terça-feira, 4 de novembro de 2008
O mundo prefere Obama
WASHINGTON - Se o resto do mundo pudesse participar da eleição americana, o candidato democrata Barack Obama ganharia a disputa pela Casa Branca. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup entre maio e outubro apontou que cerca de três quartos da população mundial (24%) afirmam que gostariam de ver o senador de Illinois eleito na votação desta terça-feira, 4; apenas 7% gostariam que o republicano John McCain fosse o próximo presidente americano. Obama também é o preferido pelos leitores do estadao.com.br. Entre os mais de 4.500 mil internautas que participaram da enquete "em quem você votaria", o democrata venceu com ampla vantagem (78% contra 22% de McCain).
...
Fonte - Estado
Do poder, se este for entregue às pessoas erradas, pode nascer a arbitrariedade ou o capricho que põe em xeque as vidas dos mais pequenos.
Os Estados Unidos, emergidos da Guerra Fria como única potência mundial, têm demasiado poder. E se o advento de gigantes como a China ou a ressurgida Rússia retira algo à hegemonia americana, a verdade é que em todas as latitudes e longitudes há quem pense que o mundo inteiro deveria participar na eleição da pessoa que vai ocupar a Casa Branca, tal a forma como ela influirá nas suas existências. Através da Internet, embora sempre com a pouca validade que pode ser atribuída a jogos, essas votações globais têm sido feitas, e todas redundam em esmagadoras vitórias de Barack Obama.
...
Fonte - Jornal de Notícias
Nota DDP: Assim como tenho um pé atrás quando o presidente tupiniquim tem mais de 80% de aprovação da população, tenho os dois quando se trata de situação similar em relação ao líder da maior potência do planeta. Do dia para noite têm aparecido dois grandes líderes mundiais "eleitos" (o que se lê através dos fatos) pela aldeia global, um no setor político outro no eclesiástico. Coincidência? Aguardemos para ver se do plano fático passaremos ao de direito.