridão para a "luz", através da razão. Chama a atenção para o fato de que outros interesses se escondem por trás da iniciativa, especialmente os corporativos.

Sem entrar em discussões filosóficas, é interessante notar como mesmo a mídia sem conhecimento do quadro profético acaba por antecipar algumas realidades que se escondem nestas iniciativas que, como sempre, contém um enorme laço vermelho.
Algumas considerações interessantes do artigo devem ser consideradas com mais vagar. A primeira é de que longe de seu uma iniciativa inofensiva de defesa do meio ambiente, a "Hora da Terra" é um "fascimo light em desenvolvimento".
Salientou ainda, citando um importante ícono do sistema corporativo, que "negar o consenso do aquecimento global é comparável a concordar com a escravidão e manter as mulheres em condições degradantes."
Por fim afirma que muito pior que os efeitos do aquecimento global para a nossa civilização é o posicionamento acéfalo e acrítico em alinhamento com manifestações como esta da "Hora da Terra", finalizando:
"Se você ama a civilização, a liberdade e o uso da razão, mantenha ligadas todas as luzes que você precisar no sábado."

Novo livro desmente consenso de Al Gore

O ambientalista internacionalmente renomado Lawrence Solomon diz que os cientistas que se opõem a Al Gore têm muito mais credibilidade do que aqueles que apóiam as teorias do ex-vice-presidente dos EUA.

Al Gore e seus adeptos dos meios de comunicação afirmam que os cientistas que negam o aquecimento global são corruptos e difamadores -- comparáveis com os neo-nazistas que negam o Holocausto. Em seu novo livro, Lawrence Solomon diz que o consenso científico sobre o aquecimento global é um mito.

Segundo Solomon, os cientistas que consideram as teorias de Al Gore absurdas detêm os principais cargos dos institutos científicos mais importantes do mundo. O trabalho deles, Solomon afirma, é citado e aclamado por toda a comunidade científica.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP:
Outro contraponto ao "consenso" do aquecimento global e da necessidade de medidas neste particular. Mas a campanha em sentido contrário continua incólume e com mais e mais adeptos, como se pode observar nos próximos posts.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Ainda McCain e o aquecimento global

Em discurso formulado ontem, acerca da política externa que pretende impor caso seja eleito, se manifestou o Senador John McCain no sentido de que seja estabelecida uma "Liga de Democracias", que poderia unir os países livres contra a tirania, doenças e destruição ambiental. Assim como fez na Europa, na semana passada, o canditado enfatizou a cooperação na questão do aquecimento global.
Vale a pena ver o que a direção católica eventualmente espera de McCain neste quadro, como postado aqui, em McCain e o Papa: McCain não pode ganhar em novembro sem os votos dos católicos.

Hora da Terra


Existem problemas ambientais reais em nosso planeta (desmatamento, poluição de rios, excesso de produção de lixo doméstico...). Para estes problemas a conscientização é necessária, bem como a adoção de medidas preventivas por parte da sociedade. O lado escuro do ambientalismo fica por conta da atual histeria mundial sobre a tal "crise" das "mudanças climáticas" ou "aquecimento global". Muitos cientistas de renome têm se levantado para demostrar que não há "evidências" suficientes que comprovam a tese de que a culpa é 100% do homem pela emissão de CO2, como querem os alarmistas.

A posição do blog Minuto Profético é que as "mudanças climáticas", em si, não trarão o Apocalipse a este planeta, mas, os interesses políticos-religiosos defendidos nos bastidores, muitas vezes, em oculto, é que farão explodir a maior crise já vista nesse planeta. O grande interesse por trás disso tudo é a implantação da Nova Ordem Mundial, cuja marca visível de engajamento pessoal será o descanso dominical (as Igrejas protestantes dos EUA se aliarão à Igreja Católica para defender o descanso dominical como panacéia para todos os males, inclusive para a "crise" do aquecimento global). Para atingir esse fim, o ECOmenismo tem sido uma eficiente ferramenta de engenharia social, capaz de destruir a soberania das nações, modificar o comportamento social e manipular a população como uma "manada", guiando-a até o alvo desejado.

