quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Revelação da Marca da Besta - 6

É interessante analisarmos cada item para vermos se podemos aprender algo sobre o anti-mashiach:
.
A Cortina
.
Rashi, em seu comentário da Torá, diz que o termo usado para a cortina simboliza proteção. Cita, inclusive Iyov (Jó) 1:10, que diz:
.
“Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.”
.
Será que Yochanan estava tentando nos dizer que alguns em Israel confundiriam o anti-mashiach com o protetor de Yisra’el?
.
A Entrada do Heichal
.
Quando procurava acerca de algum texto que falasse da entrada do Heichal, a primeira referência que encontrei, em uma nota de rodapé, foi de Melachim Beit (2 Reis) 23:11:
.
“Também tirou os cavalos que os reis de Yehudá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa de YHWH, perto da câmara de Natan-Melech, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.”
.
Ora, a entrada do Heichal foi onde houve adoração ao deus-sol, tendo os reis de Yehudá inclusive dedicado a eles uma série de presentes, e até mesmo objetos do Templo. Assim sendo, será que Yochanan nos quer indicar que o anti-mashiach levaria o povo a um sincretismo com a adoração ao deus-sol?
.
As Tábuas de Cedro
.
O cedro era uma árvore nobre e forte, típica da região. Curiosamente, em Shir HaShirim (Cantares) 5:15, a amada, descrevendo o seu amado, diz acerca de sua aparência: “o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.” Como sabemos, Shir HaShirim, entre outras coisas, figura a relação entre Yisra’el e YHWH Yeshua.
.
Será que Yochanan estava tentando nos alertar que alguns confundiriam o antimashiach com o amado de Yisra’el, cuja aparência é como o cedro?
.
O Kodesh Kodashim
.
O Kodesh Kodashim (Santo dos Santos), é considerada a morada de YHWH. Como sua medida é 20x20x20 cúbitos, a expressão nesses pontos aparece 3 vezes. Mais uma vez, vemos que o anti-mashiach se apresentaria como três. Da mesma maneira, será que Yochanan está dizendo que o anti-mashiach se assentaria no Kodesh Kodashim (Santo dos Santos)? Isso poderia ser entendido de forma literal, ou talvez de forma figurada – como o anti-mashiach se tornando o centro da adoração de seus seguidores. Provavelmente, ambas as situações ocorrerão.
.
O Heichal
.
O Heichal era o Santuário de YHWH, respondendo pela maior parte da área construída do Templo, visto que o átrio era descoberto. O Heichal era o centro da adoração propriamente dita. Nele estavam a menorá, a mesa dos pães, e o incensário de ouro. Será que Yochanan estaria nos dizendo que o anti-mashiach se colocará como centro da adoração de seus seguidores?
.
As Asas dos K’ruvim
.
É interessante a associação do número 666 à distância das asas dos k’ruvim (querubins), visto que um dos textos normalmente associados com haSatan é Yehezkel (Ezequiel) 28:14-15:
.
“Tu eras o querubim [hebr: keruv], ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Elohim estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.”
.
Será que Yochanan estaria nos dizendo que o anti-mashiach seria, na realidade, o espírito de haSatan, um dos k’ruvim de YHWH, que caiu por causa da iniqüidade?
.
O Altar de Bronze
.
A partir da associação do número 666 com o altar de bronze, será que Yochanan tentava nos dizer que o anti-mashiach também, a exemplo de como fora com o próprio Mashiach, alegaria ser o sacrifício expiatório?
.
As Câmaras Laterais
.
O Templo de Yehezkel (Ezequiel) possui algumas diferenças, em sua arquitetura, do 1º. e 2º. Templos. Rashi aponta para essas câmaras laterais justamente como sendo algo que não existia nos outros dois. Será que Yochanan estaria nos dizendo que o anti-mashiach faria modificações ao sistema de adoração a YHWH?
.
Zecharyah (Zacarias) 5:2
.
“E disse-me o anjo: Que vês? E eu disse: Vejo um pergaminho voando, que tem vinte cúbitos de comprido e dez cúbitos de largo.”
.
Esse texto é impressionante! Novamente, a associação com o número 666 vem a partir dos 20 cúbitos. O conteúdo do pergaminho é uma maldição aos que praticam a iniqüidade.
.
O mais impressionate é o que dele sai. Colocamos aqui o texto na íntegra:
.
“E eis que foi levantado um talento de chumbo, e uma mulher estava assentada no meio do efa. E ele disse: Esta é a Iniqüidade. E a lançou dentro do efa; e lançou sobre a boca deste o peso de chumbo. E levantei os meus olhos, e vi, e eis que saíram duas mulheres; e traziam vento nas suas asas, pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram o efa entre a terra e o céu. Então eu disse ao anjo que falava comigo: Para onde levam elas o efa? E ele me disse: Para lhe edificarem uma casa na terra de Shinar; e, estando ela acabada, ele será posto ali na sua base.”
.
Desse pergaminho de vinte cúbitos (666), sai uma mulher cujo nome é Iniqüidade (transgressão à Torá), e a ela é edificada uma casa (templo) na terra de Shinar, que é exatamente Bavel (Babilônia)!
.
Estaria Yochanan nos dizendo que o anti-mashiach levaria as pessoas à mulher cujo nome é iniqüidade (a grande meretriz), cujo centro de adoração estaria em Bavel (Roma)?
.
Continua . . . (Não deixe de ler o Prefácio)
Related Posts with Thumbnails