Uma pesquisa de opinião feita pela British Broadcasting Corporation (BBC) revelou que a maioria da população mundial responsabiliza o ser humano pelas crescentes mudanças climáticas. O estudo foi realizado em 21 países, incluindo os Estados Unidos e a China, considerados grandes emissores de gases poluentes.
Os pesquisadores entrevistaram 22 mil pessoas e constataram que 79% delas acreditam que as atividades humanas, principalmente as ligadas a indústrias e transportes, são a grande causa das mudanças no clima.
Um ponto positivo é que apesar de se responsabilizarem pelas bruscas mudanças, os cidadãos são conscientizados de que é preciso que haja ações para que os efeitos do aquecimento global sejam amenizados. Setenta e três por cento dos entrevistados afirmou ser favorável a um acordo internacional que restrinja as emissões de gases poluentes e que inclua tanto países ricos como os que ainda estão em desenvolvimento.
Os países incluídos na pesquisa foram: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Reino Unido, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, México, Nigéria, Rússia e Turquia.
Este estudo foi divulgado no dia seguinte a uma conferência da ONU sobre mudanças climáticas, realizada entre líderes de 154 países. Na ocasião, as autoridades se comprometeram a chegar a um acordo para o combate ao aquecimento global.
Nota DDP:
Como se vê, a despeito da falta de consenso científico sobre as reais fontes causadoras do aquecimento global, a lição de casa da mídia de massa foi muitíssimo bem feita. Em proporção, 4/5 da população planetária concorda que o homem é a causa das mudanças e clamam por medidas globais de combate...
Claramente uma manada precisando apenas de um líder. Alguém ainda duvida por onde passará uma das soluções para esta questão? Começa aqui.