terça-feira, 22 de abril de 2008

Falando a mesma língua


Dia da Terra recordado pelo Vaticano

Assinala-se hoje o Dia da Terra, criado em 1970, com iniciativas em 174 países destinados a chamar a atenção para a importância da preservação do ambiente.
...
Na sua passagem pela sede da ONU, Bento XVI não esqueceu o tema, pedindo acção internacional para a preservação do ambiente e a protecção das várias formas de vida sobre a terra, não apenas para “a garantia de um uso racional da tecnologia e da ciência”, mas também para “redescobrir uma autêntica imagem da criação”.

Fonte - Ecclesia

ONU lança campanha por estilo de vida simples

A eficácia de um "estilo de vida simples" para combater a mudança climática é a principal mensagem da campanha lançada hoje pela ONU, na véspera do Dia Mundial da Terra, na China, um dos grandes poluidores do planeta.

Fonte - Terra

Dia off-line

Em Quebec, Canadá, dois profissionais da computação estão organizando um "dia mundial off-line", marcado para o dia 3 de maio. Denis Bystrov e Ashutosh Rajekar, os responsáveis pelo projeto, até criaram um site, o Shut Down Day, para poderem divulgar o movimento.
...
Stallings, 33, escritora, blogueira e executiva de marketing em tempo parcial para a Microsoft, em Seattle, em janeiro adotou a resolução de passar "52 noites desconectada".
...
Ela aguarda ansiosa o dia em que a tecnologia alcançar a necessidade de descanso digital. "Haverá celulares que poderão ser configurados para não receber e-mails depois das cinco da tarde do sábado ou aos domingos", disse ela.

Fonte - Minuto Profético

O papa verde
...
E tanto em círculos religiosos quanto seculares Bento XVI ganhou o título de "Papa verde"; Além dos esforços para tornar a cidade do Vaticano mais ambientalmente eficiente, ele igualmente usa a doutrina católico romana para emfatizar a responsabilidade humana de cuidar do planeta.
...
Seu antecessor, João Paulo II, certa vez descreveu as preocupações ambientais como uma " questão moral"; e observou desde 1990 que as pessoas têm "uma grave responsabilidade de preservar a ordem da terra para o bem estar das futuras gerações." Entretanto, o novo pontífice tem feito do verde uma parte central de seus ensinos e da elaboração de políticas.
...
Fonte - Minuto Profético

NOTA Minuto Profético: A sagacidade de Roma é digna de nota. Usando de argumentos morais (alguns deles corretos por sinal), o bispo de Roma, assume o papel de "defensor da Terra e dos pobres" (não que isso em si seja errado), e com sedutoras palavras tem conseguido enfeitiçar até mesmo a maior nação protestante do mundo - baluarte da liberdade religiosa. Concordo com o chefe da Igreja Católica que o cuidado da Terra é uma questão de mordomia cristã. Porém, pelo fato de Roma só multiplicar suas palavras, mas não ter mudado em nada sua essência, é um grande perigo os EUA (e o mundo todo) conceder ao bispo de Roma tão grande destaque em sua política. Sem dúvida, isso acabará por influenciar os EUA a querer copiar o modelo de Igreja/Estado que Roma adotou desde seus primórdios e mantém até hoje, o que, na prática, seria um desastroso retorno à Idade Média, com direito até ao ressurgimento da Inquisição.

Nota DDP:
O meio ambiente realmente é um tema tendente à unificação de condutas e a sua utilização por grupos de poder é algo mais que esperado. Mais um exemplo desta tendência, principalmente para atingir o corpo da igreja, passo importante neste sentido, pode ser lido em "Igreja Verde lança EcoBíblia".
Related Posts with Thumbnails