terça-feira, 22 de abril de 2008

Sobre as guerras

Atentados suicidas 'aumentaram no mundo desde 2001'

Um levantamento publicado nesta sexta-feira no jornal americano The Washington Post afirma que o número de atentados suicidas a bomba chegou a 658 no mundo no ano passado - incluindo 542 no Iraque e no Afeganistão, países que receberam tropas dos Estados Unidos.

Os números, que cobrem os últimos 25 anos, mostram o quanto este tipo de ataque virou tendência desde o início da chamada "guerra contra o terror", em 2001, afirma o jornal.

De 1.840 incidentes registrados desde 1983, 86% foram nos últimos sete anos, sendo que os últimos quatro foram de pico, afirma o estudo.

No último quarto de século, cerca de 21.350 pessoas morreram e cerca de 50 mil ficaram feridas. Hoje, atentados suicidas a bomba ocorrem em dezenas de países nos cinco continentes.
...
Fonte - G1

Nota DDP:
As notícias neste contexto não caberiam em um blog, dada a profusão com que são veiculadas na mídia todos os dias. Esta matéria em particular chamou-me a atenção apenas porque a chamada "guerra ao terrorismo" demonstra não uma diminuição, mas um significativo aumento pós 11/9, o que demonstra, em números, a realidade caótica em que o mundo está mergulhado.
Related Posts with Thumbnails