terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um breve comentário sobre crises financeiras

Um colapso financeiro é mais do que apenas um probleminha econômico. Ele leva a um território político perigoso; um colapso pode ser o gatilho de revoluções. O aperto financeiro da década de 1780 levou à Revolução Francesa. As desgraças e infortúnios financeiros levaram os nazistas e os militaristas japoneses ao poder antes da Segunda Guerra Mundial. Um terremoto financeiro pode provocar um terremoto político. Um terremoto político, por sua vez, pode desencadear uma revolução, uma guerra civil, ou até mesmo uma guerra mundial. Isto é o que a história ensina.
...
Foram os comunistas que disseram que uma revolução global começaria com uma crise financeira no mundo capitalista. Essa idéia está embutida no pensamento totalitário (incluindo o pensamento fascista). Uma crise financeira e uma crise política colocam em xeque a ordem existente. Isso deixa a porta aberta para uma nova ordem, baseada no fanatismo e no ódio, que por sua vez levam a uma mudança no equilíbrio de poder.
...
Eles sabem que o dólar pode perder sua posição de primeiro meio de troca internacional a qualquer momento: um grande ataque terrorista, um fundo de hedge podre, um mês ruim na Bolsa de Nova York – imagine qualquer gatilho que você quiser. A posição financeira dos Estados Unidos é frágil. E esta fragilidade deve, ao fim, levar a desarticulações.
...
Numa era de armas de destruição em massa, precisamos usar nossa imaginação para entender o que tudo isso significa. Não é um processo pacífico, mas sim agitado e que combina erro e ruptura. A violência flui naturalmente de um processo assim. Se o dólar americano entrar em colapso, o mundo parecerá ter enlouquecido. Talvez seja tarde demais. Talvez a insanidade já esteja a caminho e não há nada que possamos fazer para detê-la.

Related Posts with Thumbnails