sexta-feira, 18 de abril de 2008

O papa na ONU


Como esperado, o Papa BXVI discursou na ONU nos temas já levantados nos EUA.

Falou especialmente de direitos humanos, definiu-os como imutáveis dádivas de Deus e não dependentes da vontade de políticos em diferentes circunstâncias. Afirmou que tais direitos são baseados na "lei natural escrita nos corações dos homens" (definitivamente este discurso veio para ficar, até porque dele já se ouviu o devido eco do próprio Presidente Bush) e, alertou sobre o perigo de se legislar sem considerar tais fundamentos.

Demonstrou ainda que uma das prioridades do Vaticano estão nas questões ecológicas, defendendo que os esforços para a proteção do meio ambiente não devem ser realizados apenas limitando o uso da ciência e da tecnologia em forma "racionais", mas também por outra razão, para "redescobrir a autêntica imagem da criação".

BXVI, um ex-professor de teologia, é conhecido pelos seus densos e teológicos discursos e escritos, embora alguns observadores do Vaticano dissessem que talvez ele não quisesse ser muito específico, afim de não prejudicar seu ponto principal, sua preocupação com o secularismo.

Oficiais do Vaticano têm dito que o objetivo primeiro da visita do papa aos EUA seria sua manifestação na ONU, sendo seu discurso neste orgão uma forma de atingir o mundo, não apenas os EUA.

Fontes:
Washington Post
NY Times

Nota: O papa falou ainda em certo momento sobre a importância do ecumenismo e relacionou-o com a ONU, no entanto, as fontes citadas não mencionaram nada sobre isso, talvez venha posteriormente em outras matérias.

Pessoalmente, nunca havia assistido sessões da ONU antes, chamou-me a atenção o fato de, ao final do discurso, todo o plenário ter se colocado de pé para aplaudir efusivamente o Papa. Mas não sei se é a praxe, ou foi uma deferência especial...
Related Posts with Thumbnails