terça-feira, 29 de abril de 2008

Para recordar: Natureza x domingo

Caso alguém tenha dificuldade em visualizar o que se tem debatido neste espaço acerca da óbvia conexão existente entre os discursos sobre lei natural, direitos humanos e meio ambiente que vêm sendo emanados do Vaticano, importante ler os textos abaixo:

Em diversas ocasiões, ultimamente, o Papa está fazendo referência em seus discursos "ao grave tema da proteção da Criação e de sua urgência", alerta o porta-voz vaticano.
...
"Antes que seja tarde – prosseguiu então o Santo Padre – devem-se tomar decisões valentes, que saibam recriar uma forte aliança entre o homem e a terra".

"...o domingo 'é a festa semanal da criação: a festa da gratidão e da alegria da criação de Deus'".

"...a salvaguarda da Criação é um terreno de natural colaboração ecumênica e inter-religiosa"
"...os crentes se encontram naturalmente em primeira linha na frente da salvaguarda da Criação"

Fonte - Zenit

"Em uma época na qual, por conta das intervenções humanas a criação parece exposta a múltiplos prigos, tenderáimos a acolher conscientemente inclusive esta dimensão do domingo. Para a igreja primitiva, o primeiro dia assimilou progressivamente também a herança do sétimo dia, o shabbat. Participamos do repouso de Deus, um repouso que abraça a todos os homens. Assim percebemos neste dia um pouco da liberdade e igualdade de todas as criaturas de Deus."

Fonte - Radio Vaticano

Qualquer semelhança, não é, mera coincidência.
Related Posts with Thumbnails