Um terremoto de magnitude de 7,9 graus na escala Richter atingiu o Peru na noite desta quarta-feira e deixou pelo menos 337 mortos e 827 feridos, segundo o Instituto Nacional de Defesa Civil peruano.
O governo declarou estado de emergência no sul do país. A Defesa Civil lançou um alerta vermelho e avisou que pode haver novos tremores durante os próximos dias.
Nas doze primeiras horas após o primeiro tremor, foram registrados mais de 140 tremores secundários na região próxima ao epicentro. Esses tremores assustaram a população, causando correria durante a madrugada.
Segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, o tremor de dois minutos, registrado às 18h40 (20h40 de Brasília) teve seu epicentro no mar, a 150 quilômetros ao sul da capital, Lima, próximo à cidade costeira de Chincha Alta.
Diversas casas desmoronaram e houve cortes no fornecimento de energia e nas linhas telefônicas.
Autoridades peruanas disseram que este foi o pior terremoto da história recente do país. O último terremoto a atingir a capital, Lima, ocorreu em 1974, quando um tremor que marcou 6,6 na escala Richter, deixou 78 mortos e 2.500 feridos.
Fonte - BBC
Terremoto no Peru gera tsunami em frente à costa chilena
15.08.2007 - O Centro de Advertência de Tsunamis no Havaí (Estados Unidos) informou hoje que o terremoto que afetou o Peru gerou um tsunami em frente à costa norte do Chile.
"As leituras do nível do mar indicam que se gerou um tsunami", disse o Centro."
Observamos um sinal de tsunami nas profundidades do oceano, em frente à costa norte do Chile", acrescentou o comunicado.
O observatório informou que o tsunami pode ser destrutivo ao longo do litoral nas áreas próximas ao epicentro do tremor, que teve uma magnitude de 7,9 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O Centro de Alerta de Tsunamis acrescentou que a ressaca "também pode ameaçar litorais mais distantes".
Pouco antes, o Centro tinha lançado uma advertência de tsunami para zonas próximas à região afetada pelo tremor, incluindo partes do norte do Chile, Equador e o sul da Colômbia, além disso do Peru.
"Estamos avaliando a ameaça de tsunami no Pacífico", explicou a instituição.
Posteriormente, incluiu no alerta quase todos os países da costa oeste da América, desde o litoral da Califórnia, nos Estados Unidos, até o extremo sul do Chile, incluindo a Ilha de Páscoa.
Fonte: Terra notícias
-------------------------------------------------------
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)
Fonte - Portal Anjo