Se uma das fontes de emissão de CO2 são os carros, como é que alguém poderia, hipoteticamente falando, em sã consciência propor a paralisação destes aos domingos, sendo que a maioria da população utiliza mais os veículos durante a semana? Que força teria esse tipo de apelo? Bem, agora não há mais necessidade de se apelar para a paralisação dos carros, já que o não-uso de energia elétrica, supostamente passou a ter o mesmo efeito, de acordo com o vídeo exibido pelo projeto Hora da Terra. Segundo o vídeo, moradores de 200 cidades ao redor do mundo, apagarão suas luzes no próximo sábado, entre 8 e 9 horas da noite (horário local). Esse esforço conjunto "equivale a tirar 48.000 carros das ruas".
A relação disso com o descanso dominical é simples: Que tal desligarmos as luzes, em vez de um dia por ano, um dia por semana? Simples, não. Estará plantada a semente para a futura Lei Dominical!! E o fim terá chegado!!


Milhões sob ameaça


Especialistas alertam que se as emissões de gases do efeito estufa continuarem aumentando, as temperaturas do planeta podem subir entre 4 e 5o Celsius. O estudo encomendado pelo Greenpeace, Alerta Azul – Migrantes Climáticos no Sudeste Asiático: Estimativas e Soluções, deixa claro que, se esse aumento na temperatura acontecer, milhões de pessoas podem ser deslocadas pelos impactos das mudanças climáticas, que incluem elevação do nível do mar e secas associadas à redução de fontes de água e mudanças na temporada das monções.

Stephanie Tunmore, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Internacional afirma: “Isso é mais uma evidência do desastre humanitário que acontecerá se fracassarmos em dar atenção à ciência e agir para reduzir nossas emissões. É também mais uma confirmação de que as mudanças climáticas atingirão duramente as nações mais pobres, onde as pessoas estão mais vulneráveis.”
...
“Precisamos ver progressos reais na próxima rodada de conversas. Os governantes ainda estão conversando em vez de agir, e em muitos casos ainda são guiados pela indústria de combustível fóssil. Há uma janela muito pequena de oportunidade pela qual podemos fazer os cortes necessários. Precisamos ter um senso de urgência e um compromisso real para evitar os cenários horríveis destacados no relatório”, acrescentou Tunmore.

O Greenpeace acredita que é possível evitar que os piores impactos das mudanças climáticas – como eventos climáticos extremos, crises de água e aumento da fome – coloquem milhões de pessoas em risco. Para isso é preciso uma revolução no jeito como usamos e produzimos energia (revolução energética), e um compromisso forte para acabar com o desmatamento em todo o mundo (TDERM + desmatamento zero).

Fonte - Envolverde
Nota DDP:
A propaganda do ecoterreorismo continua a todo vapor. O próximo post já da uma idéia do que vem por aí, nestas ações em caráter de urgência que o Greenpeace conclama.

San Francisco: tremor devastador é iminente

WASHINGTON - A baía de San Francisco pode ser atingida a qualquer momento por um enorme terremoto que seria ainda mais devastador que o furacão "Katrina" e, segundo os cientistas, seus habitantes não estão nem um pouco preparados para isso.

Esta é a conclusão de um recente estudo que amplia as previsões anteriores e indica que um tremor de magnitude 7 na falha de Hayward deixaria danos no valor de US$ 165 bilhões e prejuízos econômicos de mais de US$ 1,5 trilhão.


Isso sem contar com as mortes que poderia causar e supondo que não ocorram incêndios após o abalo, como aconteceu após o grande terremoto de 1906 (devido à falha de San Andreas), quando o fogo reduziu a cinzas bairros inteiros da cidade da ponte de Golden Gate.
...
Fonte JBOnline

Conselho Mundial das Igrejas responde a intelectuais muçulmanos

O Conselho Mundial das Igrejas divulgou ontem a resposta à carta dos 138 intelectuais muçulmanos, enviada em Outubro passado a todos os líderes cristãos.

O título da resposta é "Aprender juntos a explorar o amor" e foi preparada por uma equipa de especialistas sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos. Na carta, o Conselho parte do princípio de que ''o amor ao próximo é parte essencial da fé em Deus e do amor a Deus, seja para o Islão, seja para o Cristianismo".

Na apresentação da resposta, o secretário-geral do Conselho, pastor Samuel Kobia, encorajou as Igrejas "a ponderarem o convite que nos chega dos sábios muçulmanos como uma nova ocasião de diálogo inter-religioso".

