quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Revelação da Marca da Besta - 2

IV – As Passagens do Tanach
.
Segue a lista de passagens do Tanach (Primeiro Testamento), onde o número 666 aparece, quer em palavra, expressão ou mesmo frase. Segue-se a isso também os comentários relevantes a tais termos.
.
Bereshit (Gênesis) 1:14
.
“E disse Elohim: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.”
.
A expressão “haja luminares”, no hebraico, é “Yehi meorot” (666). Seria esta uma maneira encontrada por Yochanan de nos dizer que o anti-mashiach levaria as pessoas a adorarem os astros (especialmente, sol e lua – que são os mencionados neste contexto)?
.
Bereshit (Gênesis) 3:24
.
“E havendo lançado fora o homem, pôs k’ruvim ao oriente do Gan Eden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”
.
A expressão “e uma espada inflamada”, neste ponto, é “ve’et lahat hacherev” (666). A função da espada era impedir que o homem chegasse à árvore da vida. Ora, nas Escrituras, duas coisas são identificadas como sendo a árvore da vida: a Torá, e Yeshua (afinal, Yeshua é a Torá Viva.)
.
Estaria Yochanan nos dizendo que o principal objetivo do anti-mashiach seria nos impedir de nos achegarmos à Torá e a Yeshua?
.
Bereshit (Gênesis) 36:26
.
Aqui encontramos a expressão "V'Yitran" (666), literalmente, "e Yitran" Yitran é um nome que significa essencialmente "abundância", ou "prosperidade." Seria uma das promessas do Anti-Messias a prosperidade?
.
Bereshit (Gênesis) 38:14
.
"Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher."
.
A expressão "e tirou", no hebraico, é "vatassar" (666). O texto se refere a Tamar, que retirou suas vestes de viúva para travestir-se de prostituta. Se Tamar tipificar Yisra'el (pois do filho de Tamar vem o Mashiach), Será que Yochanan está nos dizendo que o anti-mashiach faria Yisra'el se prostituir? Ou talvez, o anti-mashiach faria Yehudá se unir à meretriz? São possíveis leituras para esse passuk (versículo.)
.
Shemot (Êxodo) 22:23-24
.
"Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos."
.
A expressão "o seu clamor", neste ponto, é "tsa'akato" (666), literalmente, o seu pranto. Agora repare no passuk (versículo) seguinte, que fala justamente da desolação do povo de Yisra'el. Estaria Yochanan nos ensinando que o anti-mashiach causaria o pranto das viúvas e dos órfãos, ao tentar perseguir e matar os homens de Yisra'el?
.
Shemot (Êxodo) 39:40
.
"As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;"
.
A expressão "cordas", neste ponto, é "meitarav" (666). Essa referência às "cordas" do Mishkan (tabernáculo) só aparece novamente nos profetas, em particular em Yirmiyahu (Jeremias) 10:20, encontramos:
.
"A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas se romperam; os meus filhos foram-se de mim, e não existem; ninguém há mais que estenda a minha tenda, nem que levante as minhas cortinas, porque os pastores se embruteceram, e não buscaram a YHWH por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam."
.
Repare que as cordas são o que ergue o Mishkan (Tabernáculo) de YHWH. Aqui vemos que as cordas se rompem, simbolizando o fato de que os filhos de YHWH foram dispersados por pastores que não buscaram a YHWH. Será que Yochanan estaria nos ensinando que o anti-messias tentaria derrubar o Mishkan (Tabernáculo) de YHWH, e dispersar seus filhos por meio de falsos pastores?
.
Vayicrá (Levítico) 8:9
.
“E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como YHWH ordenara a Moshe.”
.
A expressão “coroa da santidade”, neste ponto, é “nezar hakodesh” (666). Estaria Yochanan nos indicando que o anti-mashiach tentaria usurpar o trono de YHWH?
.
Vayicrá (Levítico) 25:14
.
"E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão;"
.
A expressão "venderdes", neste ponto, é "timkeru" (666). Repare no contexto: Uma venda enganosa! Será que Yochanan está nos ensinando que o anti-mashiach faria um mercantilismo da fé, enganando aos homens?
.
Bamidbar (Números) 10:20
.
“E sobre o exército da tribo dos filhos de Gad, Eliyassaf Ben Deu'el.”
.
“veal tseva mate venei Gad Eliyassaf Ben Deu'el”
.
Este é o único caso nas Escrituras em que um passuk (versículo) inteiro totaliza 666.
.
Sabemos pelo estudo das tribos, que Gad será um exército que combaterá o antimashiach.
Isso parece ir de encontro com esse versículo. Já os nomes “Eliyassaf” e “Deu'el” significam “El alarga” e “Eles conhecem a El.” O interessante é que Moshe, em Dt. 33, diz que “bendito é o que alarga Gad.” Será que Yochanan está nos dizendo que os gaditas receberão uma bênção especial de YHWH para revelar ao mundo o verdadeiro El (“eles conhecem a El”), expondo o anti-mashiach?
.
Bamidbar (Números) 13:13
.
L'mate Asher Setur Ben Micha'el
.
Da tribo de Asher, Setur Ben Micha'el
.
Curiosamente, Setur (666) significa "Oculto." É dito aqui "Setur Ben Micha'el." Ora, o nome "Micha'el" significa literalemente "Quem é como El?" Estaria Yochanan nos ensinando que o Anti-Messias seria um ser oculto que se declararia como sendo "Aquele que é como El"?
(Colaborou com este trecho o chaver Yam Lemu’el.)
.
Devarim (Deuteronômio) 5:32 e 17:11
.
"Olhai, pois, que façais como vos mandou YHWH vosso Elohim; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda."
.
A expressão "desviareis", neste ponto, é "tassuru" (666). A mesma expressão também
aparece no 17:11:
.
"Conforme ao mandado da Torá que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda."
.
Estaria aqui Yochanan nos ensinando que o desviar-se do caminho de YHWH, da Torá, significa seguir ao anti-mashiach? Seria o anti-mashiach aquele que faz o povo se desviar da Torá?
.
Sh'muel Alef (1 Samuel) 13:21
.
"Tinham porém limas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquilhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas."
.
A expressão "e de três", neste ponto, é "velishlosh" (666). Será que Yochanan está nos dizendo que o anti-mashiach de alguma forma se apresenta como três?
.
Melachim Alef (1 Reis) 7:22
.
“E sobre a cabeça das colunas estava a obra de lírios; e assim se acabou a obra das colunas.”
.
A expressão “obra das colunas”, neste ponto, é “mechelet amudim.” As colunas do Beit HaMikdash (Templo) davam sustentação ao Templo. Sabemos que o que dá sustentação à fé do povo é a Palavra de YHWH. Estaria Yochanan nos ensinando que o anti-mashiach removerá os pilares da fé, enfraquecendo o povo na Palavra?
.
Continua . . . (Não deixe de ler o Prefácio)
Related Posts with Thumbnails