quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Febre hemorrágica mata mais de 100 pessoas no Congo

Mais de 100 pessoas morreram em uma suposta eclosão de febre hemorrágica numa parte remota do Congo. Pessoas começaram a morrer da suposta febre há duas semanas na área de Mweka, na província de Kasai Ocidental, disse Jean-Constatin Kanow, inspetor médico da província.

Ao todo, quatro vilas foram afetadas e 217 pessoas ficaram doentes, sendo que 103 morreram. Dos mortos, 100 eram adultos e três, crianças.

A mortes começaram depois do enterro de dois chefes de vila. "Todos que foram ao enterro estão agora mortos", informou o inspetor.

Duas equipes médicas da província foram enviadas a Mweka, uma região de 140.000 habitantes. É esperada para hoje a chegada de uma terceira equipe do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica da capital Kinshasa, 690 km a noroeste de Mweka.

Já foram registradas anteriormente no Congo grandes epidemias de Marburg e Ebola, dois tipos de febre hemorrágica causada por vírus, que muitas vezes ataca o sistema nervoso central e causa sangramento pelos olhos, ouvidos e em outras partes do corpo.

"Começamos suspeitando que era febre tifóide, mas agora acreditamos ser febre hemorrágica", disse Kanow.

Fonte - Último Segundo
Related Posts with Thumbnails