O Conselho Mundial das Igrejas é um organismo que reúne 349 igrejas protestantes, anglicanas e ortodoxas, com sede em Genebra, na Suíça.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Interessante como o CMI, do qual a ICAR não faz parte, reproduz com exatidão o discurso da Sé Papal. Basta ler A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo e A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo - 2. A tônica de aproximação é absolutamente a mesma.

quinta-feira, 27 de março de 2008

McCain e o Papa: McCain não pode ganhar em novembro sem os votos dos católicos

Como ele conseguirá isso?

Interessante esta abordagem reproduzida pelo LifeSiteNews.com do InsideCatholic.com.

O artigo toca em pontos sensíveis da diretiva da campanha do candidato John McCain à presidência dos EUA, através das lentes de Robert R. Reilly, que foi um assistente especial do ex-presidente Ronald Reagan junto da comunidade católica americana nos anos de 1983/1985. Reagan ganhou a eleição em 1984 como o primeiro republicano a obter uma maioria católica como seu eleitorado. Opinião a ser considerada, não?

Pois o que ele afirma? Que o ex-Presidente Ronald Reagan alinhou-se ao Vaticano e especialmente ao Papa João Paulo II em questões de fundo moral. Isso mesmo, Reagan apoiava questões ligadas à família, à santidade da vida, ensino religioso e pornografia. Tal condição era tão verdadeira que o Arcebispo John Foley de família com tradições democratas não hesitou em ratificar o aspecto fidedigno de uma aparição em fotos de JPII com Reagan nos jornais sorrindo juntos, o que para os democratas, à época, parecia jogo político.

Neste mister, o articulista impulsiona a idéia de que McCain deve fazer absolutamente o mesmo em relação à visita de BXVI nos EUA em Abril próximo, no entanto, enfatiza que assim como Reagan, não bastará aparecer sorrindo na mesma foto, mas alinhar-se ao mesmo nas questões morais que são caras ao Vaticano.

Após articular uma série de medidas que o Senador McCain deve empreender para se demonstrar alinhado ao Vaticano, ele faz a seguinte inferência:

"Se este for o lado em que você está, Senador McCain -- como eu acredito que seja -- você tem a oportunidade de deixar outros saberem, para que elas possam reunirem-se com você."

Resta portanto saber quais são as questões morais, além daquelas que já foram esposadas por Reagan, que são caras ao Vaticano neste momento e serão objeto de transigência neste quadro. O aquecimento global e seus desdobramentos em relação ao domingo, recentemente, virou uma delas. No mais, por se tratar de uma agência católica que veiculou o artigo inicialmente e, uma vez que o Presidente Bush que apóia a campanha de McCain estará com o Papa BXVI no próximo mês, o recado está bem dado, não?

Lembro, por fim e por oportuno, o post "O outro lado da mensagem do Papa aos EUA", onde a nova embaixadora americana no Vaticano manifestou como "os EUA estavam ansiosos para trabalharem em parceria com a Santa Sé.

Ap. 13:3-4 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151. (Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 131)

A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo - 2



Comentei aqui, em A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo, como se pode nas entrelinhas buscar paradigmas que estão sendo gradualmente fixados para atenderem os interesses do Vaticano no estabelecimento do ecumenismo e do domingo como dia de guarda cristão.

Transcrevo mais algumas de suas manifestações que são importantíssimas para entendimento desta questão e que se reproduziram de ontem para hoje:

Ressurreição de Cristo é uma verdade documentada
...
O líder da Igreja Católica dedicou hoje a mensagem, que pronuncia todas as quartas, à ressurreição de Cristo após sua crucificação e morte. Além disso, ele explicou que esta "é a verdade central da fé cristã".
...
"Na Igreja tudo se compreende a partir deste grande mistério, que mudou o curso da história e que se torna atual em cada celebração eucarística", declarou.
...
Além disso, ele instou os fiéis "a afirmarem novamente esta realidade fundamental da fé, pois a adesão ao Cristo morto e ressuscitado muda a vida das pessoas e dá coragem e força ao testemunho dos crentes".


Como de costume as inferências são várias, antes do próximo texto, destaco que realmente a ressurreição de Cristo é a verdade central da fé cristã, quanto a isso nenhuma novidade, no entanto, esta declação não pode ser considerada fora do contexto em que vem inserida, porque segundo o Papa, 'ela se torna atual a cada celebração eucarística' e deve ser tomada com 'coragem e força ao testemunho dos crentes'.

Que testemunho é esse? Ora, o testemunho comun consubstanciado no domingo, como pode ser observado em "Papa diz que o mundo necessita testemunho de unidade dos cristãos, o domingo".

