segunda-feira, 7 de abril de 2008

Por que o Papa adora os EUA?

A poucos dias da visita de Bento XVI aos Estados Unidos, a revista Time vai lhe dedicar uma capa... sobre porquê o Papa adora o país. Segundo a revista, os escritos do Pontífice e as declarações de quem o conhece sugerem que "Bento tem uma caída pelos norte-americanos e vê considerável valor na Igreja dos Estados Unidos, a terceira maior congregação católica no mundo".

O Papa, segundo a Time, "tem uma visão recorrente de um país que nós [norte-americanos] perdemos de vista: uma sociedade otimista e diversificada, mas essencialmente devota, em que a fé e o diálogo baseado na fé e em temas sociais têm vitalidade justamente pela decisão dos patriarcas fundadores em separar Igreja e Estado". Bento XVI, vê os Estados Unidos como "um modelo civil e também uma inspiração para sua nativa Europa".

Entre as fontes citadas pela revista, estão o cardeal norte-americano William Levada, prefeito da Congregação para a doutrina da fé. Segundo Levada, a admiração do Papa pelos Estados Unidos vem da época em que o jovem Joseph Ratzinger foi prisioneiro de guerra dos norte-americanos. Em 1945, no fim da II Guerra Mundial, Ratzinger desertou do exército alemão (pelo qual combatia) e foi prisioneiro dos Aliados por um breve período. Bento XVI estará nos Estados Unidos de 15 e 20 de abril, onde vai passar por Washington e Nova Iorque.

Fonte: ANSA

NOTA Minuto Profético: Na verdade, Bento XVI (como qualquer outro papa) adora os EUA porque, atualmente, o protestantismo americano está muito diferente daquele protestantismo da época da Reforma (infelizmente), e está muito mais parecido com o catolicismo - que nunca mudou!!!
Related Posts with Thumbnails