quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ban Ki-moon falará com papa sobre pobreza e mudança climática

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (15) que a erradicação da pobreza, a mudança climática e o diálogo entre civilizações centrarão sua reunião na sexta-feira (18) com Bento XVI.

Ban afirmou, durante um encontro com a imprensa, que "tem vontade de se encontrar com o papa durante sua visita à sede das Nações Unidas, para dar prosseguimento às conversas sobre assuntos de interesse comum". "Nos tempos de hoje enfrentamos muitos desafios e precisamos do firme apoio espiritual do papa", indicou.

O responsável da ONU lembrou que na sexta-feira completará um ano da reunião que realizou com o papa na Cidade do Vaticano, poucos meses após assumir o organismo internacional.

Foi nessa ocasião que Bento XVI aceitou o convite feito por Ban, que reiterou o convite que já havia sido feito por seu antecessor, Kofi Annan, para pronunciar um discurso perante a Assembléia Geral do organismo multilateral, no qual o Vaticano tem o estatuto de país observador.

Ao contrário de seus antecessores, Bento XVI não pronunciará o discurso em outubro, quando a Assembléia Geral se reunirá em sua sede de Nova York, devido, segundo o Vaticano, à proximidade das eleições americanas, previstas para o início de novembro.

Discurso sobre a paz

O Vaticano assinalou que Bento XVI aproveitará sua primeira visita às Nações Unidas para promover a paz e os direitos humanos, assim como para acelerar o diálogo entre as diferentes culturas e religiões.
...
Fonte - G1

Nota DDP:
Não se deve perder de vista que o Papa BXVI já assinalou qual seja a solução para alguns destes assuntos que serão tratados na ONU, especialmente nas questões de paz e ecologia: O domingo. Neste contexto outro vetor importante deve ser considerado, também uma prioridades deste pontificado, o ecumenismo. Vivemos a expectativa de vislumbrarmos BXVI pregando de forma explícita, ele já afirmou que foi aos EUA como pregador, a eucaristia, na figura da missa dominical, como solução para muitas das mazelas humanas.
Related Posts with Thumbnails