quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sem carro, sem multa, sem lei

MARCELO COELHO

...
Chega agora, marcado para o próximo sábado, o Dia Mundial Sem Carro.
...
Até que aparece uma nova ordem, igualmente anônima na aparência, a persuadir-nos do contrário.
...
Fico pensando se não se trata de algum megaexperimento de manipulação de massas, contando com a ajuda das mesmas agências de propaganda e institutos de pesquisa que nos monitoram diariamente.

Afinal, um Dia Sem Carro tende a ser menos até do que um "protesto pacífico", pois sabemos que a proposta não poderá ser generalizada para os outros dias do ano; não chega a constituir um adversário político real, e para a maioria de nós nem mesmo serve, imagino, para incentivar a uma mudança completa de comportamento.

Sou dos que ainda manifestam mais confiança nas decisões do poder público do que na boa vontade das pessoas como eu. Minha visão do "político", por mais antiquado que isso possa parecer, tem dificuldades em dissociar-se da esfera do Estado, e, se acredito na democracia e na mobilização dos indivíduos, creio que um dos seus objetivos principais é desaguar em algum tipo de legislação.
...
Fonte - Folha de São Paulo

Nota DDP:
Pequenas doses, inperceptíveis na questão de fundo vão criando a anestesia necessária para medidas mais radicais no controle das "massas". Interessante como um artigo como este, despretencioso até, trata nas entrelinhas de questões muito mais complexas...
Related Posts with Thumbnails