segunda-feira, 28 de abril de 2008

Eucaristia é o centro da vida cristã

Pela primeira vez um Bispo do Funchal presidiu à Solenidade do Santo Cristo, o maior acontecimento da religiosidade popular no arquipélago dos Açores, com milhares de devotos a incorporarem-se nas cerimónias e muitos emigrantes dos Estados Unidos e Canadá que se deslocam propositadamente a São Miguel nesta altura.

Os momentos altos desta festividade secular foram a missa campal no adro do Santuário da Esperança; e a procissão que percorreu as ruas da cidade de Ponta Delgada atapetadas de flores e com colchas nas janelas e varandas, num cortejo que se realiza desde 1700.

Para além de D. António Carrilho, participaram igualmente o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, e D. Aurélio Granada Escudeiro (Bispo emérito).

Perante a Imagem do Senho Santo Cristo, D. António Carrilho apelou aos fiéis que “acolhessem para a sua vida o essencial da sua Mensagem - como ‘Caminho, verdade e vida’”, e centrada na eucaristia, como nos propôs também Madre Teresa d’Anunciada.

“A devoção conduz-nos à eucaristia que é fonte e centro da vida cristã e da Igreja, componente de toda a vida”, também “na famlia e na sociedade”, sublinhou.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Lembrar sempre que eucaristia e missa dominical devem ser entendidos sempre de forma intercalada...
Related Posts with Thumbnails