TEERÃ (Reuters) - O Irã elaborou um plano para bombardear Israel se o Estado judaico decidir atacar a República Islâmica, afirmou nesta quarta-feira um comandante da Força Aérea iraniana, segundo a agência semi-oficial Fars.
Alguns analistas especulam que Israel poderia realizar um ataque preventivo contra as instalações nucleares do Irã, onde potências ocidentais acreditam que Teerã esteja desenvolvendo tecnologia para fabricar bombas. O Irã nega as acusações.
"De nossa parte, temos um plano que, no caso de uma bobagem do regime (israelense), bombardeiros do Irã podem retaliar e atacar o solo de Israel", disse Mohammad Alavi, vice-comandante de operações da Força Aérea.
Em Washington, uma porta-voz da Casa Branca afirmou que os comentários não ajudam a situação do país e são quase provocativos.
Declarações de autoridades francesas, incluindo o próprio presidente Nicolas Sarkozy, aumentaram as especulações sobre uma possível guerra com o Irã.
Os EUA não descartam ação militar se um impasse envolvendo os planos atômicos do país não for resolvido. Mas a secretária de Estado Condoleezza Rice procurou nesta quarta-feira diminuir as preocupações quanto a isto, insistindo que o foco continua a ser a diplomacia.
O Irã afirma que os EUA, mobilizados com tropas no Iraque, não estão em posição de atacar.
Fonte - Bol