Americanos mudam de religião
De acordo com um estudo do Fórum Pew para Religião e Vida Pública, os norte-americanos estão trocando de religião como nunca antes, ou abandonando seus laços com denominações religiosas.
O estudo mostra que mais de quatro em cada dez adultos mudaram de religião ou abandonaram uma religião específica. É 44% da população adulta do país. A longa hegemonia dos protestantes nos EUA está em risco. Eles representam hoje 51% dos norte-americanos, e estão em vias de se tornarem minoria. O catolicismo é a segunda maior denominação religiosa do país.
De acordo com o estudo, 78,4% dos norte-americanos são cristãos, cerca de 5% pertencem a outras crenças, e 16,1% não são ligados a qualquer religião.
Fonte - Opinião e Notícia
Igreja Católica perde fiéis nos EUA
Mais de 25% dos adultos americanos trocaram a fé da infância por outra ou nenhuma religião, de acordo com uma nova pesquisa de afiliação religiosa do Fórum de Religião e Vida Pública, do centro Pew.
O relatório, intitulado "Pesquisa do cenário religioso americano", constata que todas as religiões estão a perder e a ganhar membros, mas a Igreja Católica "teve as maiores perdas como resultado de mudanças de filiação". A
Igreja Católica perdeu mais fiéis do que qualquer outro grupo: cerca de 1/3 dos entrevistados criados como católicos disseram que não se identificavam como tal.
A porcentagem de católicos na população norte-americana manteve-se estável em cerca de 25% por várias décadas. Todavia, essa porcentagem foi mantida graças ao grande número de imigrantes católicos, provenientes, sobretudo, da América Latina.
Dos adultos americanos, 16% dizem que não fazem parte de uma religião organizada, o que torna os não filiados o quarto maior "grupo religioso" do país. A pesquisa foi conduzida entre Maio e Agosto de 2007.
Fonte - Ecclesia
Nota DDP:
Um Papa americano seria capaz de resolver o problema? Seria interessante considerar novamente as idéias de um irmão que acompanha este blog em "O Sonho 1" e "O Sonho 2".