Caso exista alguma dúvida sobre isso, transcrevo parte da segunda notícia, no mesmo contexto, que chama a atenção:

...
Se se debilitar a fé na ressurreição de Jesus se debilita o testemunho dos fiéis", prosseguiu.
...
Bento XVI finalizou sua catequese precisando que os discípulos de Emaus reconheceram a Cristo "ao partir o pão. Também nós na Santa Eucaristia". "Podemos encontrar e conhecer o Jesus, nesta dupla mesa da Palavra e do pão e o vinho consagrado. Cada domingo a comunidade revive a Páscoa do Senhor e recolhe do Salvador seu testamento de amor e de serviço fraternal", concluiu.


Mais sobre a convocação eucarística comum e o que ela significa, aqui.

O Papa BXVI está explicitamente convocando os cristãos, de todos os segmentos a demonstrarem sua fé em Jesus, utilizando como instrumento o ecumenismo e, como testemunho visível o domingo. A cola deste quebra cabeça todo, parece-me, virá com a questão do aquecimento global, como consideramos no post anterior supra citado. A operação da verdade com erro, tônica de toda a história da Igreja Cristã, encontra-se mais uma vez em pleno movimentoe a todo vapor. Só não vê quem não quer.

UE se compromete a aprovar medidas contra mudança climática ainda em 2008

Os chefes de Estado da União Européia (UE) reunidos no Conselho Europeu se comprometeram hoje a aprovar até o final do ano o início de medidas contra a mudança climática.

O objetivo da UE é "manter seu papel como líder na luta contra a mudança climática", explicou o presidente rotativo do Conselho Europeu, o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa.

Jansa disse que a UE prestará "atenção específica" à possível transferência de empresas para países com normas ambientais mais flexíveis, que teria um duplo efeito negativo: mais desemprego na Europa e mais emissões causadoras do efeito estufa em outros países.

A UE decidiu no ano passado reduzir em 20% suas emissões de gás carbônico até 2020 em relação ao níveis de 1990, e também que 20% de seu consumo de energia proceda de fontes renováveis daqui a 12 anos, e que os biocombustíveis representem 10% do consumo nessa data.

Os chefes de Estado e de Governo da UE se comprometem "a concluir o pacote (de medidas) até o final do ano", afirmou Jansa na conferência final, após o Conselho Europeu de dois dias.

Fonte - G1

Nota DDP:
O discurso vai se unificando a favor do movimento contra o aquecimento global e as primeiras medidas (legais) para se "combater" o mesmo começam a pipocar. O alinhamento entre o poder secular e o eclesiástico neste tema, que já têm discursos paralelos, é questão de tempo.

Jornal vaticano esclarece que Santa Sé não "enfatizou" batismo de ex-muçulmano

VATICANO, 25 Mar. 08 / 12:00 am (ACI).- O jornal oficioso do Vaticano, L’Osservatore Romano, descartou em sua edição de hoje que a Santa Sé tenha "enfatizado" o batismo de Magdi Allam, subdirector do jornal italiano Corrieri Della Sera, e ex-muçulmano.
...
"O gesto de Bento XVI tem ao mesmo tempo um importante significado porque expressa, com amabilidade e claridade, a liberdade religiosa, que é também liberdade para mudar de religião, como se destaca na Declaração Universal dos Direitos humanos de 1948", indicou.

L’Osservatore Romano também descartou que tenha existido "uma tentativa hostil contra uma religião tão grande como o Islã. Por muitas décadas, a Igreja Católica demonstrou seu desejo de dialogar com o mundo muçulmano, apesar de muitas dificuldades e obstáculos".

Neste sentido, adicionou que os problemas "não deveriam obscurecer o que é comum e o que virá no futuro".

Fonte - ACI

Nota DDP:
Realmente, uma celebração em rede mundial em um caso tão especial como o de uma pessoa que há cinco anos não pode andar sem seguranças, não contém nenhum conteúdo enfático. Aguardemos como o mundo islâmico se manifestará na sequência, pessoalmente, penso que mais uma vez ficará o dito pelo não dito e, devagarzinho, o Vaticano vai dando seus recados, aumentando seu poder de influência e a submissão dos outros ramos religiosos. Outras considerações no tema em Papa batiza ex-muçulmano.

