As atuais estimativas sobre o aquecimento subestimam o risco de inundações e superestimam o impacto das secas, por não levar em conta o papel das plantas na absorção do dióxido de carbono, disseram pesquisadores na quarta-feira.
Eles descobriram que o aumento na concentração dos gases do efeito estufa até o final deste século levará a um aumento na quantidade de água que as plantas retêm no solo, segundo Richard Betts, meteorologista do Met Office (órgão oficial britânico para o clima) e responsável pelo estudo.
Isso significa que áreas onde são esperadas mais chuvas devem ter inundações graves, enquanto as secas em outras regiões podem não ser tão ruins, afirmou ele em entrevista telefônica.
"As pessoas podem estar subestimando o risco de inundações porque não esperam que o solo esteja tão saturado quanto pode estar. Também sugerimos que a conservação de água pelas plantas iria contrabalançar parcialmente a escassez durante uma seca", explicou Betts.
Cientistas sob a égide da ONU consideram "muito provável" que a ação humana tenha influência sobre o aquecimento, e estimam que a temperatura média do planeta vai subir de 2 a 6 graus Celsius até o fim do século.
Fonte - Terra