quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Líderes cristãos europeus debatem sobre futuro do ecumenismo

LONDRES, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008 (ZENIT.org).- Os progressos do movimento ecumênico e os desafios que deve enfrentar foram o centro da reflexão dos líderes cristãos europeus, no encontro anual da Comissão Conjunta do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Européias (KEK), que aconteceu em Londres de 21 a 24 de fevereiro.

«A necessidade de refletir sobre a reconfiguração do movimento ecumênico na Europa emergiu como uma preocupação», adverte um comunicado de imprensa recebido pela Zenit.

O presidente da KEK, Jean-Arnold de Clermont, sublinhou três desafios para o movimento: a globalização, que exige «aumentar a consciência ecumênica dos membros de nossas Igrejas», a secularização da Europa e a necessidade de repensar as estruturas da cooperação ecumênica entre as Igrejas européias, com vistas a um renovado testemunho comum, para oferecer «um sinal forte de que as Igrejas têm a vontade de mudar».
...
A Comissão Conjunta avaliou positivamente o encontro, sublinhando que «mostrou que os cristãos europeus estão empenhados em um testemunho comum em vários âmbitos e podem contribuir de modo original na construção da casa comum européia».
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Aguardemos qual será este testemunho comum.
Related Posts with Thumbnails