Os Estados Unidos estudam a possibilidade de declarar a Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista estrangeira, segundo o jornal The New York Times, que cita na edição de hoje altos funcionários do governo americano. O principal objetivo da inclusão da corporação militar iraniana na lista de organizações terroristas seria aumentar a pressão política e psicológica sobre o Irã, segundo as fontes do jornal.
Com a decisão, os EUA também tentariam convencer os governos de outros países e as instituições financeiras a cortar laços com o Irã, acrescenta o NYT.
As fontes disseram que a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, defende a proposta. Mas não informaram se a medida conta com o apoio do Conselho de Segurança Nacional ou do Pentágono.
Além disso, um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse ao The New York Times que a medida teria pouco impacto nas atividades militares americanas no Iraque.
"Vamos perseguir todas as forças envolvidas em atividades prejudiciais à estabilidade e segurança do Iraque", declarou o informante do Departamento de Defesa.
Os EUA freqüentemente acusam o Irã de apoiar o terrorismo. Recentemente a secretária de Estado americana avisou aos países europeus que pode adotar a medida contra a Guarda Nacional iraniana, segundo o jornal nova-iorquino.
Nas conversas com seus colegas europeus, Rice alega que a demora do Conselho de Segurança da ONU para reforçar as sanções contra o Irã não deixam aos EUA muitas opções além de uma ação unilateral, diz o The New York Times.
Fonte - Terra
Nota DDP:
Alguém tem dúvida que é questão de tempo para que os EUA invadam o Irã? Já não se ouviu este discurso final de Rice sobre ação unilateral?