terça-feira, 29 de abril de 2008

Santa Sé pede desenvolvimento centrado no ser humano

ACRA, segunda-feira, 28 de abril de 2008 (ZENIT.org).- Os princípios de solidariedade e subsidiariedade são chave para estabelecer as regras internacionais que sustentam o desenvolvimento, propõe a Santa Sé.

Esta idéia se afirma em uma nota enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento em Acra, Gana, que termina hoje.
...
A seguir, o documento aconselha «uma mudança de perspectiva»: o objetivo do desenvolvimento, afirma, é o bem comum.

A Santa Sé explica: «Deve ficar claro que desenvolvimento não se refere só ao crescimento da economia em geral; refere-se ao desenvolvimento do ser humano, com suas capacidades e relações com grupos sociais intermediários – família, grupos sociais, políticos, culturais, etc. – no qual este vive».

«Isso requer uma mudança de perspectiva que reconheça os povos unidos por um fator comum, seu ser humanidade criada com o selo de seu comum Deus criador. Só partindo desta premissa podemos buscar, entre instituições pluralistas, a conquista do bem comum, que tem de ser o objetivo primário de qualquer sociedade.»
...
Se o desenvolvimento está centrado na pessoa humana, conclui a Santa Sé, há alguns temas-chave que devem ser levados em conta. O documento menciona cinco.

Um deles é a educação, «a essência do desenvolvimento.
...
Incluem-se também a saúde e o trabalho digno.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP:
O discurso é alinhado com a questão de defesa dos Direitos Humanos, como debatido recentemente pelo Papa na ONU, tem conexão lógica com soluções já asseveradas pelo Pontífice em termos de de família, saúde e trabalho digno, vindo a rogo ainda das Encíclicas que devem ser apresentadas em futuro próximo, uma social e possivelmente outra sobre lei natural. Não é preciso muito esforço para se conectar os temas com outra prioridade do Vaticano, como deixado claro no encerramento da visita aos EUA: o domingo. Aliás, neste contexto, "povos unidos por um fator comum", "com o selo de seu comum Deus criador" lembra alguma coisa?
Related Posts with Thumbnails