quinta-feira, 24 de abril de 2008

Perseguição

Inicio o post já afirmando, de antemão e embora imagine que ficará muito claro na articulação infra, que não tenho a menor intenção de ratificar qualquer posicionamento de determinados segmentos religiosos, aliás, muito pelo contrário. A intenção deste é levantar uma questão interessante, que talvez possa se descortinar com outros matizes em futuro próximo.

A questão é a seguinte: É sabido que há poucos dias foi invadida pela autoridades americanas uma fazenda localizada nos EUA onde se encontrava um grupo dissidente mormon que mantém em suas condutas básicas a prática da poligamia e o casamento com menores de idade. Um articulista, baseado nesta premissa e invocando o paralelismo do costume com o islamismo, que também mantém as mesmas práticas, indaga porque não se interpela os islâmicos sob os mesmos argumentos. (La doble vara de medir del FBI a la hora perseguir a los polígamos)

O irmão que levanta a questão, indica ainda que a ação das autoridades americanas podem ter se originado em uma falsa denúncia, o que deixaria ainda mais delineado o caráter aleatório da empreitada levada a efeito. (Redada contra secta polígama pudo ser detonada por llamada falsa).
Sem entrar no mérito da questão, achei sobremaneira pertinente a intervenção do Prof. Azenilto no debate, que levantou algumas questões, também paralelas, aos costumes islâmicos:

Observem outros detalhes do perfil dos muçulmanos:
- Têm um dia de guarda diferente da maioria
- Têm um profeta
- Têm regras alimentares diferentes da maioria
- Têm restriçõs quanto a forma de diversões mundanas
- Têm regras sobre vestuário
Se parece com algum outro grupo religioso?

Não é de se espantar se, em algum momento no futuro, conclame-se a perseguição de outros grupos de pessoas com base no mesmo "paralelismo". Como os paradigmas podem mudar rapidamente, não?
Related Posts with Thumbnails