Correio americano vai usar GPS para rastrear correspondência

Os atrasos de um ou dois dias na entrega de correspondências é comum no correio dos EUA, mas isto deve ser mudado com a implantação de um dispositivo de rastreamento por GPS para identificar a localização das cartas.

Dispositivos deste tipo já são utilizados para localizar, por exemplo, caminhões de entrega ou carros roubados. Mas foi necessária uma alteração para o desenvolvimento de um dispositivo pequeno o suficiente para caber em um envelope.

É o que fez a empresa TrackingTheWorld, da Califórnia, que adaptou o dispositivo para o envelope mais utilizado nos EUA, que mede cerca de 10 cm X 24 cm.

Fonte - Opinião e Notícia

quarta-feira, 26 de março de 2008

A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo

Torno à baila a última afirmação colhida em entrevista sobre ecologia e cristianismo:

"A Fé em Jesus Cristo, que se definiu a Si mesmo como o “caminho, a verdade e a vida”, exige aos cristãos o esforço de se empenharem mais decididamente na construção de uma cultura humanista, inspirada no Evangelho, que reponha o património de valores e conteúdos católicos. É esta Fé que se pede aos cristãos na defesa do Ambiente, nos pequenos e grandes gestos do dia a dia..."

Transcrevo agora algumas palavras para e do Papa BXVI por ocasião da Semana Santa:

Pregador do Papa - Pe. Raniero Cantalamessa

Unidade é dom que deve ser acolhido

E convidou a constatar como, «em escala mundial», «Deus infundiu seu Espírito Santo, de modo novo e raro, sobre milhões de fiéis, aparentemente em quase todas as denominações cristãs», derramando-o «com as mesmas idênticas manifestações».

«Não é este um sinal de que o Espírito impele a reconhecer o episódio como discípulos de Cristo e a tendermos juntos à unidade?», propôs.

«Não podemos «pular etapas» em relação à doutrina, porque as diferenças existem e serão resolvidas com paciência nas sedes apropriadas». «Podemos, ao contrário, pular etapas na caridade, e estar unidos, a partir de agora» – advertiu: a via para a unidade baseada no amor «está aberta para nós», algo «extraordinário».

E «entre cristãos, amar-se significa olhar juntos na mesma direção, que é Cristo», precisou.

Fonte - Ecclesia

Papa Bento XVI

Ressurreição de Cristo é triunfo do amor

A ressurreição de Cristo é a prova de que o amor triunfou sobre o ódio, constatou Bento XVI nesta quarta-feira...

«O amor é mais forte que o ódio, venceu-o, e devemos nos associar a esta vitória do amor», acrescentou.

«Queremos redespertar em nós a viva memória do sofrimento que o Senhor padeceu por nós e nos preparar para celebrar com alegria, no próximo domingo, a verdadeira Páscoa, que o Sangue de Cristo cobriu de glória, a Páscoa na qual a Igreja celebra a Festa que é a origem de todas as festas

Fonte - Ecclesia

Como analisado no post anterior, não é cristão aquele que não se alinhar aos propósitos que vierem a ser instituídos para a defesa da natureza, sendo que estes conceitos básicos se estabelecem na Bíblia, desde a criação e na fé em Jesus.

Por sua parte, as comemorações da Semana Santa nos revelam que este alinhamento cristão se escora no ecumenismo, pela demonstração de unidade dos cristãos, ignorando inclusive as diferenças doutrinárias, para amparar-se basicamente no amor.

Este amor se revela na ressurreição de Cristo, segundo o Sumo Pontífice, dia em que se celebra a festa que dá origem à todas as festas, neste contexto, o domingo.

Como já noticiado neste blog, o Papa BXVI falará à ONU quando de sua visita nos EUA, reunir-se-á, obviamente, com o líder da nação mais poderosa do planeta e, participará de reuniões com inúmeros líderes religiosos dos mais diversos segmentos, onde o tema ecologia certamente virá à baila. A expectativa pelo "Dia do Planeta", como aventado pelo Minuto Profético, é cada vez mais real de se concretizar e, as minúcias desta preparação estão em todas as entrelinhas da história.

A irresponsabilidade ecológica é um problema moral


«Teo-Ecologia» é o tema de um ciclo de três conferências que Carlos Borrego vai proferir no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro. A propósito deste ciclo, o Correio do Vouga pediu ao professor da Universidade de Aveiro que explicasse o que é a Teo-Ecologia.

