sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O contraste de um mundo mau

Desnutrição mata 6 mi de crianças por ano, revela estudo

Cerca de 6 milhões de crianças morrem anualmente em todo o mundo em conseqüência da desnutrição, apesar da disponibilidade de soluções relativamente baratas que poderiam aliviar a situação, segundo estudo do Population Reference Bureau, um grupo de pesquisa de Washington, em seu "Dados sobre a População Mundial de 2007". Apesar de o problema ocorrer principalmente em países de baixa e média rendas, a desnutrição afeta também alguns países ricos, frisou o instituto.O relatório afirma que a má nutrição da mãe durante a gravidez e do bebê nos primeiros anos acarreta danos mentais e físicos severos e irreversíveis.

Bill Butz, presidente do grupo, disse que o público normalmente não presta maior atenção ao número de crianças mortas pela desnutrição, cerca de 16.500 por dia, "porque ela não mata diretamente, como a pneumonia e diarréia".

"Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com medidas alimentares que são efetivas e muitas vezes de baixo custo", explicou Butz. "A desnutrição aumenta a suscetibilidade a doenças, ao mesmo tempo que a saúde precária exacerba as conseqüências da má nutrição", diz o relatório.
Apesar de alguns importantes progressos, continuou, cerca de 30% das crianças de países de baixa e média rendas estão abaixo do peso. O problema é maior no Sul da Ásia e África subsaariana.


Em países ricos, 30% da comida comprada vai para o lixo, diz estudo

Famílias de países ricos jogam no lixo cerca de 30% dos alimentos que compram, segundo um estudo apresentado na World Water Week, a conferência mundial sobre água que termina nesta sexta-feira em Estocolomo, na Suécia.

Esse desperdício coletivo significa também a perda de milhões de toneladas de água usadas para produzir os alimentos, diz o professor Jan Lundqvist, diretor do Comite Científico do Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI).
De acordo com o estudo, na Suécia, considerando-se apenas as famílias com crianças pequenas, 25% da comida comprada vai parar na cesta de lixo.

Nos Estados Unidos, os números mais recentes indicam que as famílias jogam fora cerca de meio quilo de comida por dia, o que equivale em media a 40% dos alimentos.

Na Grã-Bretanha, o desperdício é estimado entre 30% e 40%, num prejuízo avaliado em 20 bilhões de libras (cerca de R$ 82 bilhões) por ano.

Lucas 21:11
haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.

II Timóteo 3:1-5
Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Related Posts with Thumbnails