Um site com uma nova ferramenta virtual indica que usuários de computadores da CIA (agência de inteligência americana) e do Vaticano estão entre os responsáveis por edições nos textos do site Wikipedia, um dos mais populares do mundo para pesquisas na internet. A Wikipedia é uma enciclopédia virtual com milhares de artigos em dezenas de línguas, inclusive o português. A página permite que qualquer pessoa adicione ou modifique informações nela contidas.
O novo site, chamado Wikipedia Scanner, permite saber a organização que estaria por trás das mudanças por meio do IP (um número que identifica cada computador ligado à rede) do computador usado pelo autor das alterações, mas não identifica o nome dele.
O Wikipedia Scanner descobriu, por exemplo, que computadores da CIA foram usados para mudar o conteúdo da página da Wikipedia sobre o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad... Um porta-voz da CIA disse que não pode confirmar se pessoas usando computadores da agência de fato editaram a Wikipedia, mas enfatizou que "a CIA tem uma missão vital na proteção dos Estados Unidos e o foco da agência está lá, nesse trabalho decisivo".
O Wikipedia Scanner também descobriu que computadores do Vaticano foram usados para remover parte do conteúdo da página sobre o líder do partido republicano irlandês Sinn Féin, Gerry Adams.
Na edição, foram retirados links para artigos de jornal publicados em 2006 que dizem que as digitais de Adams foram encontradas em um carro usado em um duplo homicídio em 1971...
Fonte: BBC Brasil
NOTA: Se os EUA e o Vaticano têm essa prática, quem pode garantir que já não fizeram isso antes em outras situações? E quem pode garantir que esses dois poderes, futuramente, não manipularão outras informações que estejam de acordo com seus interesses?