CORREIO DO VOUGA - O que é a Teo-Ecologia?

CARLOS BORREGO – Teo-Ecologia é uma palavra que não entrou ainda no léxico comum, mas que pretende traduzir uma ideia do Papa João Paulo II e já aflorada pelo Papa Bento XVI. De facto, por reverência à Criação, o Papa João Paulo II declarou Francisco de Assis o Padroeiro da Ecologia, em 1979. No tempo de Francisco, este termo não era conhecido, nem os problemas ambientais representavam qualquer ameaça ao planeta Terra. Porém, na visão de S. Francisco, o universo inteiro era uma imensa catedral, onde se mostravam os sinais de Deus. Porque saídas das mãos de Deus, todas as criaturas eram percebidas como irmãos e irmãs. No Cântico das Criaturas fala da Mãe Terra. E esta Terra não era vista na lógica da utilidade. Como tudo tinha origem no Criador, Francisco cultivava a dimensão de reverência para com todas as criaturas. Era a Teo-Ecologia.

Que temas vai abordar ao longo das três conferências?

Tentaremos reflectir sobre conceitos ligados ao desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade, como uma política para o Homem, feita de ambição e esperança, onde a fé nos dá a “bússola” da orientação para o futuro. Mas qualquer futuro passa pela consciência do valor da criação e do papel da pessoa humana na construção de um mundo melhor, e pela responsabilidade de todos em contribuir positivamente para esse objectivo, usando os ensinamentos bíblicos (Palavra de Deus). Para tal, todos os pequenos gestos cívicos são importantes para preservar o ambiente e, com isso, dar testemunho evangélico. Vamos, portanto, reflectir sobre este novo paradigma: a ética ecológica ligada à fé cristã.

O cristianismo tem responsabilidades na catástrofe ambiental para onde caminhamos, como alguns dizem, por causa do “enchei e dominai a Terra”?

Parte da resposta está na pergunta anterior. A Bíblia, desde o seu início, mostra-nos que, cumprido a Palavra de Deus, toda a Criação deve ser preservada. Isso passou a ser mais evidente depois do Concílio Vaticano II (mas não nos esqueçamos que S. Francisco de Assis já defendia esta ideia no início do século XIII), com a mensagem de que os cristãos leigos têm o direito e o dever de intervir. O Homem, estando no mundo, tem obrigação de o “conservar” bem.
É difícil perceber essa acusação, quando a mensagem do cristianismo vai toda no sentido oposto à dita acusação!

É possível ser cristão e não ser ecológico, não ter preocupações ecológicas?

Não, sem rodeios. A irresponsabilidade ecológica é no fundo um problema moral
, baseado num erro antropológico, que se produz quando o ser humano se esquece que a sua capacidade para transformar o mundo deve sempre respeitar o Plano Divino.

Como pode o cristianismo ser mais verde?

A Fé em Jesus Cristo, que se definiu a Si mesmo como o “caminho, a verdade e a vida”, exige aos cristãos o esforço de se empenharem mais decididamente na construção de uma cultura humanista, inspirada no Evangelho, que reponha o património de valores e conteúdos católicos. É esta Fé que se pede aos cristãos na defesa do Ambiente, nos pequenos e grandes gestos do dia a dia, como veremos ao longo das conversas que vamos ter nos 3 dias do Ciclo de Conferências. (28 de Março, 4 de Abril e 11 de Abril )

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
São tantas inferências que corre-se o risco de se perder o contexto das afirmativas produzidas. Vou tentar alinhar algumas que abstraí do texto:
- É óbvio que o Vaticano já se encontra engajado no movimento ecológico e isso vem desde JPII e se reproduz em BXVI;
- O aspecto de referência à criação é um aspecto extramente pagão da pregação encampada neste particular, como já debatemos em outras oportunidades;
- A fé, a Bíblia e esta 'nova ética cristã' que se pretende seja encampada serão os nortes deste movimento;
- O entrevistado, de passagem faz referência ao Gênesis para entender por onde passam as soluções do quadro ecológico;
- Nega-se abertamente a qualidade de cristão aqueles que não se alinharem às posições que vierem a ser encampadas;
- O problema é de fundo moral;
- A questão da 'Fé em Jesus', como ponto de ligação entre os cristãos, como definido no texto e como levantado pelo entrevistado tem desdobramentos interessantes, gostaria de tentar analisá-los em um próximo post.
Related Posts with Thumbnails