Pela primeira vez, um vírus tropical trazido por mosquitos atingiu a Europa. O Ministério da Saúde italiano já confirmou cerca de 160 casos do vírus chikungunya, na região de Ravenna, no norte de Itália.
Os viajantes já receberam o alerta para se protegerem contra as picadas dos insectos.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças chamou a atenção para o facto de mulheres grávidas e doentes crónicos necessitarem de se aconselhar com um médico, antes de visitarem a zona.
O maior número de casos registou-se nas cidades de Castiglione di Ravenna e de Castiglione di Cervia.
Principais sintomas
Os principais sintomas dos pacientes são febres altas e dores de cabeça, dores nos músculos, marcas na pele e alterações gastrointestinais.
O vírus já fez uma vítima mortal.
Sem precedentes
O professor Antoine Flahault, que coordena o grupo de investigação francês do vírus chikungunya, afirmou que a chegada do vírus a território europeu é um acontecimento sem precedentes.
O especialista afirmou, num artigo que escreveu no jornal Quotidien du Medicin, que a extensão do vírus é "preocupante sem ser alarmante."
Os virologistas afirmaram que a situação em Ravenna está controlada e que já foram tomadas medidas para reduzir o número de mosquitos.
Não existe uma vacina preventiva contra o chikungunya e os seus sintomas manifestam-se entre quatro a sete dias depois da picada do insecto, podendo manter-se por várias semanas.
Fonte - Diário da Europa