quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Revelação da Marca da Besta - 5

Yeshayahu (Isaías) 65:13-5
.
“Portanto assim diz Adonai YHWH: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os meus servos beberão, porém vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; Eis que os meus servos exultarão pela alegria de coração, mas vós pranteareis pela tristeza de coração; e uivareis pelo quebrantamento de espírito. E deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldição; e Adonai YHWH vos matará; e a seus servos chamará por outro nome."
.
A expressão “pranteareis”, no original é “titsaku” (666). Repare no contexto. Estaria Yochanan dizendo que os servos do anti-mashiach serão derrotados e humilhados, e que o nome do anti-mashiach se tornaria maldição entre os eleitos?
.
Yirmiyahu (Jeremias) 10:12
.
“Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.”
.
A expressão “ele fez a terra”, no original, é “osse erets” (666.) Estaria Yochanan nos alertando que o anti-mashiach se faria passar pelo próprio Criador da terra?
.
Yirmiyahu (Jeremias) 51:36
.
“E Bavel se tornará em montões, morada de dragões, espanto e assobio, sem que haja quem nela habite.”
.
Novamente temos um texto muito relevante, pois se refere a Bavel (Babilônia). Além disso, a expressão aqui com valor numérico 666 é justamente a expressão “morada de dragões”, que no original é “meon tanim.” Dragões (tanim) aparecem em Guilyana, como símbolo dos demônios. Assim sendo, estaria Yochanan revelando que o lugar de habitação do anti-mashiach (talvez, suas igrejas?) seja morada de dêmonios?
.
Yehezkel (Ezequiel) 11:17-18
.
“Portanto, dize: Assim diz Adonai YHWH: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Yisra’el. E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.”
.
A expressão “lançados” (ou espalhados) é, neste ponto, “nefotsotem” (666.). Ora, se YHWH é quem ajunta, e remove as coisas detestáveis e abomináveis, então estaria Yochanan indicando que quem espalha o povo (ie. o afasta de seu lar, Yisra’el) e promove coisas detestáveis e abominações é o espírito do anti-mashiach?
.
Yehezkel (Ezequiel) 30:7
.
“E serão desolados no meio das terras assoladas; e as suas cidades estarão no meio das cidades devastadas.”
.
A expressão “devastadas” é, neste ponto, “nacharavot” (666.) Seria o anti-mashiach o devastador?
.
Yehezkel (Ezequiel) 32:5
.
“E porei as tuas carnes sobre os montes, e encherei os vales da tua altura.”
.
A expressão “tua altura” é, neste ponto, “ramutecha” (666), e faz alusão à arrogância de Faraó. Vale lembrar que faraó, no Egito, era considerado “um deus.” O contexto fala que por tal arrogância, faraó seria destruído. Estaria Yochanan nos indicando que o anti-mashiach, em sua arrogância de se declarar semelhante a YHWH, seria destruído?
.
Dani’el (Daniel) 1:18
.
“E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.”
.
A expressão “e ao fim” é, neste ponto, “ulemiktsat” (666), e podemos vê-la sendo aplicada aqui ao fim dos dias. Estaria Yochanan nos dizendo que o anti-mashiach seria revelado no fim dos dias?
.
Amos 5:18
.
“Ai daqueles que desejam o dia de YHWH! Para que quereis vós este dia de YHWH? Será de trevas e não de luz.”
.
A expressão “o dia de YHWH será de trevas e não de luz” é, no original, “yom YHWH hu-choshech velo or” (666). Estaria Yochanan nos mostrando que o anti-mashiach tentaria fazer as pessoas crerem na sua volta, a qual na realidade seria trevas? Seria, por exemplo, uma alusão à falsa doutrina do arrebatamento?
.
Nachum (Naum) 1:4
.
“Ele repreende ao mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Bashan e o Carmelo, e a flor do Líbano murcha.”
.
A expressão “os rios” é, neste ponto, “haneharot” (666). Há duas idéias que podem ser extraídas disso. O primeiro está no fato de que, pela mística judaica, o rio é algo que dá uma idéia de paz. Talvez Yochanan esteja nos dizendo que o anti-mashiach traria uma falsa promessa de paz. Ou talvez, seja mais uma tentativa do anti-mashiach de imitar o verdadeiro, que é a fonte dos rios de águas vidas. Talvez o anti-mashiach também prometa ser tal fonte.
.
20 Cúbitos
.
A expressão no hebraico “20 cúbitos” é “essarim amá” (666). Essa expressão aparece em várias passagens – todas elas (à exceção de uma, que comentaremos à parte) referem-se às medidas do Mishkan (Tabernáculo) ou do Beit HaMikdash (Templo.)
.
Para fins de tornar este estudo mais objetivo, cito aqui as passagens em que ela aparece: Ex 27:16, 38:18; 1 Re 6:3, 6:16, 6:20; 2 Cr 3:3, 3:4, 3:8, 3:11, 3:13, 4:1; Ez 40:49, 41:2, 41:4, 41:10.
.
Certamente que a abundância de p’ssukim (versículos) torna difícil crermos em uma coincidência aqui. Separemos elas por ítens, para podermos analisar o que podemos aprender com cada uma delas.
.
A Cortina do Portão do Átrio: Ex 27:16, 38:18
A Entrada do Heichal (Santuário): 1 Re 6:3; 2 Cr 3:4; Ez 40:49, 41:2,
As tábuas de cedro laterais do Heichal: 1 Re 6:16;
O Kodesh Kodashim (Santo dos Santos): 1 Re 6:20; 2 Cr 3:8; Ez 41:4;
O Heichal: 2 Cr 3:3;
As asas abertas dos k’ruvim (querubins): 2 Cr 3:13;
O altar de bronze: 2 Cr 4:1;
As câmaras laterais; Ez 41:10;
.
Continua . . . (Não deixe de ler o Prefácio)
Related Posts with Thumbnails