Mais de mil moradores de Ketchum, Idaho, receberam ordens de abandonar suas casas com a intensificação dos ventos que voltaram a acender umimenso incêndio florestal que ameaça a cidade. O incêndio, que parecia estar contido há três dias, voltou a apresentar perigo devido aos ventos e equipes de bombeiros foram colocados novamente em alerta.
O governo está facilitando a saída da população durante o dia e deixando as estradas livres para a emergências. Nenhuma estrutura foi dada como perdida, embora os ventos na região estejam ultrapassando a velocidade de 40 quilômetros por hora.
Na Califórnia, um incêndio que já dura sete semanas no condado de Santa Bárbara, voltou a aumentar suas labaredas depois de estar 83% contido. Uma evacuação da região também foi recomendada.
Número de mortos em incêndio na Grécia sobe para 58
O incêndio que consome grandes áreas florestais do sul da Grécia já está nas portas da cidade de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos e importante sítio arqueológico grego. Já foram confirmadas 58 mortes no que está sendo considerado como o maior incêndio da história do país.
Vilas inteiras foram destruídas em sua passagem. O número de vítimas fatais pode ser maior à medida que novos focos estão surgindo sem que os demais sejam controlados e os ventos fortes estão atiçando o fogo e aproximando-o de mais vilas e cidades. Os bombeiros já estão trabalhando em seu limite.
A mídia local afirma que muitas pessoas foram feridas e mortas pelo incêndio no domingo mas as autoridades não têm condições de confirmar estas informações. A Grécia já declarou estado de emergência depois de três dias de fogo. Segundo o porta-voz dos bombeiros, Nikos Diamandis, mais da metade do país está em chamas.
Incêndios matam dois e detonam bombas da Segunda Guerra na Ucrânia
Kiev, 26 ago (EFE).- Os incêndios florestais causaram hoje dois mortos na Península da Criméia, na Ucrânia, enquanto na região de Donetskexplodiram antigas bombas da Segunda Guerra Mundial até hoje nãodetonadas.
Nas florestas de Alupka, perto do litoral do Mar Negro, foram achadasas duas primeiras vítimas do incêndio que se alastra por 70 hectares,segundo o Ministério de Situações de Emergência da Ucrânia.
O comunicado diz que as vítimas são um guarda-florestal e a esposa,cercados pelas chamas e a fumaça dentro do carro em uma estrada. Onderelevo da região dificulta os trabalhos de extinção.
Fogo e inundações castigam a Europa
Enquanto áreas inteiras estão sob as águas no Reino Unido, o sul e sudeste da Europa sofrem com incêndios e apagões. Talvez se trate dos prenúncios da mudança do clima global, especulam especialistas.
Calor-recorde no sul, maior enchente em 60 anos na Inglaterra: no momento, o tempo na Europa está marcado pelos extremos. Temperaturas de até 45º C fizeram subir o número de mortos, nesta quarta-feira (25/07), na Grécia, Romênia e Hungria. Enquanto isso, a onda de inundações atingiu a cidade inglesa de Oxford. Segundo informações da polícia, um homem morreu afogado em Bedford devido à cheia do rio Great Ouse.